Cachorro peludo: confira 12 raças de cachorro com muito pelo

Cachorro peludo: confira 12 raças de cachorro com muito pelo

Confira o guia com 12 raças de cães peludos de pequeno, médio e grande porte, além de algumas informações sobre as raças que irão ajudar você

Os cachorros podem ser companhias adoráveis por diversas razões. Um dos principais motivos é a pelagem grande, fofa ou lisa que muitas raças podem ter. E é justamente sobre esses cachorros peludos que nós vamos falar neste artigo.

Os pelos dos cães têm uma função muito parecida com a que têm em outros animais: servem para protegê-los do frio, principalmente, e também da radiação solar. Como você verá, as raças mais peludas são aquelas que surgiram em regiões muito frias, a exemplo do Samoieda, que surgiu nos confins mais gelados da Sibéria.

Se você adotar uma destas raças que listaremos aqui, certamente vai dedicar mais tempo e dinheiro tosando, penteado ou simplesmente cuidando para deixar o seu cachorro limpo. Por outro lado, você terá a agradável oportunidade de abraçar um animal bem fofinho todos os dias.

  • 01 de 12

    Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia deitado

    Os Lulus da Pomerânia são tão pequenos e fofinhos que receberam o apelido de pom-pons. A raça é a menor representante de uma linhagem de cães chamada spitz. Ela reúne cães oriundos de regiões bastante geladas, com pelagem bem grande e densa e com um focinho mais fino, parecido com o de uma raposa.

    Lulus são muito brincalhões e adoram interagir com a família. Não são muito recomendados para crianças muito pequenas, que podem ter dificuldade de diferenciar o Lulu de um brinquedinho peludo.

  • 02 de 12

    Bichon Frisé

    Casal de Bichon Frisé

    O Bichon Frisé não veio exatamente de um lugar muito gelado, mas também é bastante peludo. A raça pertence a uma linhagem de cães bem peludos chamada Bichon, à qual também pertence o Maltês.

    O Bichon Frisé é frequentemente confundido com o Poodle, mas ele possui um pelo menos enrolado e é ligeiramente mais dócil. O Bichon Frisé se adapta facilmente à vida doméstica e se dá bem com toda a família.

  • 03 de 12

    Shih Tzu

    Rosto de um Shih Tzu bege

    O Shih Tzu é uma raça chinesa aparentada com o Pequinês e o Lhasa Apso, que também estão em nossa lista. O nome Shih Tzu significa “leão” em mandarim, o que reflete a aparência do cachorro, com pelos bastante longos na cabeça, mas também o seu comportamento nobre.

    Shih Tzus são cãezinhos muito divertidos e muito leais aos seus donos. São perfeitos companheiros, tendo servido por muito tempo como cães de companhia para os nobres chineses.

  • 04 de 12

    Pequinês

    Pequinês em pé na grama

    O Pequinês também surgiu na China e costuma ter uma pelagem ainda maior que o Shih Tzu, embora haja variantes da raça com pelo mais curto. O Pequinês era um dos cães favoritos dos antigos imperadores chineses e só se tornaram populares no Ocidente no século XX, tendo logo se tornado um artigo de luxo.

    O Pequinês requer grandes cuidados por parte dos donos, não apenas com o seu pelo muito longo, mas também com os problemas respiratórios que a raça pode ter, devido ao seu focinho achatado.

  • 05 de 12

    Yorkshire Terrier

    Yorkshire Terrier marrom fêmea

    O Yorkshire Terrier, como seu nome indica, pertence à linhagem dos Terrier, cães que eram usados na caça de pequenas presas. Até hoje o Yorkshire Terrier preserva habilidades típicas de um caçador, como a coragem e a lealdade aos donos.

    Além dos pelos sedosos, que precisam de escovação constante, o Yorkshire Terrier também demanda atenção dos donos por ter forte tendência a sofrer de ansiedade de separação.

  • 06 de 12

    Lhasa Apso

    Lhasa Apso cuidados

    O Lhasa Apso surgiu há muitos séculos atrás, no Tibet, onde eles eram usados para alertar sobre possíveis invasores dos templos budistas. Até hoje o Lhasa Apso preserva uma audição potente e o hábito de latir bastante quando percebe uma ameaça. O problema é que a raça tende a desconfiar de qualquer estranho, sejam pessoas ou outros animais.

  • 07 de 12

    Bearded Collie

    O Bearded Collie carrega no nome a sua aparência, já que bearded, em inglês, significa barbudo. Mas não apenas os pelos do “bigode” da raça que são grandes. É muito comum que os criadores deixem os pelos crescerem sobre os olhos do Bearded Collie, o que se tornou uma marca da raça.

    Bearded Collies são cães pastores muito eficientes, e entre as qualidades que o tornam útil para a função estão a inteligência, a treinabilidade e o grande entusiasmo.

  • 08 de 12

    Border Collie

    Border collie deitado

    Border Collies nem necessitariam da sua aparência para serem queridos pelos donos. A raça é considerada a mais inteligente do mundo e é cheia de energia e instinto de aventura, embora adore viver no seio da família. Dependendo da variante da raça, Border Collies podem ser bastante peludos, o que lhes dá um aspecto muito gracioso.

  • 09 de 12

    Chow Chow

    Chow Chow peludo na grama

    O Chow Chow surgiu na China, há muito tempo atrás, sendo que lá ele também é chamado de “cachorro leão ofegante”. Isso se deve à pelagem abundante e castanha da raça, semelhante a um leão, e à sua respiração um pouco difícil, o que faz com que o Chow Chow exiba bastante a sua língua incomumente azul.

    Apesar de ser muito fofinho, o Chow Chow não reage bem a muito contato físico e costuma ser bastante desconfiado de pessoas estranhas.

  • 10 de 12

    Samoieda

    cachorro Samoieda sorrindo

    O Samoieda tem todos os motivos para ter uma pelagem bem grande. A raça surgiu numa região da Sibéria onde é comum a temperatura chegar a -60ºC. Eles ajudavam os habitantes locais em muitas atividades diferentes e acabaram se tornando cães muito leais e fortes. Um inconveniente da pelagem tão espessa do Samoieda é ele que não costuma se dar bem em lugares mais quentes, como o Brasil.

  • 11 de 12

    Terra-Nova

    Terranova preto na neve

    O Terra-Nova é um parente próximo do Labrador e do Golden Retriever, sendo que ele possui um porte e uma pelagem maiores que essas outras raças. O Terra-Nova surgiu numa região fria do Canadá que tem o mesmo nome. Lá, ele era muito útil aos pescadores, já que a sua pelagem grossa e impermeável não apenas o protege do frio, como também o torna um excelente nadador.

  • 12 de 12

    Komondor

    Por último, apresentamos uma raça mais exótica, mas que, devido à sua aparência, certamente mereceria estar nesta lista. O Komondor possui pelos predominantemente brancos, que formam cachinhos semelhantes a dreads. Eles são até hoje muito usados no pastoreio de ovelhas na Hungria, sua terra natal, e o fato de ele se parecer muito com uma ovelha com certeza ajuda na função.

Cuidado com os pelos

Adotar um cachorro peludo certamente traz mais despesas para o dono em termos de tosa e higiene. E os cuidados não se resumem apenas a manter a aparência fofa que os cãezinhos dessas raças costumam ter. Se não forem devidamente penteados, tosados e limpos, os cachorros mais peludos podem sofrer com diversos problemas, como infestação por parasitas e até dificuldade de locomoção.

Por fim, se você já estiver pensando no trabalho que vai ter limpando os pelos do seu cãozinho pela casa, saiba que muitos dos cães com pelo longo também são conhecidos por soltarem pouco pelo.