8 sinais que provam que o cachorro é feliz ao lado do tutor

Os cães dão diversos sinais que demonstram seus sentimentos. Confira 8 indicadores e saiba se o seu cachorro é feliz ao seu lado!
Golden Retriever em apartamento com mulher

Ao nos tornarmos tutores, a felicidade e bem-estar dos nossos pets acabam sendo sempre uma grande prioridade para nós. No entanto, você já se perguntou se o seu cãozinho é realmente feliz ao seu lado? E saiba que existem maneiras bem simples de responder essa pergunta. Os cães quando estão felizes dão alguns sinais físicos claros! 

E se você está curioso para saber se o seu amigo de quatro patas é realmente feliz ao seu lado, não se preocupe. Neste artigo nós vamos mostrar para você 8 sinais que os cães dão quando estão muito felizes e satisfeitos com a vida que levam ao lado do tutor. Acompanhe até o final para descobrir tudo. 

8 sinais físicos que o cão dá quando está feliz 

1. Abanar o rabo

Esse é um dos sinais mais comuns e típicos que um cachorro dá quando está feliz ao lado do tutor. Quando o pet abana o rabo em diferentes situações, e não apenas quando ele vai comer seu snack favorito, significa que ele está muito bem e adora a companhia do tutor. Então se o seu cãozinho abana o rabo com frequência, saiba que ele é muito feliz ao seu lado!

2. Boas noites de sono

Se o seu cãozinho consegue relaxar e dormir profundamente ao seu lado, significa que além de estar feliz, ele confia muito em você. Quando estão dormindo, os peludos estão em um momento de vulnerabilidade, logo, se ele relaxa ao seu lado, é um sinal claro de felicidade e também de confiança! Além disso, por meio do sono, o animal consegue descansar e levar uma vida mais saudável.

No entanto, é importante estar atento nesse ponto. Se o seu pet anda dormindo demais e não demonstrando ânimo para atividades diárias, como um passeio, é sinal de algo não anda bem. Dormir demais é um sinal de doenças graves, como a depressão e o hipotireoidismo. Leve o animal com urgência ao médico veterinário.

3. Postura relaxada 

Além do sono tranquilo ao lado do tutor, a postura que o cãozinho demonstra ao lado da família também diz muito sobre o seu estado de espírito. Logo, quando o animal tem uma postura mais relaxada e leve, ou seja, com o rabo e orelha mais relaxados, isso significa que ele está feliz e tranquilo ao lado dos tutores.

Já quando o animal fica com uma postura rígida e as orelhas em pé o tempo inteiro, significa que ele está em constante estado de alerta e algo não anda bem com ele. Por isso, é muito importante que o tutor investigue as causas que levam o animal a ficar em um estado de tensão constantemente. 

4. Um sorriso

Sim, os cães não têm a mesma capacidade que os humanos para sorrir. No entanto, quando o animal está feliz ao lado do tutor, ele automaticamente consegue relaxar os músculos da face. Ou seja, ele vai ficar facilmente com a boca aberta devido a mandíbula relaxada e semiaberta, como se estivesse dando um grande sorriso para toda a família. 

5. Um olhar sereno

Muitos afirmam por aí que os olhos são a janela da alma, logo, ao prestar atenção no olhar de uma pessoa ou um animal, nós conseguimos entender e interpretar o que estão sentindo. Os cães quando relaxam os músculos da face, eles também costumam relaxar as pálpebras, e esse é um grande sinal da felicidade canina! Mas quando o animal fica com os olhos muito arregalados, ou seja, com a parte branca do olho muito aparente, pode significar estresse ou medo

6. Ele come bem!

Um cachorro que não sente apetite ou não come direito, pode ser perigoso, pois significa que ele está doente ou até mesmo triste. No entanto, quando ele sente fome e se alimenta bem, significa que ele está feliz e saudável. Além disso, quando ele pula e demonstra animação e felicidade na hora da refeição, significa que ele confia em você e sente prazer em dividir aquele momento com o tutor.

A hora de comer, é uma hora sagrada para os cães. Com isso, se ele não rosna ou não demonstra nenhuma tensão com a comida dele ao seu lado, significa que ele confia e gosta muito de você! Esse é um excelente sinal de que você e seu peludo são melhores amigos. 

7. Ele raramente destrói alguma coisa 

O hábito que os cães têm de roer mordedores e destruir brinquedos, como bolinhas e bichinhos de pelúcia, está entre as principais maneiras de o pet se entreter. Mas se o pet anda destruindo objetos da casa e não apenas os brinquedos dele, isso pode significar que ele anda triste, ansioso e bastante estressado. Logo, é importante que você fique atento. 

Um cãozinho feliz que sempre passeia e brinca ao lado do seu tutor, raramente vai ter tempo para desenvolver um comportamento destrutivo. Por isso, procure sempre fazer atividades que agradem o seu pet com frequência, dessa maneira você estará garantindo o bem-estar do peludo. 

8. Ele fica tranquilo na sua ausência 

O animal quando está feliz e se sentindo bem com o tutor, raramente vai destruir a casa, uivar ou fazer bagunça. No entanto, se quando você sai ele apronta muito e até mesmo tem o costume de morder as próprias patas, isso significa que algo não anda bem. Esses sinais são claros de que o animal sofre de ansiedade devido a separação. Logo, ao identificar que ele fica triste com a sua ausência, invista nos serviços de day care e dog walker. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *