18 raças de cachorro de porte médio: confira e veja se o seu pet está aqui

Selecionamos 18 raças de cachorros de porte médio em uma lista com fotos e as principais características de cada uma delas. Confira o ideal para você

Os cachorros de porte médio são uma escolha popular para muitas famílias e proprietários devido à sua versatilidade, adaptabilidade e tamanho conveniente.

Com uma ampla variedade de raças disponíveis, cada uma com suas próprias características distintas, escolher o companheiro canino certo pode ser uma decisão emocionante e gratificante.

Os cães de porte médio costumam ser um pouco menos lembrados que os cães de outros tamanhos. Eles não são tão indicados para a vida em apartamento, como os cachorros de pequeno porte e miniatura, e nem são tão usados para proteção e vigilância, como os cães de grande porte.

No entanto, como você verá, há raças muito populares entre os cães de porte médio. Elas nos encantam com suas muitas qualidades, sobretudo a sua alegria de viver e a paixão que manifestam pelos donos. Continue a ler e saiba mais do maravilhoso mundo dos cães de médio porte.

18 de 18

Basenji

basenji marrom e branco

O basenji costuma ser lembrado como o cachorro que não late. A raça é de fato muito silenciosa, mas ela pode vocalizar através de uivos, gemidos e alguns poucos latidos, um ou dois por vez apenas. Eles são originários da África e descendem de antigos cães apreciados no Egito Antigo.

O basenji possui um porte pequeno ou médio, mas é bastante forte e resistente.


17 de 18

Whippet

Whippet deitado na grama.

O whippet é a menor raça de cachorros velocistas. Seu corpo é esguio, mas com patas compridas e musculosas, o que é ideal para atingir grandes velocidades.

Apesar disso, o whippet é normalmente muito calmo e adora ficar deitado no colo dos seus donos. Podem inclusive viver bem em apartamentos, desde que possam passear com frequência.


16 de 18

Pumi

Pumi

O pumi é uma raça húngara de cães pastores, que se destaca pelo seu pelo ondulado ou cacheado e geralmente cinza.

São muito ativos e inteligentes, podendo ser facilmente treinados. Possuem uma certa tendência a latir muito, mas essa característica também pode ser amenizada com o treinamento.


15 de 18

Cão d’Água Português

cão d'agua portugues

O cão d’água português surgiu na região portuguesa do Algarve e se popularizou como uma companhia muito útil para os pescadores locais. A pelagem da raça é volumosa, podendo ser ondulada ou cheia de cachinhos, parecida com a de um Poodle.

Depois que a família do ex-presidente americano Barack Obama adotou um cão d’água português, este adorável cãozinho teve sua popularidade renovada.


14 de 18

Welsh Corgi

welsh corgi pembroke pelo claro

O welsh corgi é um cãozinho bastante brincalhão e com uma aparência que lembra uma raposa. A raça se divide em dois tipos, o welsh corgi pembroke e o welsh corgi cardigan, sendo que este último costuma ser maior e mais pesado.

O welsh corgi tem ganhado bastante popularidade, graças ao fato de a Rainha da Inglaterra criar vários cães da raça.


13 de 18

Bearded Collie

O nome bearded collie tem bastante a ver com a aparência da raça, já que bearded significa “barbudo”. Os pelos dele costumam crescer bastante, e os donos gostam de deixá-los maiores na cabeça do cachorro.

A raça é muito inteligente e esperta, o que a ajuda a ser um excelente cão pastor. Atualmente, as organizações de criadores do bearded collie tentam resgatar as suas qualidades como cão pastor, que foram sendo esquecidas em favor da aparência da raça.


12 de 18

Cocker Spaniel Inglês

cocker spaniel inglês possui uma popularidade bem antiga entre os súditos da Rainha. A raça era usada como cão de caça, especialmente para localizar os pássaros que já tinham sido abatidos.

Sua aparência é elegante, destacando-se a pelagem sedosa, que costuma ser mais volumosa nas orelhas. São inteligentes e muito dóceis com seus donos, podendo desenvolver ansiedade de separação com certa facilidade.


11 de 18

Staffordshire Bull Terrier

Staffordshire Bull Terrier marrom

Muitos pessoas, ao verem um cão da raça staffordshire bull terrier, pensam que se tratam de um pit bull filhote ou miniatura. As duas raças são realmente muito parecidas e têm um parentesco bem próximo, mas o staffordshire é bem menor e também tem um temperamento mais equilibrado.

A raça já foi muito usada como cão de briga, mas mesmo nessa época já tinha um temperamento tranquilo e afetuoso no convívio com a família.


10 de 18

Beagle

beagle correndo ao ar livre

beagle pode ser classificado tanto como cão de pequeno porte como cão de porte médio, estando na fronteira entre os dois tipos. Certo é que ele tem energia para dar e vender, e isso é um dos grandes atrativos da raça.

No passado, os beagles eram muito usados na caça de pequenos animais, pois possuem muita resistência física e um faro potente. Beagles podem até viver bem em apartamentos, mas precisam visitar regularmente um espaço aberto, onde poderão se aventurar e se divertir.


09 de 18

Pastor Australiano

filhote de pastor australiano

Apesar do nome, o pastor australiano surgiu na verdade nos Estados Unidos, onde até hoje é bastante popular. A raça lembra muito o border collie, inclusive na inteligência acima da média e na habilidade como cão pastor.

O pastor australiano é igualmente ativo e necessita de muitos estímulos físicos e mentais para se sentir bem.


08 de 18

Shar Pei

shar pei

shar pei é parecido com o chow chow, sendo que as duas raças têm origem na China. O shar pei também tem uma língua azul, mas a sua pelagem é curta e a sua pele é cheia de dobrinhas, que estão presentes até no rosto.

Essas dobrinhas requerem um pouco mais de cuidado dos donos, pois é comum que elas acumulem sujeiras e podem levar ao surgimento de doenças de pele.


07 de 18

Chow Chow

As 9 melhores rações para chow-chow

chow chow tem porte médio e um aspecto muito fofo, devido à sua pelagem bastante volumosa e à língua incomumente azul, que ele vive colocando para fora.

Apesar disso, o chow chow é do tipo mais reservado e pode reagir mal a muito contato físico. Por outro lado, é muito leal aos donos e sempre que pode tenta protegê-los de ameaças externas.


06 de 18

Basset Hound

Ração para basset hound

basset hound também tem uma aparência muito marcante. Enquanto suas orelhas são enormes e quase arrastam no chão, as suas patas são pequenas e desproporcionais ao corpo.

O basset hound é muito tranquilo e até preguiçoso, mas também tem os seus momentos de aventura. No passado, a raça era muito usada como cão de caça, graças ao seu impressionante olfato.


05 de 18

Bull Terrier

bull terrier correndo na grama

bull terrier possui uma aparência inconfundível. Seus olhos são pequenos e triangulares e seu focinho é longo e curvado para cima. Apesar de serem menores, os bull terrier são bastante fortes, podendo inclusive serem usados como cães de guarda.

A raça é considerada independente, e se não tiver um treinamento adequado, pode facilmente se tornar teimosa.


04 de 18

Schnauzer Standard

Schnauzer Standard
Schnauzer standard

schnauzer é outro exemplo de raça que vem em portes diferentes. O schnauzer standard apresenta um tamanho intermediário, maior que o schnauzer miniatura e menor que o schnauzer gigante.

Sua aparência e seu temperamento são bastante parecidos com os outros membros da raça, mas ele é um pouco menos ativo que o schnauzer miniatura. Ainda assim, é um cachorro bastante alegre, que gosta de se aventurar em espaços abertos.


03 de 18

Bulldog Inglês

bulldogue ingles correndo na grama

O bulldog inglês pode não ser muito grande, mas costuma ser um cachorro forte e pesado, o que o coloca entre as raças de porte médio. Seu temperamento é bastante tranquilo e muitos diriam que ele é até preguiçoso.

De fato, o bulldog inglês não faz o tipo atleta, o que inclusive faz com que a raça tenha tendência a sofrer de obesidade.


02 de 18

Poodle Standard

Poodle Standard preto

Os poodles vêm em diversos tamanhos, e esse é um dos motivos da imensa popularidade da raça. A classificação dos poodles em relação ao porte pode variar bastante, mas a Federação Cinológica Internacional (FCI) diz que o poodle standard pode ser tanto de médio porte como de grande porte.

Seja como for, a raça tem uma aparência e uma personalidade encantadora. E ao contrário do que muitos possam pensar, o poodle é muito inteligente e resistente. O tipo standard, em particular, pode até ser usado como cão de guarda, pois possui muita força física e é tão inteligente quanto os outros representantes da raça.


01 de 18

Border Collie

border collie com concha na boca

border collie é considerado por muitos a raça mais inteligente do mundo. Eles estão acostumados a ajudar os seres humanos em funções complexas, sobretudo o pastoreio de ovelhas. Os border collies são cachorros muito obedientes e leais, cheios de energia e adoram se divertir com os donos.

Se estiver pensando em adotar um cachorro dessa raça, saiba que ela necessita de espaço e de estímulos constantes para se manter saudável.


Comentários