8 fatos curiosos sobre a famosa raça de cachorro Labrador Retriever

Que os labradores são uma das raças mais queridas não é novidade. Mas e estas curiosidades sobre a raça, você sabia?
Labrador Retriever

Ocupando o 7º lugar no ranking de inteligência canina feito por Stanley Coren, os cães da raça Labrador Retriever são animais extremamente inteligentes. Os labradores são fáceis de serem adestrados, logo, podem aprender diversos truques de maneira rápida. Além disso, sua inteligente é tamanha, que muitos cães desta raça trabalham no bombeiro e na polícia para auxiliar nos resgates.

Mas a inteligência não é o único traço neles que merece destaque. Os labradores também são cães muito companheiros, carinhosos e uma ótima opção para família toda. Esse cãozinho irá zelar e procurar estar ao lado dos tutores em todos os momentos. E o labrador ainda está entre as raças mais populares do mundo. Legal né?

E para você conhecer ainda mais sobre essa raça incrível, separamos neste artigo diversas curiosidades e informações bem legais sobre os labradores. Acompanhe até o final para saber tudo.

8 curiosidades incríveis sobre o Labrador Retriever

1 – Ele é canadense, mas foi salvo pelos ingleses 

Os cães da raça labrador retriever surgiram na cidade de Terra Nova, no Canadá. O labrador é um resultado da mistura entre os cães da raça Terra Nova e o Cão D’água. A raça se popularizou muito entre os canadenses e todos adoravam tê-lo por perto. Entretanto, a raça começou a desaparecer aos poucos devido aos altos impostos cobrados na época para a criação de cachorros. 

Ou seja, os canadenses tiveram que começar a doar ou até mesmo abandonar os labradores por não ter dinheiro o suficiente para criá-los. Por sorte, um lorde inglês apaixonado pela raça, Conde Malmsbury, importou vários labradores para o Reino Unido no século 19, com isso, a raça ficou popular no mundo todo, principalmente entre os ingleses.

Na série inglesa Downton Abbey, que retrata a Inglaterra no século 19, é possível ver diversos cães da raça labrador e a paixão dos ingleses pelo cãozinho. 

2 – Um cachorro ou uma lontra?

Os cães da raça labrador são conhecidos também por terem uma “cauda de lontra”, pois a mesma auxilia esses cãezinhos a se impulsionarem na água, fazendo com que eles sejam excelentes nadadores. Além disso, a raça tem uma sub pelagem resistente à água. Essa capacidade de se darem bem com a água vem devido às heranças genéticas do Cão D’água.

3 –  Os labradores são para a família toda

Os cães dessa raça são bastante dóceis e sociáveis, logo, são uma excelente companhia para crianças e idosos. Eles adoram brincar com as crianças e costumam protegê-las. Com os idosos, eles são respeitosos e leais. Além disso, a convivência com pessoas mais velhas tende a ser mais fácil pela facilidade em que o labrador tem em ser adestrado.

O temperamento do labrador também é outro ponto muito positivo. Os cãezinhos dessa raça costumam ser muito amigáveis e extrovertidos, por isso, ele logo vai fazer amizade com outros animais e com as visitas. Então se você já tem outro pet em casa, como um gato, não se preocupe pois ele não irá implicar com o amigo felino.

4 – Eles latem apenas quando necessário 

Os cães da raça labrador retriever não latem com frequência, apenas quando necessário, ou seja, quando precisam se comunicar ou alertar o tutor de algum perigo. Logo, podem ser considerados cães bastante silenciosos. Mas como possuem um personalidade muito dócil, raramente vão latir para estranhos, o que o não torna um bom cão de guarda

Apesar de ser silencioso, a raça não é apropriada para viver em apartamentos. O labrador precisa de muito espaço para viver bem e com saúde. Fazer um animal desse porte viver em um ambiente pequeno e apertado pode ser extremamente prejudicial para a saúde física e mental do labrador.

5 – O cachorro da Casa Branca

O Labrador Retriever não conquistou apenas os lordes ingleses. Em 1997, um filhote de labrador na cor chocolate conquistou o coração do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. O pequeno cachorrinho Buddy foi o primeiro da raça a morar na Casa Branca. Por muito tempo, o cãozinho saiu nos jornais, pois acompanhava Clinton em diversos eventos e ocasiões especiais.

6 – Estrela de cinema

Os cães da raça Labrador não brilharam apenas na série Downton Abbey. O filme “Marley e Eu” estrelado por um Labrador foi um grande sucesso. Além disso, o longa deu muita popularidade aos cães dessa raça, pois conta a história de uma família que adota um labrador indisciplinado, mas muito amável e divertido. 

7 – Eles possuem um faro apurado

Os cães são conhecidos por terem um faro excelente, entretanto, os labradores têm um faro ainda melhor do que de outras raças. Por isso, esse cãozinho é utilizado por equipes policiais e bombeiros. Eles conseguem encontrar vítimas enterradas sob até seis metros de profundidade por meio de odores. 

8 – Os Labradores têm cores padrão

Tipos de Labrador Retriever preto, chocolate, branco

O Labrador pode ser preto, amarelo e chocolate. Logo, essas são as cores oficiais e reconhecidas pelo American Kennel Club (AKC), associação responsável pelo reconhecimento de raças. Além disso, a pelagem amarela pode variar entre o creme, o vermelho e o marrom, podendo apresentar uma coloração mais escura ou clara. 

Como é a saúde do Labrador?

No geral, são cachorros saudáveis, porém, ao decidir ter um labrador, o tutor deve estar ciente que ele precisa seguir uma dieta especial para que ele fique saudável e forte. Infelizmente, os cães dessa raça têm uma grande tendência à obesidade. Além disso, os Labradores podem gostar muito de comer, por isso o dono deve estar atento. Existem inclusive rações feitas especialmente para a raça.

E falando em energia, não se deixe enganar pelo temperamento dócil, esses cães são muito ativos. Por isso, o tutor deve estar ciente que deve manter uma rotina de passeios e atividades físicas com o Labrador. Além disso, são animais que devem ser criados em ambiente espaçosos para poderem brincar quando o tutor não estiver em casa. O enriquecimento ambiental também pode ser uma grande aliado dos Labradores.

Qual o preço do Labrador?

Um filhote de labrador pode custar em média R$ 400 a R$ 2.000. No entanto, quem deseja comprar um filhote de cachorro deve estar atento ao local da compra. Por isso, procure um canil legalizado e que trate bem todos os animais. Infelizmente, existem no Brasil diversos canis ilegais que abusam e maltratam animais. Pesquise e boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *