Como proteger seu cachorro do frio: 10 dicas importantes

Como proteger seu cachorro do frio: 10 dicas importantes

Sentir frio não é nada agradável, inclusive para os cães. Neste artigo nós vamos te ensinar 10 dicas para manter o seu cachorro bem protegido no inverno.
Dachshund com roupa na janela

Com o frio chegando, muitos donos de cachorros já começam a se preocupar. Afinal, como proteger nossos amados pets do frio nesta estação do ano? Ainda assim, muitos também se perguntam: será que os cães sentem frio como a gente? Será que é preciso protegê-los, mesmo que eles já tenham o corpo coberto por pelos?

Sim, os cães também sentem frio nesta época do ano e, se nós não tomarmos certos cuidados, é possível que esse frio cause danos à saúde deles.

Além disso, sentir frio costuma ser muito ruim, inclusive para os cães. Neste artigo, nós vamos te ensinar 10 dicas para manter o seu amiguinho de quatro patas bem protegido no inverno.

1. Bem agasalhado

Mesmo que o seu cachorro tenha o corpo todo coberto de pelo, ele vai sentir mais frio nesta época do ano, e uma boa medida para reduzir isso é cobrir o corpo dele com roupinhas especiais para o frio. Você pode encontrá-las em pet shops. Acredite, comprar agasalhos de inverno para seu cachorro é um excelente negócio.

2. Um lugar bem quentinho

Além de nos agasalharmos, o que mais nós, humanos, costumamos fazer no inverno? Isso mesmo, nós procuramos um lugar bem quentinho para ficar. Isso também deve valer para o seu cachorro. Certifique-se de que os locais onde ele circula estejam isolados do frio. Se necessário, isole as paredes ou adquira um aquecedor para o quartinho do seu pet.

3. Cuidado com a hipotermia

A hipotermia acontece quando a temperatura do corpo do seu cachorro cai para níveis menores que o adequado. Isso é bastante perigoso, pois compromete a circulação do sangue e o funcionamento de vários órgãos. Os sinais de que o seu cão está com hipotermia são: tremedeira, fraqueza, muita ansiedade e procurar lugares quentes para ficar.

Se você notar esses sinais, procure aquecer o seu cachorro o mais rápido possível.

4. Atenção redobrada com filhotes, idosos e doentes

O frio não atinge todos os cães da mesma forma. Os filhotes, os idosos e os cães que já possuem algum problema de saúde sofrem mais as consequências da queda de temperatura durante o inverno. Por isso, cães nestas categorias devem ter atenção redobrada.

E, para isso, o veterinário será de grande ajuda (como sempre é, não é mesmo?). Converse com o veterinário sobre a saúde do seu cão durante o inverno se ele for um filhote ou se estiver idoso ou com a saúde frágil.

5. Seque direitinho

Nem pense em deixar o seu cachorro molhado durante o Inverno. Ou melhor, você pode dar banho nele, mas lembre-se de secá-lo assim que acabar o banho, com uma toalha e um secador.

6. Alimentação e água

Para se manter aquecido durante o inverno, o seu cachorro provavelmente vai precisar de mais energia. Certifique-se de que ele esteja se alimentando direitinho durante essa época do ano.

A água é outro item muito importante. Quando o cão se mantém aquecido, o seu organismo perde água. Por isso, não deixe de cuidar da hidratação do seu pet durante o inverno, deixe sempre água fresca e limpa disponível.

7. Mais pelos, por favor!

Os pelos servem, entre outras coisas, para proteger o seu cachorro do frio. Por isso, evite tosá-lo durante o inverno, ou tose apenas um pouco.

8. Patas quentinhas

Assim como é bom proteger as patas do seu cachorro quando for passear num dia quente, também é bom protegê-las nos dias mais frios. Os cães possuem patas sensíveis, com partes que não são cobertas por pelos. Pisar num chão frio, ou mesmo num chão com neve, pode ser horrível para eles.

9. O carro não é um bom lugar

Manter o seu cachorro dentro do carro para ele não sentir frio até parece uma boa ideia, não é mesmo? Mas ela pode, na verdade, ser uma péssima ideia. Não deixe o seu cachorro sozinho dentro do carro, porque, sendo revestido de metal, o carro pode esfriar bem rápido, e o seu amiguinho ficará lá dentro morrendo de frio.

10. Manter dentro de casa e exercitar

Durante o inverno, o melhor programa parece ser ficar no aconchego do seu lar, certo? O seu cachorro provavelmente pensa o mesmo. Por isso, procure deixá-lo mais tempo dentro de casa que nas outras épocas do ano. Para compensar os exercícios que ele faria ao ar livre, procure mantê-lo ativo dentro de casa, com brinquedos e corridas pela sala, por exemplo.

Seu cachorro também sente frio

Manter o seu cachorro aquecido durante o frio é muito importante. O frio, além de ser tão desagradável para eles como é para nós, pode também ser perigoso. Procure observar os sinais de que o seu cachorro está com frio, e se sinta bastante feliz se não conseguir observar nenhum deles.

Aproveite para dar mais abraços no seu amiguinho e mantê-lo juntinho de você durante o inverno. Afinal, o que esquenta mais que o amor de um dono pelo seu pet?