Existe raça de cachorro que se dá bem com gato?

Cão e gato juntos? Confira a lista que separamos com 10 raças de cachorros com o temperamento ideal para viver em harmonia com gato

Cães e gatos parecem inimigos inconciliáveis, não é mesmo? É tão natural imaginá-los um correndo atrás do outro sempre que se encontram, que uma amizade entre as duas espécies é vista como coisa simplesmente anormal.

Entretanto, cães e gatos podem sim ser bons amigos! Levando em consideração que convivam juntos em um mesmo ambiente, de preferência desde filhotes, os cachorros e os gatos podem construir uma relação amistosa, como se fossem até mesmo irmãos.

Em geral, o seu cão vai latir e correr atrás dos gatos dos vizinhos ou de gatos de rua, com os quais ele não convive. Ele age dessa forma, basicamente, porque o seu instinto de caçador orienta que ele faça isso. Além disso, a reação dos gatos ao verem o seu cachorro, isto é, ficarem com o pelo eriçado, mostrarem os dentes ou saírem correndo, estimula o seu cachorro a vê-lo como presa e a querer capturá-lo.

Mas nem toda raça de cachorro vai reagir da mesma forma ao ver um gato por perto. Neste artigo, nós mostraremos para você 10 raças de cachorro que se dão bem com gatos. Os animais desta lista normalmente têm um comportamento mais pacífico e amigável com praticamente tudo à sua volta. Além disso, algumas delas conseguem controlar bastante os seus instintos e costumam atacar apenas aquilo que enxergam como ameaça.

  • 01 de 10

    Beagle

    Beagle marrom

    Os Beagles adoram seguir o seu potente faro pelos mais diversos lugares, e com certeza ficam mais felizes quando arranjam uma companhia para suas aventuras. Antigamente, a raça era usada para caçar pequenas presas, em matilhas com vários cães. Esse gosto pela vida em grupo permanece até hoje. Isso contribui para os Beagles se darem bem com os gatos, justamente porque tendem a vê-los como companheiros de uma mesma matilha.

  • 02 de 10

    Basset Hound

    Tudo sobre a raça Basset Hound

    O Basset Hound tem um passado parecido com o Beagle. A raça era usada para caçar em bando e, para isso, aproveitava o seu faro muito apurado (um dos melhores do mundo) para encontrar as presas. São animais de temperamento muito calmo e amigável, que raramente se tornam agressivos. Com suas perninhas pequenas e seu jeitão preguiçoso, o Basset Hound é um uma opção perfeita para quem tem gatos em casa.

  • 03 de 10

    Border Collie

    Tudo sobre a raça Border Collie

    Um cão tão inteligente e amigável como o Border Collie, não costuma gastar sua energia correndo atrás dos gatinhos da vizinhança. Criados no passado como cães de pastoreio, os Border Collie desenvolveram uma obediência e um senso de dever impressionante. A raça é conhecida por se dar bem com praticamente qualquer um, a não ser com aqueles que pareçam uma ameaça para a família e para o lar.

  • 04 de 10

    Golden Retriever

    Golden com a língua para fora

    O Golden Retriever está sempre pronto para a diversão. Esses adoráveis peludos não gostam nem um pouco da solidão, nem de ficar parados sem fazer nada por muito tempo. Eles são, inclusive, muito usados como cães guia, graças ao seu companheirismo, paciência e disposição física. Se você cria gatos em casa e também deseja ter uma boa dose de diversão, o Golden Retriever é, com certeza, uma opção a se considerar.

  • 05 de 10

    Cavalier King Charles Spaniel

    O Cavalier King Charles Spaniel é o perfeito cão de companhia. A raça era a queridinha dos reis e rainhas britânicos antigamente, e se acostumaram bastante a uma vida palaciana. Muito afetuosos e calmos, os Cavalier King Charles Spaniels adoram ficar no colo dos seus tutores e gostam de dar e receber carinho até de outros animais.

  • 06 de 10

    Poodle

    Poodle anão sorrindo

    O Poodle é quase uma unanimidade quando se trata de fofura e autocontrole. Por mais que a raça possua um espírito ativo e aventureiro, eles tendem a se dar muito bem com aqueles que já conhecem. Os Poodles vêm em três tamanhos diferentes e o menor deles, o Poodle Toy, pode ser até menor que um gato. Sobretudo se criados juntos desde filhotes, Poodles e gatos podem se tornar grandes amigos.

  • 07 de 10

    Maltês

    Rosto do Maltês

    Pequenino e extremamente fofo, o Maltês é admirado como cão de companhia desde a Grécia Antiga. Os animais dessa raça são carinhosos, brincalhões e adoram estar no meio da família. Em geral, os Malteses são apenas um pouco maiores que os gatos, de quem podem se tornar muito amigos, já que eles não têm o instinto de agressividade com outros animais.

  • 08 de 10

    Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia língua pra fora

    Geralmente menor que um gato adulto, o Lulu da Pomerânia adora fazer amigos felinos, com os quais pode brincar à vontade pela casa. Muito aproveitados como cães de companhia, os Lulus da Pomerânia são leais e cheios de determinação. Na hora de proteger os seus amigos, esses pequeninos podem se tornar verdadeiros leões.

  • 09 de 10

    Pug

    Pug deitado no sofá

    Os Pugs adoram fazer novos amigos, dos quais costumam ficar bem apegados. Pequenos e preguiçosos, os cães dessa raça preferem brincar e ficar bem juntinhos de um gato, em vez de rosnar e sair correndo atrás dele. Mas claro, para que isso aconteça, o seu Pug deve ser devidamente apresentado aos gatos.

  • 10 de 10

    Boxer

    Boxer adulto deitado com seu filhote ao lado

    À primeira vista, o Boxer pode até botar bastante medo, com esse seu corpo grande e musculoso. Mas a verdade é que a raça é simplesmente louca por diversão. Os Boxers adoram estar juntos com a família e correr felizes num espaço aberto. Graças ao seu temperamento pacífico e sociável, eles podem se tornar muito amigos dos gatos da casa, já que, muito provavelmente, irão vê-los sempre como parceiros de brincadeira.

Como cão e gato

Cães e gatos parecem estar num conflito eterno, inclusive dentro do coração de muitos amantes de pets. Os dois animais, no entanto, podem sim conviver harmoniosamente, desde que sejam criados próximos e a amizade entre eles seja incentivada desde cedo.

Nesse artigo, você conferiu as 10 raças de cachorro que se dão bem com gatos. Como você pôde ver, as características ideais para um cachorro conviver em um mesmo lar que um gato, são a sociabilidade (a tendência a viver em grupo), o porte pequeno e o baixo nível de energia.

Agora, se você está interessado em saber quais são as características que não tornam um cão uma opção para um lar com gatos, é só pensar no oposto: cães de maior porte, mais ativos e, acima de tudo, mais voltados aos seus tutores e desconfiados de pessoas ou animais desconhecidos.

Porém, mesmo a raça mais territorialista e solitária, desde que seja socializada desde cedo com animais e pessoas diferentes, é capaz de se dar bem com um “inimigo” como o gato.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *