Sorvete para cachorro: faça você mesmo para que ele possa comer sem problemas

Sorvetes industrializados não são indicados para os cachorros, pois podem ser perigosos. Porém, você pode fazer em casa. Veja!

cachorro tomando sorvete

A maioria das pessoas adoram sorvete e não é diferente com os cães. Mas será que o sorvete é realmente uma sobremesa inofensiva para os cachorros ou causará uma grande dor de barriga? Infelizmente, embora possa ser tentador compartilhar sua casquinha com seu amigo de quatro patas, é melhor evitar dar sorvete aos cachorros. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Por que os cães não podem tomar sorvete industrializado?

Muitos cães adultos são intolerantes à lactose em vários graus, o que os impede de digerir adequadamente os produtos lácteos. Eles podem sentir desconforto gastrointestinal grave a leve, fezes moles, diarreia, vômito, dor de estômago ou gases. Produtos lácteos com alto teor de gordura também podem causar pancreatite em cães.

Isso acontece, pois os cães não são projetados para digerir o leite depois de desmamados. De acordo com o Dr. Jerry Klein, veterinário chefe do American Kennel Club (AKC), os filhotes têm a enzima de que precisam para quebrar o leite materno. Depois de desmamados, no entanto, seus corpos produzem menos lactase, podendo causar alergias e reações ao alimento. Além disso, outros motivos que levam o sorvete a ser perigoso para os cãs são:

Obesidade

Outro problema com o sorvete é que ele é carregado com açúcar e gordura, logo, alimentar seu cão com alimentos açucarados pode levar ao ganho de peso e à obesidade, intensificando outros problemas de saúde. Mesmo se a embalagem do sorvete disser que não contém açúcar, você precisa ter o cuidado de ler o rótulo para se certificar de que nenhum xilitol é usado, pois este adoçante é extremamente tóxico para os cães.

Sabores tóxicos

Alguns sabores podem ser perigosos. O chocolate, por exemplo, é um alimento tóxico para os cães porque seus corpos não conseguem processar com eficiência os componentes que contêm teobromina e cafeína.

Alternativa: sorvete para cachorro!

Nem tudo está perdido e o seu cãozinho pode sim, saborear um sorvete que seja feito especialmente para ele. Congele um pouco de iogurte natural sem gordura e misture com alguma fruta que cachorro pode comer, como o morango, e congele.

Como o iogurte é fermentado, ele contém menos lactose, por isso é mais fácil para os cães digerirem. Não alimente seu pet com iogurte congelado comercial, pois ele é carregado em açúcar. Tenha cuidado porque, embora o iogurte seja mais fácil de digerir para os cães, nem todos podem tolerá-lo.

Outra boa ideia é fazer um sorvete apenas a base de frutas e água, a banana é uma das melhores opções. Você só precisa de duas bananas maduras e um processador de alimentos ou liquidificador. Bata a fruta até ficar cremosa e congele-as.

Esta sobremesa à base de frutas é segura para os cães comerem e fornece algum valor nutricional. As bananas são ricas em potássio, vitamina B6, vitamina C e fibras. Porém, a banana é rica em açúcares, por isso, tome cuidado com a quantidade.

Portanto, sempre que você pensar que sempre há espaço para um sorvete para você e seu melhor amigo de quatro patas, mantenha a saúde do seu cão em mente e experimente um destes lanches alternativos. Se sua intenção é agradá-lo, faça o sorvete natural em casa ou opte por algum outro tipo de petisco saudável. Boa sorte!

Comentários