Cachorro com mau hálito: saiba as causas e como acabar

O mau hálito nos cães indica que algo não vem bem. Saiba as causas, como tratar e acabar com o odor. Veja dicas e remédios caseiros
Basset Hound mostrando a língua

O hálito dos cães pode não ser um dos mais agradáveis do mundo e quem é tutor sabe disso, por isso, é tão importante manter a saúde bucal do pet em dia, com escovações e petiscos para a limpeza dos dentes.

Sem o cuidado necessário, os cães podem desenvolver o mau hálito e que, na maioria das vezes, pode ser uma alerta de que algo não vai bem com a saúde do seu pet. Por isso, é importante saber identificar e tratar o problema.

Os cães possuem sim um cheirinho diferente na boca devido à ração e os outros alimentos que ingerem. No entanto, o odor ruim vem, na maioria das vezes, pela falta de higienização bucal. E se o seu cachorro está apresentando um hálito ruim, este texto vai te ajudar, pois daremos algumas dicas para você identificar e tratar o problema. Acompanhe até o final!

Causas do mau hálito nos cães

A maior causa para o mau hálito na boca dos cães é a falta de escovação e limpeza, pois a má higienização bucal traz problemas sérios para a saúde do cachorro, como a cárie, acumulo de bactérias, tártaro e até mesmo gengivite. Esses problemas geralmente causam um mau hálito extremamente forte e que vai muito além daquele “bafinho” de ração que nós conhecemos.

Porém o mau hálito dos cães não é algo que acontece da noite para o dia, isto é, a medida em que eles vão se alimentando, resíduos ficam presentes na boca deles e se a higienização adequada não for feita, esses restos de comida se acumulam ali e começam a formar as substâncias responsáveis pelo mau hálito.

Além disso, durante a noite, tais resíduos e bactérias aumentam ainda mais, o que deixam a boca dos cães com o hálito ainda mais forte. É a partir dessas sujeiras que começam a aparecer as bactérias, o tártaro e, o mau hálito.

É importante salientar que esses problemas surgem a partir do momento que a higienização bucal não é feita. É por isso que escovar os dentes dos cães evita uma série de problemas.

Como acabar com mau hálito de cachorro?

Tratar o mau hálito do cachorro na maioria das vezes não é muito difícil, principalmente se o odor estiver vindo apenas pela falta de higienização. No entanto, se o animal já tiver desenvolvido tártaro, infecções bucais ou inflamações na gengiva, o tratamento será mais longo e o tutor precisará buscar a ajuda do médico veterinário, pois nesta situação é preciso uma limpeza especial e o uso de antibióticos se faz necessário. Mas aqui vão algumas dicas para acabar com o mau hálito dos cães, confira:

Escove os dentes do cão diariamente

A escovação é a principal aliada na hora de acabar com o mau odor vindo da na boca dos cães. Em pet shops existem escovas de dentes para os cães em formato de dedeira, o que torna o processo todo mais fácil e rápido. Além disso, é necessário que você compre uma pasta de dente própria para o pet.

Proporcione uma boa alimentação para o cachorro

Uma boa alimentação também reflete na saúde bucal dos cães. As rações secas são as melhores opções para aqueles que possuem mau hálito, já que seus grãos retiram consideravelmente o acúmulo de tártaro e placas bacterianas. Opte por uma ração premium e com baixa concentração de carboidratos e grãos.

Petiscos para mau hálito de cachorro

Oferecer petiscos especiais para o combate do mau hálito dos cães também ajuda na saúde dos dentes, já que eles são criados para limpar os dentes, fortalecer as gengivas, prevenir o acúmulo de tártaro e ainda estimular a mastigação. Além disso, essa é uma maneira mais fácil de higienizar a boca dos cães, já que nem sempre é fácil escovar o dente dos cachorros.

Remedio caseiro para tirar mau hálito de cachorro

Um dos melhores remédios caseiros para tirar o mau hálito dos cães é o capim santo, erva doce, gengibre e a canela. Basta fazer uma infusão com esses ingredientes e escovar a boca dele com essa mistura. Só ofereça se tiver certeza que o animal não apresenta nenhuma alergia aos ingredientes.

Outra opção que também auxilia no combate do mau odor é o óleo de coco, mas deve ser usado com moderação para não causar diarreia e cólicas estomacais no animal. Coloque apenas uma colher do óleo de coco na comida do pet, duas vezes na semana.

Quando devo me preocupar?

Muitos tutores confundem o odor natural da boca dos cães com o mau hálito, mas existe uma grande diferença. O hálito natural da boca dos cães não é forte e geralmente não nos incomoda. Já o mau hálito causado por bactérias, gengivite e infecções, tende a ser um cheiro extremamente forte e que dificilmente você consegue ficar perto.

Mas para ter certeza de que algo não anda bem, faça uma visita ao médico veterinário, essa é a melhor forma de checar a saúde bucal do animal. No entanto, se a gengiva do seu cachorro estiver vermelha ou com um tom mais escuro e ainda apresentar sangramentos, é sinal de que ele não está bem e precisará de ajuda profissional. Nesses casos, não tente tratar em casa, pois a situação pode piorar.

Comentários