Redbone coonhound: características, saúde, preço e mais

Você ja conhece o redbone coonhound? Então saiba mais sobre a história, características, personalidade, saúde e preço da raça

redbone coonhound

O redbone coonhound é um cão extremamente atraente para aqueles que amam cães de grande porte. Esse cãozinho tem uma pelagem caramelo brilhante, orelhas compridas e um olhar pidão que acaba sendo irresistível para qualquer fã de cachorro. Além disso, o coonhound é uma raça descontraída e muito divertida, mas deve ser criada em espaços grandes, pois energia é um dos seus pontos fortes. E se você ficou curioso para descobrir um pouco mais sobre essa raça, leia o artigo até o final. Vamos lá!

História do redbone coonhound

O redbone é uma das raças que podem ser rotuladas como “made in America”, pois foi desenvolvida nos Estados Unidos. Como a maioria das raças de coonhound, o redbone descende de foxhounds, bloodhounds e, possivelmente, de cães irlandeses. O homem que mais fez para desenvolver a raça foi George E. L. Birdsong, um conhecido caça-raposas e criador de cães que morava no estado da Geórgia.

O United Kennel Club registrou seu primeiro redbone em 1902. Foi a segunda raça coonhound reconhecida pelo UKC, depois do Black and Tan. O que é um fator curioso, pois a raça mesmo sendo americana, foi reconhecida primeiro no continente Europeu. O American Kennel Club só foi reconhece-lo em 2009 e ocupa o 122º lugar entre os cães registrados pelo clube.

Muitos dos primeiros redbones tinham uma marca preta sobre as costas, dando origem ao apelido de “sela”, como aquelas que utilizamos para montar a cavalo. No entanto, essa característica foi desaparecendo com o tempo. Isso ocorreu pois os criadores da raça selecionaram um tom de caramelo avermelhado para ser a cor oficial do redbone, e com isso, a mancha preta eventualmente desapareceu.

Características físicas do redbone coonhound

O redbone tem cerca de 53 a 68 centímetros de altura e as fêmeas tendem a ser menores que os machos. O peso pode variar entre 20 a 31 quilos, pois mesmo sendo um cão de grande porte, os redbones possuem um porte magro e musculoso. Ele tem uma pelagem lisa e fácil de cuidar que precisa apenas de uma escovação semanal, mas é indicado usar uma escova própria.

Esteja ciente de que os redbones podem ter o que geralmente é descrito como o famoso “cheiro de cachorro”. Por isso, banhos regulares podem ajudar a manter o odor sob controle, mas ainda sim é algo com que você deve estar preparado para conviver. Se você deseja mantê-lo cheiroso, precisará dar banhos a cada 15 dias. No entanto, é importante lembrar que essa frequência não poderá ser mantida durante o inverno.

Como é a personalidade do redbone coonhound?

Sensíveis e afetuosos, esses cães adoram suas famílias humanas e podem até mesmo ser ótimos companheiros de brincadeira para crianças, desde que passem por um treinamento de socialização precoce. Claro, você deve sempre supervisionar o tempo de brincadeira entre crianças e cães – até mesmo cães bem treinados. Como uma raça inteligente e enérgica, os redbone coonhounds precisam de bastante exercício físico e mental, ou então eles podem ficar entediados e agir mal. Mantenha-os sempre ocupados com atividades e brincadeiras, assim você terá um companheiro de família feliz e ativo.

No entanto, um ponto bastante importante para ressaltar sobre a personalidade da raça, é a sua teimosia. Esse pet tende a sempre querer fazer apenas o que quer, logo, treiná-lo será uma atividade bastante árdua e complicada, que exigirá do tutor bastante paciência e dedicação. Adestrá-lo não é impossível, mas você pode precisar de ajuda de um adestrador. Além disso, é importante que os treinos comecem quando ele ainda é um filhote, tentar treinar essa raça após os dois anos de idade pode ser uma tarefa mais complicada.

Uma boa dica é: comece a treinar seu filhote de redbone no dia em que o levar para casa. Mesmo com 8 semanas de idade, ele é capaz de absorver tudo o que você pode ensinar. Nunca espere até que ele tenha seis meses para começar os treinamentos, ou você terá um cão maior e mais obstinado para lidar. Um jovem redbone irá testá-lo de todas as maneiras para ver do que ele consegue se safar. Diante disso, ele não é recomendado para tutores de primeira viagem.

E se você tiver outros pets em casa, a sociabilização pode ser muito importante. O redbone pode se dar bem com outros animais de estimação, como gatos, se tiver sido criado com eles e treinado para isso. Caso contrário, esteja ciente da tendência a perseguir gatos e outros pequenos animais com muita frequência, pois ele é uma raça caçadora.

Ah, e se você está buscando por um cão silencioso e que late pouco, talvez o redbone não seja uma boa opção. Esses peludos podem ser bem barulhentos. Eles gostam tanto de se comunicar com os tutores, que acabam latindo para qualquer coisa.

Saúde do redbone

Todos os cães têm potencial para desenvolver problemas genéticos de saúde. Mas a boa notícia é que os redbone coonhounds são geralmente saudáveis ​​e têm uma vida longa, podendo viver até os 12 anos de idade. No entanto, podem ser diagnosticados com displasia de cotovelo ou no quadril. Logo, é importante ter cuidado durante as atividades e brincadeiras que realizar com ele.

Além disso, também podem estar sujeitos a infecções de ouvido. Verifique as orelhas semanalmente, limpe-as se necessário e mantenha-as secas para ajudar a eliminar o ambiente quente e úmido em que o fermento e as bactérias se desenvolvem. Outro ponto de atenção é que esta raça é propensa a ter obesidade, por isso tome cuidado para não alimentá-los em excesso, o que pode agravar problemas nas articulações e contribuir para outros problemas de saúde.

Qual o valor do redbone coonhound no Brasil?

O redbone coonhound custa de R$ 4.000 até R$ 8.000. Encontrar um bom criador é uma ótima maneira de adquirir o filhote certo e saudável, logo, evite comprá-lo pela internet e busque um canil responsável. A melhor parte em encontrar um bom criador, é que ele irá combinar você com o filhote certo e, sem dúvida, terá feito todas as certificações de saúde necessárias para rastrear os problemas de saúde o máximo possível.

Encontrar essa raça no Brasil é um pouco difícil e você terá que fazer uma boa pesquisa. Você também pode considerar a adoção de cães, é gratuita e fará um cachorro muito feliz.

Comentários