Procurando um cachorro de fazenda? Confira as 7 melhores raças

Procurando um cachorro de fazenda? Confira as 7 melhores raças

Fazer o pastoreio, proteger e ser um companheiro. Confira a lista que separamos com as raças de cachorro ideais para o estilo de vida no campo

São muitas as pessoas que preferem o sossego da vida no campo à agitação das cidades, não é mesmo? Mas a vida no ambiente rural, obviamente, não é apenas sossego, ela também pode ser muito divertida e emocionante.

Os cães que nós vamos apresentar neste artigo sabem muito bem como tirar proveito da liberdade que o ambiente de uma fazenda pode proporcionar.

Certas raças de cachorro, devido à sua grande energia e instinto para a aventura, se sentem muito à vontade quando podem ter bastante espaço para correr livre, farejar e encontrar distrações na natureza. Por isso, elas são companheiras ideais para quem deseja um estilo de vida mais livre e natural.

  • 01 de 7

    Border Collie

    Personalidade do border collie

    Os cães da raça Border Collie já sabem há muito tempo como a vida em uma fazenda pode ser maravilhosa. Sua história remete à conquista das Ilhas Britânicas pelos romanos e, desde então, eles têm se aperfeiçoado como grandes cães pastores.

    Considerados uma das raças mais inteligentes do mundo, os Border Collies adoram mostrar aos seus tutores do que são capazes. Sentem-se extremamente felizes correndo por um campo aberto, sempre em busca de algum estímulo.

  • 02 de 7

    Dálmata

    Dálmata marrom deitado

    Não são precisos 101 Dálmatas para encher uma fazenda de alegria. Basta apenas um. Essa raça é conhecida por seu altíssimo nível de energia e quase nunca está parada. Acredita-se que, no passado, a raça foi muito utilizada para proteção e vigilância, sobretudo de carruagens em viagem. Ou seja, o desejo por liberdade já está no sangue desses adoráveis cãezinhos pintados.

    Hoje em dia, a raça é mais aproveitada como cão de companhia. Sobretudo depois do sucesso dos 101 filhotinhos de Dálmata fazendo bagunça por toda parte, muitas famílias do mundo todo passaram a desfrutar da alegre e leal companhia desses adoráveis grandalhões.

  • 03 de 7

    Schnauzer Standard

    Schnauzer branco

    Você talvez esteja mais acostumado ao Schnauzer Miniatura, outro representante da raça que também tem energia para dar e vender. Mas o Schnauzer Standard (ou Padrão), que tem um porte maior, é realmente o tipo ideal para viver em uma fazenda, já que sua necessidade de espaço é maior e ele possui a força física necessária para enfrentar os desafios do dia a dia em um ambiente rural.

    Muita gente hoje em dia talvez veja os Schnauzers apenas como cãezinhos fofinhos e bigodudos, mas a raça era usada originalmente para caçar ratos, justamente em fazendas! Como muito do seu antigo instinto permanece, eles são até hoje excelentes opções para a vida no campo.

  • 04 de 7

    Jack Russell Terrier

    O Jack Russell Terrier é com certeza um dos cãezinhos mais alegres que existem. Os animais dessa raça compensam o seu porte relativamente pequeno com muita energia, inteligência e determinação para desbravar o mundo.

    O Jack Russell Terrier surgiu no fim do século 19, especialmente para caçar raposas. Eles conseguiam cumprir bem essa função, pois eram tão inteligentes e ágeis como as suas presas. Uma característica que torna a raça ainda mais adequada à vida em uma fazenda é o seu pelo curto, de fácil manutenção.

  • 05 de 7

    Pastor Alemão

    Pastor Alemão deitado na grama

    O Pastor Alemão é bem conhecido pela sua grande versatilidade: ele corre, pula, fareja, vigia e ataca ferozmente sempre que necessário. E além de todos esses atributos físicos, a raça também possui uma inteligência fora do comum. Não é à toa que eles são muito usados como cães policiais, o popular K-9.

    Os Pastores Alemães foram desenvolvidos no século 19 a partir de uma raça desconhecida que, dizem, era muito parecida com um lobo. A ideia era ter um cão pastor que pudesse fazer as suas tarefas praticamente sozinho. Como se vê, eles se mantêm até hoje como típicos amantes da vida ao ar livre.

  • 06 de 7

    Pinscher Miniatura

    Pinscher preço

    Não se engane com a pequenez do Pinscher Miniatura: ele tem muito a oferecer. Agitado como uma criancinha, determinado como um verdadeiro herói, o Pinscher não despensa uma boa brincadeira junto ao seus tutores e está sempre disposto a protegê-los.

    Seu pelo curto é de fácil manutenção. Recomenda-se escová-lo uma vez por semana e dar um ou dois banhos por mês. O Pinscher Miniatura é conhecido por ter uma saúde forte, mas alguns problemas costumam surgir nas suas articulações, justamente por ele ser tão agitado.

  • 07 de 7

    Kuvasz

    Kuvasz deitado na grama

    O Kuvasz é um velho pastor de ovelhas e o fato de ele se parecer com uma tem tudo a ver com isso. Confundido-se com as ovelhas do rebanho, o Kuvasz consegue atacar de surpresa os predadores e mandá-los para bem longe. A raça é forte, vigorosa e obediente. Se forem criados junto da família, rapidamente também se tornam protetores e podem até querer “pastorear” as crianças pequenas da casa.

Livres, mas nem tanto

Os cães ideais para fazendas são aqueles que naturalmente gostam da vida ao ar livre. Cheios de energia, determinados e inteligentes, eles adoram conhecer o mundo, a natureza e suas muitas surpresas.

Entretanto, se você deseja adotar um cãozinho para te fazer companhia no ambiente rural, não se esqueça de que ele também precisa de alguns cuidados, que não são muito diferentes daqueles que os cães da cidade necessitam.

Vivendo no asfalto ou no campo, o seu pet precisa visitar o veterinário, tomar todas as vacinas necessárias, ter uma alimentação adequada e etc. E, talvez o mais importante: mesmo não estando entre as raças mais carentes, esses “cães do interior” não dispensam o carinho e a atenção dos seus tutores para se sentirem bem.