Haja disposição: descubra as 10 raças de cachorro que amam correr

Correr proporciona aos cães uma chance valiosa de gastar energia e prevenir contra o estresse e a ansiedade. Veja 10 raças que amam correr.

Todos os tutores gostam de se divertir ao lado dos seus pets, e se a diversão for ao ar livre, melhor ainda. Correr proporciona aos cães uma chance valiosa de gastar a sua energia, além de liberar adrenalina e prevenir contra o estresse e a ansiedade.

Um cão que não se exercita regularmente, especialmente se for de uma raça mais ativa, tende a ganhar sobrepeso e a desenvolver problemas comportamentais, como latir demais.

Se você é do tipo que também adora uma diversão, muito provavelmente os nomes nessa lista vão te interessar. As 10 raças apresentadas aqui simplesmente amam correr, e se puderem fazer isso ao lado dos seus tutores, elas com certeza vão ficar muito felizes.

  • 01 de 10

    Border Collie

    Border Collie correndo na lama

    O Border Collie é uma das raças mais ativas de cachorro que existem. Considerados os mais inteligentes do mundo, eles estão sempre dispostos a acompanhar seus tutores e a aprender novos truques. A raça era muito usada em fazendas, no passado, especialmente para pastorear rebanhos. Isso exigia deles muita energia e disposição. Por isso, os Border Collies adoram (e precisam) correr e estar num parque atrás de uma bola ou graveto.

  • 02 de 10

    Labrador

    Labrador brincando na água

    Poucos cães conseguem ser tão ativos quantos os Labradores. A raça é conhecida por gostar de acompanhar os seus tutores em todos os tipos de atividades. Cheios de energia, os Labradores se dão muito bem até debaixo d’água. Por outro lado, a raça pode se adaptar muito bem a um tipo de vida mais tranquilo, desde que possa queimar suas calorias de vez em quando. São excelentes cães-guia.

  • 03 de 10

    Boxer

    Boxer correndo com bolinha na boca

    Quem cria um Boxer sabe que a raça é, na maior parte das vezes, apenas uma criança grande e brincalhona. São cães extremamente adaptados à vida em família, que adoram estar rodeados de pessoas, sempre à procura de diversão. Sua impressionante força física e seu instinto de caçador ainda o tornam ideal para ser aproveitado como cão de guarda.

  • 04 de 10

    Jack Russell Terrier

    Raça Jack Russell Terrier

    O Jack Russel Terrier está aqui para provar que não são apenas os grandões que gostam de correr. E essa raça realmente tem energia para dar e vender, pois, ao contrário da maioria das raças pequenas, o JRT não se cansa facilmente. Esses pequeninos estão sempre em busca de diversão e não gostam nenhum pouco de ficar parados por muito tempo.

  • 05 de 10

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão língua fundo verde

    Como uma das raças mais versáteis que existem, o Pastor Alemão não poderia faltar nessa lista. Eles fazem bem aquele tipo “pau para toda obra”. Vigiam, pastoreiam, farejam, correm daqui para acolá, sempre procurando ajudar aos seus tutores. Os Pastores Alemães se sentem muito satisfeitos fazendo todas essas coisas. Poder liberar toda a sua energia é uma oportunidade que eles agarram com unhas e presas.

  • 06 de 10

    Husky Siberiano

    Husky Siberiano marrom

    Os Husky Siberianos são usados há séculos em tarefas difíceis, como puxar trenós por longas distâncias debaixo da neve. A raça mantém, inclusive, um certo instinto selvagem, bem visível na sua aparência de lobo. Eles adoram correr ao livre, mas nunca dispensam um abraço apertado dos seus tutores.

  • 07 de 10

    Pastor Belga

    Pastor Belga com a língua para fora

    Um parente bem próximo do Pastor Alemão, o Pastor Belga tem atributos físicos bem semelhantes aos dos seus primos. A raça possui quatro variações, sendo que a mais popular no Brasil se chama Groenendael. São cães muito atléticos e que adoram cumprir tarefas para os seus tutores.

  • 08 de 10

    Poodle

    Poodle pequeno em pé com a língua para fora

    O jeito fofo do Poodle pode até fazer você pensar que ele não faz muito o tipo aventureiro. Mas a verdade é que a raça possui grande disposição e inteligência. Poodles são conhecidos, inclusive, como excelentes corredores e até nadadores! Se você quiser deixá-los felizes, saia um pouco com eles para um espaço aberto e os deixe sujar o seu pelo numa corrida entusiasmada.

  • 09 de 10

    Dálmata

    Dálmata brincando na grama

    A hiperatividade dos Dálmatas já é bem conhecida pelo público em geral. A raça ficou famosa com o desenho 101 Dálmatas, que mostrava um verdadeiro exército de filhotes fazendo todo tipo de bagunça. E, na vida real, os tutores com certeza podem confirmar como esses cães são cheios de energia. Dálmatas adoram se divertir ao ar livre e também são muito apegados à família.

  • 10 de 10

    Weimaraner

    weimaraner-cinza-deitado

    O Weimaraner é uma raça de porte elegantíssimo, com uma pelagem sedosa, normalmente prateada ou castanha. Eram cães muito apreciados pela aristocracia alemã entre os séculos XVI e XVII, que gostava de levá-los em suas caçadas. A altíssima velocidade que esses grandalhões alcançam certamente dava muita dor de cabeça para as presas. Porém, apesar de adorar uma corrida, o Weimaraner em geral possui um temperamento tranquilo.

Correr é um excelente remédio

Um cachorro saudável é um cachorro ativo. Isso parece uma obviedade, mas muitos tutores ainda ignoram o fato de que se exercitar é uma necessidade vital para os cães, mesmo para aqueles de raças consideradas menos ativas. E para as raças que apresentamos nessa lista, nem se fala.

Se você possui um cão de uma raça que adora correr, nunca se esqueça de proporcionar o espaço e a ocasião para ele descarregar a sua energia. Um quintal bem amplo, um parque ou uma fazenda são locais ideais para isso. Mas lembre-se de estar sempre de olho. Apesar de conseguirem ir bem longe com as próprias patas, os cães não deixam de ser como crianças, que adoram brincar, mas precisam de supervisão.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *