8 curiosidades incríveis sobre o boiadeiro australiano

Boiadeiro australiano, australian cattle dog ou blue heeler, é uma raça repleta de curiosidades. Saiba mais sobre esse cão que parece raposa
Boiadeiro Australiano

O boiadeiro australiano é conhecido pelos seus pelos mesclados com branco, preto e caramelo. A raça é cheia de particularidades, pois é quase como um cão raposa e pode ter um comportamento muito parecido com o desses animais. Como um legítimo cachorro de pastoreio, esse cãozinho será um excelente companheiro e estará sempre alerta e disposto para ajudar os tutores. 

Além disso, o boiadeiro australiano também conhecido como australian cattle dog ou blue heeler, é um cãozinho muito alegre e cheio de energia. Porém, não se deixe enganar pelo porte médio desse pet, pois ele exigirá de você muitas horas de atividades, passeios e brincadeiras. 

E se você ficou com vontade de saber mais sobre o boiadeiro australiano, não se preocupe. Neste artigo nós vamos falar sobre as principais curiosidades e também características da raça. Além disso, vamos explicar como é a saúde desse cãozinho e o valor de um filhote da raça no Brasil. Acompanhe até o final para ficar por dentro de tudo! 

8 fatos curiosos sobre o boiadeiro australiano 

1. Ele surgiu na Inglaterra mas se popularizou na Austrália 

O boiadeiro australiano foi criado na Inglaterra por volta de 1800. A raça era originalmente utilizada para cuidar dos rebanhos bovinos no país, mas logo depois o cãozinho foi levado para a Austrália e por lá se popularizou, por isso o nome boiadeiro australiano.

O australian cattle dog é o resultado de uma miscigenação que começou com cachorros de pastoreio – possivelmente collies com dingoes – em busca de uma raça que fosse eficiente no trabalho com o gado.

2. Um legítimo cão de pastoreio

O boiadeiro australiano foi criado unicamente para cuidar e guiar gados. Nos anos 80, grandes áreas de terra foram disponibilizadas para a pecuária e eram tempos que pediam cães de pastoreio enérgicos, inteligentes e dispostos para o trabalho, que não era nem um pouco fácil. Em função disso a popularidade aumentou, pois a raça demonstrou ser extremamente forte e ideal para esse tipo de trabalho. A performance desses cachorros impressionou os fazendeiros da época e ajudou no desenvolvimento da pecuária australiana. 

3. Esteja pronto para lidar com a energia dele!

Com energia para dar e vender, o boiadeiro australiano é um cachorro muito ativo. Não acredite que ele vai ficar em casa esperando você chegar e lhe dar carinho. Ele gosta mesmo é de explorar e adora uma aventura. Logo, criá-lo em um apartamento pode não ser a melhor ideia do mundo, mas se decidir fazer isso, esteja pronto para investir em uma creche para cachorro ou day care. O boiadeiro australiano precisa gastar energia e caso não o faça, pode desenvolver um comportamento ansioso e destrutivo

4. São muito leais 

Por ser muito leal, pode ser um ótimo cão de guarda, pois seu instinto de proteção é bem desenvolvido. E isso também faz com que ele seja bastante apegado à sua família, especialmente quem ele elege como dono, a quem ele vai seguir e acompanhar.

Por outro lado, ele não se apega tanto às crianças. Apesar disso, e principalmente depois de ser adestrado, o boiadeiro australiano é amoroso e brincalhão com os pequenos. 

5. Uma mordidinha aqui e outra ali!

Outro aspecto interessante da personalidade do boiadeiro australiano é sua mordedura. Por ter sido criado para caçar e pastorear gado, ele tem tendência a usar com frequência seus dentes para morder ou mordiscar, mesmo em brincadeiras. Para ensinar o pet a parar de morder, treinos de obediência e socialização são recomendados desde filhote. Se você tiver crianças pequenas em casa, o treinamento de faz ainda mais necessário. 

6. O boiadeiro australiano gosta de caçar 

Como mencionamos, a raça tem um completamento parecido com a das raposas e um instinto bastante caçador, podendo até querer carregar alguns animais para dar de presente ao seu dono. Aliás, é um comportamento comum a algumas raças de perfil caçador, então não brigue com o boiadeiro se ele te trouxer um ratinho. Assim como com os gatos, o pet acha que isso é um presente, logo, não fique bravo e esteja preparado. 

7. Ele raramente late 

O boiadeiro australiano costuma ser silencioso e vai latir apenas como necessário, por isso é considerado um ótimo cão de guarda. O boiadeiro vai latir apenas para avisar seu tutor de alguma coisa estranha. Ele também pode ficar ansioso e desconfiado com um desconhecido que fica olhando demais para ele, ou com aquele carteiro que apareceu de repente sem avisar. 

8. Ele não apresenta muitas variações de cor 

O padrão da raça boiadeiro australiano prevê duas cores: azul (manchado ou salpicado) e vermelho salpicado. Em todo caso, podem ocorrer marcas pretas, marrons ou brancas. Os filhotes nascem brancos e ganham as cores à medida em que crescem. O pelo é duplo, sendo a camada mais externa composta de fios rígidos, retos e horizontais, tornando-o mais resistente à chuva. A camada interna é densa e com fios mais curtos.

Como é a saúde do boiadeiro australiano? 

No geral, esse cãozinho é forte e muito saudável. Mas assim como qualquer raça, ele pode apresentar alguns problemas de saúde, como: desgaste dos ossos do quadril, surdez e até mesmo a cegueira, todas essas condições podem ser genéticas. Por isso, é muito importante que você leve o seu boiadeiro australiano com frequência ao médico veterinário. 

O pelo desse cãozinho também merece atenção, portanto, a não ser que se trate de um cachorro com acesso a áreas com lama, o banho deve ser dado somente quando necessário, podendo ser a cada dois meses. Além disso, a saúde bucal também deve ser feita, por isso, procure escovar os dentes do boiadeiro australiano uma vez na semana.

Qual é o valor da raça no Brasil? 

O preço pode variar de R$ 350,00 a R$ 3.800, o valor foi calculado com base no preço de filhotes da raça nos principais sites de venda do país. Mas é muito importante que você procure um canil sério e oficializado para comprar o seu cachorro. E antes de comprar um animal, visite um abrigo para adoção, existem vários cães à espera de um lar, de graça!! Boa sorte.

Comentários