Enriquecimento ambiental para cães: importância e como fazer

O enriquecimento ambiental é uma maneira inteligente de você tornar o ambiente interessante, interativo e divertido para os pets. Veja dicas de como fazer!
Boxer preto brincando com uma bola vermelha

Hoje em dia uma grande parte dos cães vivem junto com os tutores em ambientes menores, como os apartamentos. Por essa razão, o enriquecimento ambiental é cada vez mais importante para os animais. O enriquecimento se faz necessário para evitar que o animal desenvolva depressão, apatia e ansiedade de separação quando fica muitas horas sozinhos e impossibilitado de brincar. 

Além disso, o enriquecimento ambiental é de extrema importância para que o cãozinho gaste energia física e mental, desenvolva a inteligência, perca o medo (caso o tenha), estimule o olfato e até mesmo se reconecte com os seus instintos primitivos. Dessa maneira, problemas sérios de comportamento podem ser evitados, como roer sapatos e móveis, fazer xixi fora do lugar e arranhar o chão. 

Mas o que exatamente seria o enriquecimento ambiental? Nesse texto, nós vamos te explicar. Além disso, vamos te dar algumas ideias incríveis e baratas para você fazer o enriquecimento na sua casa sem gastar muito e garantir a alegria dos peludos! Acompanhe até o final!

Enriquecimento ambiental: o que é? 

O enriquecimento ambiental é uma maneira inteligente de você tornar o ambiente interessante, interativo e divertido para os pets. A técnica tem como finalidade aumentar a interação do animal com o espaço de maneira lúdica e positiva, ou seja, sem morder, arranhar ou destruir os móveis.

O enriquecimento ambiental ainda ajuda o animal a se reconectar com os seus instintos primitivos, como o olfato e a audição apurados, e atividades caninas, como buscar alimentos, cavar, enterrar objetos e explorar.

Dessa maneira o animal vai ficar feliz, equilibrado e calmo. Mas realizar o enriquecimento ambiental não é apenas comprar um brinquedo e deixar ele espalhado pela casa quando você sai. Esse tipo de técnica requer um pouco mais de trabalho, pois sua finalidade é despertar a curiosidade e os estímulos naturais do animal. Logo, um ursinho ou uma bolinha não conseguirá fazer isso sozinho. 

Benefícios do enriquecimento ambiental 

Com a vida moderna, os animais estão cada vez ficando mais tempo sozinhos e presos dentro de casa. E infelizmente, isso é extremamente prejudicial para a saúde mental e física do cachorro.

Por isso, é muito importante que você dedique um tempo para enriquecer o ambiente da sua casa, para que o animal fique mais feliz e entretido ao passar das horas e até mesmo esqueça que você não está por perto. 

A técnica é ideal e importante para todas as raças e todos os tipos de pet. No entanto, para alguns cães ela se faz extremamente necessária e indispensável, como no caso do Border Collie, Poodle, Labrador Retriever, Pit Bull, Corgi e outras raças energéticas.

Isso acontece pois essas raças têm um nível alto de energia e inteligência, logo, eles precisam gastar tudo isso! E o tédio é o inimigo principal dessas raças. 

Além de evitar os comportamentos indesejados, como destruir sapatos e fazer xixi fora do lugar, o enriquecimento ambiental pode trazer uma série de benefícios para o seu cachorro. Confira:

  • Diminui o medo e a agressividade;
  • Evita que o animal desenvolva depressão e ansiedade;
  • Promove um grande gasto de energia física e mental, promovendo um aumento na qualidade do sono e evitando o sedentarismo; 
  • Ajuda o animal a desenvolver a inteligência, auxiliando no adestramento; 
  • Estimula o olfato e até mesmo a audição, ajudando o pet a se reconectar com os seus instintos.

Enriquecimento ambiental: como fazer

Bulldog Inglês e bola amarela

Montar um ambiente inteligente e que consiga distrair e chamar a atenção do seu amigo peludo pode não ser tão fácil quanto parece. Por isso, nós separamos algumas dicas e tipos de brinquedo que você pode usar para realizar a técnica. Confira:

Faça o uso de brinquedos inteligentes

Apenas um bolinha ou um urso de pelúcia não serão suficientes para tornar o ambiente agradável e interessante para o seu cãozinho. Logo, existem hoje em dia muitas lojas especializadas os brinquedos inteligentes. Estes acessórios oferecem ao animal um desafio e conseguem deixá-lo entretido por horas. 

Na maioria das vezes, esses brinquedos permitem que você coloque petiscos e outros snacks dentro dele, tornando-o irresistível para o cãozinho. Com o alimento dentro do acessório, o pet vai ficar por horas tentando tirar o petisco ali de dentro. Além disso, o seu olfato vai ser estimulado e o instinto de caça também, o que é benéfico para o animal. 

Outro ponto importante é você tentar esconder esse acessório e aumentar o nível de dificuldade da brincadeira. Pegue leve! Você não deve esconder em local difícil, pois o animal pode perder o interesse. Coloque o brinquedo em um local que ele possa farejar e encontrar o petisco. 

Faça você mesmo 

Além da possibilidade de colocar o alimento dentro, o brinquedo precisa ter texturas e fazer barulho. Isso vai tornar a brincadeira ainda mais divertida para o seu cãozinho.

Você pode tentar confeccionar esse brinquedo em casa. Basta utilizar uma garrafa pet pequena, de preferência de 300 ml ou 600 ml, dependendo do tamanho do seu cachorro. Coloque o petisco dentro da garrafa, faço furos pequenos e esconda o brinquedo. O seu cãozinho vai se divertir e você vai gastar pouco. 

Outro tipo de brinquedo inteligente que você também pode fazer em casa, é pendurar um pequeno pneu em algum canto seguro da casa. O pneu vai funcionar como um mordedor e o animal vai se divertir por longas horas. É importante que você prenda o pneu de maneira firme para que ele não solte e o cãozinho acabe se machucando sem você estar em casa para socorrer. 

Para os dias quentes, você pode congelar algumas frutas que o seu pet goste e possa comer em cubos de gelo. Espalhe alguns pela casa e deixe ele se divertir. Dessa maneira o animal estará aumentando sua ingestão de água e se alimentando de maneira saudável. Não se preocupe muito com a sujeira, o ideal dessa técnica é que o animal se divirta. 

Além dos brinquedos, coloque um tapete para o cachorro e procure também brincar com ele quando estiver em casa. É importante também que você troque os petiscos e os tipos de brinquedo com uma certa frequência para o animal não enjoar ou cansar da técnica. Use a sua criatividade e boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *