Cachorro mais rápido do mundo: confira a lista das raças mais velozes

O cachorro mais rápido do mundo pode atingir 72km/h. Porém, também há outras raças muito velozes. Confira os 10 cães mais rápidos na corrida

Que os cães amam correr isso já não é novidade, mas além deles gostarem desse tipo de atividade, eles podem ser excelentes corredores. Algumas raças podem até mesmo disputarem corridas com os animais mais rápidos do mundo, como a gazela ou até mesmo o guepardo. O motivo para tanta velocidade geralmente são as pequenas patas que dão a eles estabilidade e a garantia de corridas bem rápidas.

E se você está procurando conhecer os cachorros mais rápidos do mundo, esse texto foi feito para você. Neste artigo vamos te mostrar quais são as raças que mais se destacam quando o assunto é velocidade. Além disso, vamos te mostrar alguns recordes mundiais de corrida quebrados por alguns cães. Ao final do texto, você ficará impressionado com esses peludos. Acompanhe!

As raças mais rápidas do mundo

  • 01 de 10

    Greyhound

    Greyhound olhando para o lado.

    Magro, com corpo esguio e as patas bem pequenas, o cachorro da raça greyhound é o cachorro mais rápido do mundo. Esse cão pode atingir a velocidade de 72 km/h em uma simples corrida. Se você reparar no corpo dele, vai perceber que a anatomia é perfeita para grandes corridas, tendo uma grande aerodinâmica. Além disso, o greyhound tem uma grande capacidade cardíaca e pulmonar, permitindo que ele percorra longas distâncias. Cheio de energia, ter esse cãozinho em casa requer muitas atividades físicas, indo além das corridas.

  • 02 de 10

    Jack Russel Terrier

    Jack Russell Terrier branco

    Se engana quem pensa que apenas os cães magros e de grande porte podem correr em alta velocidade. O jack russel terrier , mesmo sendo de pequeno porte, pode alcançar cerca de 61 km/h em cada corrida. Esse peludo apresenta uma musculatura muito forte e também uma alta resistência cardíaca, o que o possibilita em ser um excelente corredor. Desde sua origem, esse cãozinho era o favorito nas caçadas justamente pelo seu tamanho e sua alta velocidade. Além disso, ele é um companheiro muito fiel do tutor.

  • 03 de 10

    Saluki

    saluki ao ar livre

    De origem egípcia, os cães da raça saluki também possuem uma fisionomia bem parecida com o greyhound, tendo também um corpo magro, esguio e as patas bem longas. Todas essas características permitem que esse peludo atinja uma velocidade de 68 km/h em cada corrida. E por mais que atinjam uma velocidade menor que o greyhound, o saluki consegue correr por mais tempo, pois ele tem uma maior resistência e também consegue manter uma alta velocidade por um longo período. A raça é quase rara no Brasil.

  • 04 de 10

    Galgo Afegão

    galgo afegão

    Magro, elegante e com uma pelagem incrível, o galgo afegão não fica para trás quando o assunto são as corridas. Também tendo a origem egípcia, esse peludo pode atingir a velocidade de 65 km/h em cada corrida. O galgo afegão também apresenta uma boa resistência, logo, ele pode conseguir correr em alta velocidade por períodos consideráveis de tempo. Além disso, por ter uma aparência muito bonita, esse cachorro também é o favorito dos concursos de beleza canina.

  • 05 de 10

    Braco húngaro de pelo curto (Vizsla)

    Vizsla hungaro

    Originado na Húngria e com um pelo ruivo bastante admirável, o Vizsla húngaro também apresenta o corpo magro, esguio e as patas bem longas, o que o possibilita correr cerca de 65 km/h. Além da fisionomia, essa raça possui outras características que favorecem seu destaque nas corridas, como a musculatura forte e a alta resistência pulmonar. O braco húngaro ainda se destaca pelo seu olfato único, sendo um excelente cão farejador.

  • 06 de 10

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão correndo

    O Pastor Alemão é um dos mais queridos do Brasil, extremamente inteligente e forte, ele também se destaca pela sua velocidade nas corridas. A raça foram originalmente usada ​​como cães de pastoreio. Hoje, eles são comumente usados ​​como cães de serviço e policiais nos Estados Unidos e até no Brasil devido, em parte, ao seu tamanho e velocidade de corrida. O pastor alemão pode correr cerca de 48 km/h.

  • 07 de 10

    Border Collie

    Border Collie correndo na grama

    Ele não é apenas o cão mais inteligente do mundo, mas também está na lista das raças mais velozes. O border collie foi criado para ser um cão de rebanho, e podem correr cerca de 40 km/h. Estes cães têm alta resistência e estão acostumados a pastorear e observar ovelhas por longos períodos de tempo. Eles são treinados com muita facilidade e extremamente carinhosos.

  • 08 de 10

    Doberman

    Doberman deitado na grama

    Magro, alto e esguio, o doberman também tem a fisionomia perfeita para se destacar nas corridas de alta velocidade. Originado na Alemanha, esse cachorro pode correr cerca de 42 km/h. Além disso, eles são animais extremamente inteligentes e obedientes, por isso, são muito utilizados dentro das forças policiais do continente europeu.

  • 09 de 10

    Dálmata

    Dálmata marrom deitado

    Além de bonito e bastante famoso, o dálmata também pode ser um excelente corredor. Esses cães são extremamente rápidos – em um bairro residencial, eles correm rápido o suficiente para obter uma multa por excesso de velocidade, logo, o dálmata pode correr cerca de 50 km/h ou até mais, dependendo da sua disposição.

  • 10 de 10

    Whippet

    Whippet deitado na grama.

    A magreza desses cães é a característica mais marcante deles, mesmo você os alimentando de maneira correta, eles sempre terão o corpo bem magro. Essa magreza é resultado do seu metabolismo extremamente rápido. Além disso, ele também é altamente veloz podendo correr cerca de 48 km/h.

Por que alguns cães correm tão rápido?

Para entendermos o motivo dos cães serem tão rápidos, é preciso falar um pouco sobre a evolução. A medida que os humanos foram evoluindo, foram aprendendo a utilizar armas e desenvolver estratégias para a caça e até mesmo para a manutenção dos alimentos.

Com os cães, a evolução foi um pouco diferente, pois eles não tinham a capacidade de aprender a utilizar armas, logo, eles aprenderam a desenvolver melhor as habilidades físicas, como a corrida, para poder se alimentar e sobreviver.

Sendo assim, correr é um comportamento natural e muito necessário para os cães. Mas algumas raças são capazes de correr mais do que outras, e a explicação para isso foram as misturas e formas de criação que esses cães enfrentaram a medida que foram evoluindo.

Além disso, cães criados para a caça e pastoreio, tendem a ser muito mais velozes que os pets de companhia, justamente devido aos processos e treinamentos que passaram ao longo dos anos.

Os maiores recordes dos cães nas corridas

Quando o assunto são cães e corridas, o Guiness Book – o famoso mundial livro dos recordes – cria diversas categorias para os peludos. Entre essas modalidades estão corrida de skate, corrida de patinete, corrida nas patas dianteiras, corrida sobre uma bola e até sobre corda para a prática de slackline, entre outras. Confira alguns recordes quebrados pelos cães:

  • Corrida sobre as patas dianteiras: Konjo (vira-lata), 5 metros em 2,39 segundos;
  • Corrida de skateboard: Jumpy the dog (vira-lata), 100 metros em 19,65 segundos;
  • Corrida sobre corda (slackline): Ozzy (cachorro híbrido, border collie/kelpie cross);
  • Corrida de patinete: Norman (pastor-de-brie), 30 metros em 20,77 segundos,
  • Corrida sobre bola: Sailor (poodle), 10 metros em 33,22 segundos.

Esses recordes, na maioria das vezes, são devido aos vários treinamentos e esforços feitos pelos tutores, logo, não tem muito a ver com a raça e sim com a capacidade física deles. No entanto, é bem divertido checar essa lista ver tudo que os nossos queridos cães são capazes de fazer!

Comentários