Cachorro dormindo muito: é normal? Veja o que pode significar

Seu cachorro está dormindo muito e você não sabe se está tudo bem? Veja nesse artigo se é normal o cachorro dormir muito e o que deve ser feito nesses casos.

Os cães podem chegar a dormir 14 horas por dia e algumas raças podem dormir até mais. No entanto, o excesso de sono pode significar que algo não está bem com saúde do pet.

Neste artigo nós vamos te ajudar a entender até onde o sono do seu cãozinho é saudável e normal. E caso ele esteja dormindo mais do que o necessário, vamos te dar algumas dicas para você entender o motivo de tanto sono. Além disso, será mostrado que algumas raças tendem a dormir mais que outras. Boa leitura!

É normal o cachorro dormir muito?

Os humanos precisam de cerca de 6 a 8 horas de sono por dia para ter um bom descanso. Já os cães têm uma rotina de descanso diferente e bem mais prolongada do que a nossa. Os cachorros podem dormir cerca de 12 a 14 horas por dia entre um sono profundo e pequenos cochilos ao decorrer do dia.

Se você acha que o seu cachorro está dormindo muito, saiba que o “muito” para nós, pode significar uma boa rotina de sono para os cães. Antes de verificar se o seu pet anda dormindo demais, você deve procurar analisar as horas em que ele fica ativo e as horas que ele passa dormindo ou cochilando. É normal também observar nesse período alguns tremores no cão, mas que geralmente não são prejudiciais.

E lembre-se: os cães precisam de pelo menos mais de 10 horas de sono por dia. Por isso, é preciso entender que o organismo dos pets é bem diferente do nosso.

Por quanto tempo o meu cachorro deve dormir?

Os médicos veterinários afirmam que os cães podem passar até 50% do dia dormindo. No caso dos filhotes, o período de sono pode chegar até 85% do dia. No momento em que não estão dormindo, eles passam de maneira ativa, brincando, passeando ou se entretendo com alguma outra coisa. E este é o ponto em que você deve estar atento: o seu cãozinho está gastando algumas horas do dia para brincar ou ele apenas dorme?

O tempo necessário de sono para que o metabolismo do seu cãozinho funcione de maneira saudável, vai depender da idade, rotina de exercícios, atividades e o ambiente em que o animal vive. Todos esses fatores são determinantes para te ajudar a entender se o sono do seu peludo anda normal. Além disso, cada cãozinho tem um organismo e condição de saúde diferente, logo, alguns precisam de mais ou menos tempo para descansar.

Os cachorros quando ainda são filhotes podem dormir cerca de 16 a 20 horas ao longo do dia. Mas não se preocupe, essas horas que o filhotinho passa descansando são essenciais para o seu desenvolvimento e a medida em que vão crescendo, se tornam mais ativos e as horas de sono acabam diminuindo.

Já os cachorros adultos podem dormir cerca de 12 a 14 horas por dia, como dito anteriormente. E cães mais idosos podem chegar a 16 horas de sono, com diversos cochilos ao longo do dia.

Labrador dormindo

Visto isso, se o seu pet não ultrapassa as horas estabelecidas de acordo com cada fase, não se preocupe, ele provavelmente está bem e saudável. No entanto, algumas raças costumam ser mais preguiçosas e podem dormir um pouquinho a mais, como o Bulldog Inglês, o Pug, o Basset Hound, o Cavalier King Charles, o Bulmastife e também o São Bernardo.

Essas raças podem ser consideradas “eternas bebês”, chegando a 16 horas de sono e muita preguiça durante o dia e também durante a noite. Cabe ao tutor estabelecer uma rotina de exercícios e passeios para que eles não passem o dia todo “curtindo preguiça” e assim fiquem saudáveis.

Como identificar se o meu cachorro está dormindo mais que o necessário?

No entanto, nem sempre o excesso de sono pode ser normal e saudável. Antes de entender e contabilizar as horas de sono do seu cãozinho, é importante que você leve-o a uma consulta com o médico veterinário para entender como anda a saúde dele.

Alguns cães podem ter algumas doenças que contribuem para o excesso de sono, como as doenças virais, causadas por vermes ou outras doenças no sistema imunológico.

Além disso, a alimentação inadequada também pode causar o excesso de sono, logo, é importante a ajuda de um profissional para que ele avalie se na dieta do animal consta todos os nutrientes, vitaminais e mineiras necessários. Dependendo do pet, uma suplementação pode ser necessária para diminuir o cansaço, fazendo com que ele tenha mais energia e disposição.

Por isso, ninguém melhor do que o próprio tutor para identificar se o sono do cachorro está ultrapassando o normal. Geralmente os cães que ficam muitas horas sozinhos durante o dia, tendem a ficar mais ativos durante a noite.

Se o seu cachorro não demonstra energia hora nenhuma, é sinal de que algo está errado. Além disso, alguns outros sinais podem demonstrar que o seu cãozinho não está bem. Confira:

  • Além do sono ele apresenta falta de apetite e não tem animo nem para comer os seus petiscos favoritos;
  • O cãozinho prefere ficar deitado e cochilando na hora que você convida ele para brincar ou dar um passeio;
  • A respiração do cachorro é muito ofegante ou muito lenta quando ele está dormindo;
  • Mesmo dormindo muitas horas durante o dia, ele aparenta estar sempre cansado;
  • O cachorro fica com os olhos opacos, avermelhados ou sem brilho.
  • Enquanto dorme, o cachorro fica com a temperatura corporal elevada.

Caso o seu pet apresente algum desses sinais, é muito importante que você leve-o em uma consulta com um médico veterinário para identificar o que está acontecendo. É muito importante que o profissional avalie como anda o metabolismo do animal e porque está ocorrendo a ausência de energia.

O excesso de sono pode indicar alguma doença mais grave, como a cinomose, parvovirose ou a depressão canina, além de alguma deficiência séria na alimentação.

cachorro relaxando

Por fim, lembre-se de sempre disponibilizar para o seu cachorro uma caminha ideal, limpa e com bastante conforto, pois assim como os humanos, o cãozinho precisa ter um sono de qualidade.

Uma noite mal dormida pode fazer com que o animal se sinta indisposto para brincadeiras e passeios. Ainda, permita que o cãozinho durma pelo menos 12 horas por dia, pois o cansaço no animal pode gerar ansiedade e estresse.

Gostou? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *