Cane corso: conheça mais sobre essa raça italiana

De origem italiana, o cane corso já quase foi extinto. Fique por dentro da história da raça e veja as principais características

De origem italiana, o cane corso surgiu no tempo do Império Romano, era utilizado como caçador e cão de guarda. Devido ao seu porte físico, acompanhou soldados em guerras por territórios e contribuiu para combater invasões. Após a queda do Império Romano, serviu para proteger fazendas e pastorear.

Por ser descendente do canis pugnax, esperava-se que o cane corso fosse um cão agressivo, mas as expectativas foram quebradas e ele acabou se tornou muito popular.

Entretanto, essa raça quase foi extinta e não existem muitos exemplares em seu país de origem mais. Felizmente, ele ficou conhecido em outras regiões e conseguiu se espalhar pelo mundo. Conheça mais sobre a raça cane corso!

Características do cane corso

filhote de cane corso preto

O cane corso se destaca por seu porte grande, forte e musculoso, que impõe muito poder por onde passa. A altura desse grandão pode chegar aos 60 centímetros e seu peso até os 50 quilos. Além das patas, o cane corso tem a cauda comprida e sua cabeça é larga. O focinho é curto e quadrado, o que pode lembrar um pouco um bulldog, com suas bochechas e algumas dobrinhas na testa.

A pelagem do cane corso costuma ser preta, acinzentada ou amarela escura e pode apresentar manchas brancas no peito. Seu pelo é curto, duro e ele tem um fino subpelo. A escovação é recomendada apenas para remover os pelos mortos e espalhar a oleosidade natural, a fim de manter o pelo macio e brilhoso.

É importante ressaltar que alguns cães da raça cane corso têm a cauda e as orelhas mutiladas por questões estéticas, mas que essa prática é considerada crime no Brasil. O correto é que o cane corso tenha suas orelhas triangulares naturalmente caídas.

Personalidade do cane corso

Cane corso filhote

O tamanho do cane corso pode intimidar, mas na verdade a raça é muito tranquila e amorosa. A raça retribui o afeto que ganha na mesma proporção.

Ele é muito companheiro e fiel, além de ótimo cão de guarda, então pode se mostrar um pouco na defensiva com estranhos, devido ao seu instinto mais protetor.

A socialização deve correr desde os primeiros meses de vida do cane corso, assim como o adestramento, para que consiga se relacionar bem com crianças e com outros animais.

Ele pode ser um pouco ciumento e reservado, mas se for ensinado a como ter um bom comportamento e se receber grandes doses de afeto, será muito amável.

Nível de atividade

O cane corso é uma raça que não se dá bem vivendo em ambientes pequenos. O grandão precisa de espaço para se exercitar, se possível lugares com terra ou grama. Saiba que o tutor desse cão precisa de disposição para longas e frequentes caminhadas.

Apesar disso, o cane corso não é muito agitado, ele não tende a ser destruidor, nem late em excesso. Mas, claro, desde que gaste bastante energia nos momentos certos, para não se sentir estressado ou entediado. Com exercícios diários combinados aos treinamentos, o cane corso será um cão tranquilo e equilibrado.

Como é a saúde do cane corso?

O cane corso é um cão muito saudável, sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos. Não demanda banhos muito frequentes, mas alguns cuidados básicos devem ser feitos pra melhorar a qualidade de vida do peludo:

  • Orelhas: precisam estar sempre limpas para evitar acúmulo de cera e sujeira ou parasitas, impedindo assim, infecções.
  • Unhas: devem ser aparadas, no mínimo, uma vez ao mês, para evitar arranhões e desconforto.
  • Dentes: para evitar mau hálito e tártaro, é importante escovar os dentes do cão duas a três vezes por semana.

Por fim, as doenças que o cane corso pode apresentar são as típicas de cachorros de porte grande: displasia de quadril e de cotovelo. Quando o tutor nota o cão se locomovendo com dificuldade, é importante procurar o veterinário, pois ambas as doenças provocam dor.

Curiosidades sobre o cane corso

cane-corso-preto-com-lenco

1. O pet do Faustão

O cane corso chegou ao Brasil em 1997, quando apresentador de TV Fausto Silva se encantou pela raça e solicitou exemplares vindos diretamente de Roma.

2. Hábitos

O cane corso é cheio de personalidade. Se se sente entediado, é comum que goste de cavar buracos. Além disso, pode fazer sons para tentar se comunicar com sua família humana, como bufar.

3. Semelhança com o pit bull

É possível confundir o cane corso com o pit bull, devido às mutilações nas orelhas que ambas as raças sofrem. Entretanto, quando essa prática não acontece, as orelhas do cane corso se mostram maiores, além de seu corpo robusto ser um pouco maior do que o do pit bull.

Cane corso: preço

O preço do filhote de cane corso pode chegar até os R$8.000,00 no Brasil, dependendo do canil de origem e de sua linhagem. Ao escolher a raça, procure um local legalizado e de confiança.

Comentários