Cães atletas: 12 raças de cachorro para quem gosta de praticar esporte

Conheça 12 raças de cachorro que são indicadas para quem gosta de praticar esportes e atividades físicas. Veja a lista completa abaixo.
Cachorro e duas pessoas correndo

Uma das razões para os cães serem considerados os nossos melhores amigos é o fato de eles gostarem de nos acompanhar em praticamente tudo o que fazemos. Até mesmo na hora de praticar esportes os cães podem ser excelentes companhias, nos dando motivação e tornando tudo mais divertido.

Mas não são todas as raças de cachorro que gostam de se exercitar com seus donos, e nem mesmo todas são indicadas para fazer isso. Por isso, separamos 12 raças de cachorro que são ideais para quem gosta de praticar esportes, devido ao seu alto nível de energia, sua resistência física e sua vontade de estar perto dos donos.

  • 01 de 12

    Labrador

    Labrador brincando na água

    Nosso primeira raça já é bem conhecida por ser ativa. Os Labradores simplesmente adoram praticar esportes com seus donos, e se for ao ar livre, melhor ainda. Eles não apenas são muito ativos, como também podem ser bastante pacientes, o que também os torna excelentes para funções como cão-guia e cão de terapia.

  • 02 de 12

    Golden Retriever

    Golden Retreiver brincando

    O Golden Retriever guarda muitas semelhanças com o Labrador, e o gosto pela atividade física é uma delas. Golden Retrievers podem, inclusive, acompanhar seus donos em esportes aquáticos, já que a raça é conhecida por ser uma excelente nadadora. Sendo inteligentes e bem fáceis de treinar, eles saberão seguir direitinho as regras do jogo.

  • 03 de 12

    Boxer

    Boxer correndo com bolinha na boca

    Os donos de Boxers sabem muito bem como a raça pode ser ativa. A cara um pouco amarrada e o porte corpulento podem até enganar, mas eles simplesmente adoram brincar, inclusive com as crianças da casa. É preciso tomar um pouco de cuidado, apenas, com o instinto protetor do Boxer, que pode ser um inconveniente nas atividades em público.

  • 04 de 12

    Husky Siberiano

    Husky siberiano cinza

    O Husky Siberiano já está acostumado a fazer atividades físicas pois a raça já foi muito usada em longas viagens a trenó pelas planícies da Sibéria, sempre em condições muito extremas. Além disso, eles costumam ser bastante apegados aos donos e não têm problemas em aprender e obedecer comandos.

  • 05 de 12

    Border Collie

    Border collie marrom deitado

    O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, sobretudo pelos muitos truques que é capaz de realizar. A inteligência, a obediência e o preparo físico da raça já foram muito aproveitados para pastorear ovelhas, a função original do Border Collie. Hoje em dia, no entanto, ele pode ficar bastante satisfeito se puder brincar com você no parque.

  • 06 de 12

    Pastor Alemão

    3 Pastores Alemães

    A fama de protetor pode fazer alguns pensarem que o Pastor Alemão prefere ficar trancado em casa, cuidando da segurança da família. Mas a verdade é que a raça é superativa e necessita de muita atividade física para se sentir bem. Pastores Alemães são dotados de muita inteligência, um excelente faro e uma excelente audição, características que os fazem estar sempre em busca de estímulos. São cachorros muito utilizados como cães de guarda.

  • 07 de 12

    Poodle

    Poodle pequeno em pé com a língua para fora

    Engana-se quem pensa que o Poodle é um cãozinho indefeso que só quer viver dentro de apartamentos. A raça na verdade é uma das mais inteligentes do mundo, e os Poodles de maior tamanho, como o Poodle Gigante e o Poodle Standard, são muito indicados para práticas esportivas.

    Uma curiosidade sobre a raça é que eles são exímios nadadores, podendo ser aproveitados em esportes aquáticos.

  • 08 de 12

    Jack Russell Terrier

    Jack Russell Terrier

    O Jack Russell Terrier é outro exemplo de cachorro conhecido como ativo. Mesmo tendo um porte pequeno, o JRT possui uma quantidade impressionante de energia e pode inclusive resistir bem a caminhas longas.

    A raça era uma das mais usadas antigamente para caçar raposas, graças à sua agilidade e sagacidade.

  • 09 de 12

    Dálmata

    Dálmata brincando na grama

    Difícil falar em Dálmatas e não pensar nos cãezinhos bagunceiros do filme 101 Dálmatas. Os filhotes da ficção deram a fama de ativos e cachorros brincalhões para a raça, e isso não está longe da realidade.

    Mesmo possuindo um porte médio, os Dálmatas adoram acompanhar seus donos em atividades físicas, durante as quais não deixam de ficar alertas, já que também possuem grande instinto protetor.

  • 10 de 12

    Pastor Belga

    Pastor Belga correndo

    Não é apenas no visual e no nome que o Pastor Belga é parecido com o Pastor Alemão. As suas aptidões físicas também estão muito próximas, e a raça é também utilizada como cão de guarda e cão-policial.

    O Pastor Belga apresenta quatro variedades, sendo que a Groenendael é a mais popular no Brasil. Muito astuto e resistente, ele pode ser uma companhia ideal para suas corridas.

  • 11 de 12

    Pastor Australinao

    O Pastor Australiano, como o nome diz, é um excelente cão-pastor, sendo capaz de exercer essa função graças à sua obediência e nível de preparo físico. Por outro lado, talvez a raça não seja tão australiana como o nome diz, já que ela surgiu mesmo foi nos EUA, sendo posteriormente levada para a Austrália.

  • 12 de 12

    Vizsla

    Por último, temos uma raça mais exótica, mas não menos ativa que as demais nesta lista. O Vizsla é um cão oriundo da Hungria, país onde até hoje ele é muito popular. Tendo sido utilizado no passado como cão de caça pela aristocracia, hoje em dia o Vizsla se contenta em poder explorar ambientes abertos, adaptando-se melhor à vida em fazendas e casas-de-praia.

Todo atleta precisa de cuidados

Os cães que apresentamos nesta lista são perfeitos para acompanhar os donos em práticas esportivas, sobretudo aquelas ao ar livre. Eles são raças de cachorro fortes, resistentes, inteligentes e simplesmente adoram correr ao lado de quem amam.

No entanto, como todo atleta, esses cães também precisam de certos cuidados para se manterem em plena forma. É importante que os donos se lembrem de fornecem o nível adequado de alimento e que saibam respeitar os limites do pet. Para aquelas atividades mais pesadas, é recomendável consultar antes um veterinário, que poderá orientar melhor sobre os cuidados a serem tomados.

Nesse artigo te contamos sobre raças atletas, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos que gostam de esportes.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *