8 curiosidades incríveis sobre os cães da raça pastor belga

Você sabia que existem quatro variações da raça pastor belga? Saiba mais sobre a raça e veja os fatos curiosos que separamos
Preço do Pastor Belga

O pastor belga é um cão que chama atenção pelo seu pelo volumoso e sedoso, sua postura esguia e também uma fofura única. Além de ser bastante resistente e possuir um corpo bem alinhado, firme e musculoso, a raça gosta de estar sempre praticando exercícios ao ar livre, portanto, é ótima opção para acompanhar atletas.

Esse pet é um excelente companheiro e tende a ser extremamente leal aos tutores e também à família. Por isso, desde a sua criação, ele é tido como um excelente cão de guarda. No entanto, é importante que ele também passe por treinos de adestramento e sociabilização para que consiga se dar bem com outras pessoas e também animais.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o pastor belga? Então acompanhe este texto até o final. Além das curiosidades imperdíveis, contaremos como é a saúde dele e a média de preço de um filhote de pastor belga no Brasil. Vamos lá!

Características e curiosidades sobre o pastor belga

1. Sua origem

Como o próprio nome já dá a entender, esse cãozinho surgiu na Bélgica por volta de 1891, sendo uma raça bem antiga. O professor Adolphe Reul foi o grande responsável por criar esse animal tão forte e leal. O pastor belga é resultado da mistura entre o pastor alemão e o pastor holandês, logo, algumas pessoas tendem a confundir essas raças.

2. O pastor belga pode ter várias cores

A raça é reconhecida oficialmente em várias tonalidades. O pastor belga pode ser preto, caramelo, branco acinzentado e a mistura de todas essas cores juntas. A cor mais famosa desse pet é o preto ou o caramelo com mechas pretas.

3. Astro de cinema

O espírito aventureiro e protetor desse cachorro também já foi parar nas telonas, o que o tornou muito famoso. Em 2015, por exemplo, um Pastor Belga Malinois estrelou o filme Max – O cão herói, uma emocionante história desse cãozinho e seu trabalho junto de soldados americanos.

4. Extremamente inteligente

A inteligência do pastor belga faz com que essa raça seja muito utilizada dentro das forças policiais europeias. Esse peludo tende a aprender os comandos de maneira rápida, além de ser bastante rápido e ágil na hora de realizar qualquer tarefa. E outro ponto que faz com que ele seja querido entre as autoridades, é porque ele cria um vínculo com o tutor, se tornadno extremamente leal.

5. Famoso nos Estados Unidos

Mesmo tendo sido criado na Bélgica, essa raça se popularizou mais nos Estados Unidos. Após a Primeira Grande, esse pet ficou famoso entre os americanos por conta da sua esperteza e beleza do seu pelo. Um tempo depois, em 1959, três variedades de pastores belgas foram separadas no território americano. Entre elas, a Groenendael, que, mais tarde, se tornou a variação mais conhecida da raça.

6. As variações do pastor belga

Existem quatro variações do pastor belga e todas são diferenciadas pelo pelo. O malinois é o único com pelos curtos e também considerado como a primeira variação da raça e se destaca por ter um excelente faro. O tervueren possui uma pelagem ondulada e longa, semelhante a do groenendael, essas duas variações não são populares no Brasil. Já a variação laekenois, contém um pelo de aspecto mais duro e pode ser longo ou curto e ondulado.

7. Ganhou um clube em 1891

Em setembro de 1891, foi fundado o “Clube do Cão do Pastor Belga” em Bruxelas e, em novembro do mesmo ano, o professor Reul reuniu cerca de 117 cães da raça para escolher aqueles que eram considerados os melhores “exemplares”. Dessa forma, começou uma grande seleção dos reprodutores de pastores belga.

8. Bom com crianças e outros animais

Se for adestrado desde cedo, o pastor belga vai se dar bem com toda a família, desenvolvendo um comportamento muito dócil e brincalhão. E por ser muito inteligente e aceitar os comandas com facilidade, educá-lo não será uma tarefa difícil e sim prazerosa para todos.

Como é a saúde do pastor belga?

O pastor belga é um animal bastante forte e saudável, podendo viver até os 12 anos. No entanto, para que ele fique bem, é muito importante que o tutor leve ele com frequência ao médico veterinário, pois ao decorrer da idade ele pode apresentar problemas no quadril.

Além disso, essa raça tem uma tendência a apresentar alergias e problemas na pele, logo, a escovação deve ser diária. Os banhos e a tosa também precisam ser frequentes.

E outro ponto importante, é que essa raça tem um nível de energia muito alto, logo, para se manter forte e saudável, ele precisa ter uma rotina de exercícios e passeios. A alimentação também precisa ser de alta qualidade, logo, o pastor belga pode não reagir muito bem a qualquer tipo de ração.

Quanto custa um pastor belga?

Um filhote da raça pastor belga poderá custar entre R$ 3.000 a R$ 9.000. No Brasil, o futuro tutor provavelmente só irá encontrar o pastor belga malinois, pois é a variação mais popular por aqui. Porém, lembre-se de procurar um canil oficializado e responsável.

Boa sorte!

Comentários