Diferenças entre o Pastor Alemão e o Pastor Belga: saiba quais são

Apesar de muito confundidos, o pastor alemão e o pastor belga possuem algumas diferenças marcantes. Veja quais são elas e tire suas dúvidas
Pastor Belga personalidade

O pastor belga é frequentemente confundido com o pastor alemão, mas mesmo pertencendo ao mesmo grupo – o dos cães pastores – e com alguns traços bastante parecidos, eles possuem suas diferenças e peculiaridades.

E para entender a diferença entre essas duas raças, é importante conhecer um pouco mais sobre elas. Por isso, neste artigo, nós vamos contar um pouco sobre as história dessas duas raças e alguns dos principais traços da personalidade de cada uma. Acompanhe até o final!

Diferenças entre o pastor belga e o pastor alemão

Pastor AlemãoPastor Belga
Tamanho e pesoMaior, a raça pode pesar até 40 kg e medir cerca de 65 centímetros.Pesa até 27 kg e pode chegar apenas até os 60 centímetros. As fêmeas costumam ser menores.
CorPossui a clássica coloração preta e castanha.Pode ser mais loiro e ser todo preto, ao contrário do pastor alemão que sempre será mesclado.
Nível de atividades físicasCostuma gostar mais de desafios e ser mais ativo.Menos ativo, apesar de também precisar de atividades
PopularidadeMuito mais popular. Você encontrará com facilidade um filhote de pastor alemão no Brasil.Não é tão popular, sendo uma raça mais difícil de encontrar. Além disso, algumas variações do pastor belga não existem no Brasil.

Pastor Alemão

O pastor alemão foi criado em 1899 pelo capitão Max Von Stephantiz, que começou a cruzar alguns cães pastores para alcançar uma raça que fosse atlética, inteligente e hábil.

Assim, ele conseguiu chegar oficialmente no pastor alemão que conhecemos hoje. Essa raça é uma das mais populares do mundo e devido à sua força e inteligência, é a querida das forças militares e policiais em diversos países, principalmente nos Estados Unidos e Alemanha.

Esse cãozinho é extremamente inteligente, logo, é uma das raças mais fáceis de ser treinadas e adestradas. Com um bom treino de sociabilização, o pastor alemão pode ser um excelente companheiro para toda a família.

Além disso, ele tende a criar laços muito fortes com os seus tutores, sendo extremamente leal e protetor. No entanto, para ter um pastor alemão, é ideal que você more em uma casa com espaço e esteja disposto a oferecer uma rotina de brincadeiras e atividades. 

Pastor Belga

O pastor belga é um cão extremamente brincalhão e alegre, podendo ser um grande companheiro de toda a família. A raça surgiu logo após a primeira guerra mundial e ficou muito popular nos Estados Unidos.

Por lá, foram criadas variações dessa raça. O pastor belga também é extremamente inteligente e tem muita facilidade para aprender comandos. Além disso, ele pode ser sociabilizado com facilidade, podendo também interagir com outros animais e crianças.

Essa raça possui um nível extremamente alto de energia, e se encontra na lista de um dos cães mais velozes do mundo. Por isso, ele pode ser um excelente pet para os atletas, não sendo a melhor escolha para pessoas sedentárias.

Além de precisar de uma rotina de passeios, corridas, brincadeiras e exercícios, o pastor belga não pode viver em espaços pequenos. Se você tentar criá-lo em um espaço onde ele não possa correr e brincar, esse pet pode desenvolver um comportamento destrutivo, além de ficar extremamente estressado.

Comentários