Saiba como calcular a idade de um cachorro

Para calcular a idade de um cachorro, deveremos considerar as características de cada raça. Por isso, disponibilizamos uma tabela para te ajudar no cálculo
Pug com chapéu de aniversário

Por muitos anos, prevaleceu uma teoria de que cada ano canino corresponde a 7 anos humanos. De fato, muita gente ainda tenta calcular a idade de um cachorro utilizando esta fórmula. Porém, diversos estudos demonstraram que o envelhecimento e a expectativa de vida dos cachorros dependem de algumas variáveis referentes ao organismo de cada individuo.

Por isso, multiplicar simplesmente a idade humana por sete não pode ser adotado como uma equação universal para estimar a idade canina.

Você se pergunta quantos anos tem seu melhor amigo? Neste post, te explicamos como calcular a idade de um cachorro e te contamos a expectativa de vida de nossos melhores amigos.

Qual a diferença da idade do cachorro para a do homem?

Como já te contamos, a técnica de multiplicar por 7 não é uma forma fiável ou eficaz de calcular a idade de um cachorro, tendo como referência os anos humanos.

Afinal, se esta teoria fosse certa, seria muito difícil que um cão conseguisse viver mais de 12 ou 13 anos, já que isto equivale a, mais ou menos, uns 90 anos humanos.

Porém, muitos cães mestiços ou de raça definida superam esta expectativa de vida, chegando a viver até 20 anos junto aos seus tutores.

Inclusive, o mundo inteiro se emocionou ao conhecer a história de Bluey, um pastor boiadeiro australiano que alcançou impressionantes 29 anos de vida! E isso seria basicamente impossível segundo a teoria de multiplicar por 7, já que os cães poderiam cumprir 140 anos e até seriam capazes de viver 2 séculos com os devidos cuidados e uma genética privilegiada.

Talvez, agora você deve estar se perguntando qual é a diferença entre a idade dos cães e a dos homens. Basicamente, os cães envelhecem mais rapidamente que as pessoas, porque o seu organismo mantem um metabolismo muito mais acelerado do que o nosso.

Por isso, nossos melhores amigos infelizmente não podem nos acompanhar por toda nossa vida. Além disso, isso também explica o porquê a infância dos cães é tão curta, de 12 a 18 meses, de acordo com a raça e as características de cada animal.

Como calcular a idade de um cachorro?

Atualmente, os especialistas concordam que os cães representam a espécie com maior biodiversidade de todos os mamíferos. O longo processo evolutivo que permitiu que os cães se diferenciassem dos lobos e fossem domesticados também deu origem a uma série de indivíduos unidos por um código genético (ADN), mas diferentes em muitos aspectos, como peso, tamanho, aparência física, comportamento, etc.

Não te contamos isso só como uma curiosidade sobre nossos melhores amigos. Este dado é importante para entender que cada cão é um indivíduo único e singular, e que cada raça tem certas particularidades físicas e comportamentais.

Por isso, o desenvolvimento fisiológico e o ritmo do envelhecimento não são os mesmos em todos os cães. Se queremos calcular a idade de um cachorro, deveremos considerar algumas características.

Para facilitar este processo, a BBC elaborou uma calculadora de idade canina que se baseia nos dados fornecidos pela Veterinary Medical Database dos Estados Unidos e pelo Kennel Club do Reino Unido.

Um método confiável para calcular a idade canina

O método simplificado proposto pela BBC se divide em duas etapas básicas. A primeira pode ser aplicada durante os dois primeiros anos de vida dos nossos cães. Já a segunda foi elaborada especialmente para ser utilizada a partir do terceiro ano de vida dos nossos melhores amigos.

Logo abaixo, você pode ver em que consiste o cálculo em cada uma de estas etapas.

Calculando a idade um cão com até 2 anos humanos

Nesta etapa, para calcular a idade de um cachorro, só precisamos considerar o seu porte: pequeno, médio ou grande. Os cães de porte pequeno são aqueles que possuem até 9 kilos de peso corporal; os de porte médio podem pesar entre 10 e 23 kilos; e os cachorros de porte grande mantem um peso corporal superior a 24 kilos.

O cálculo da idade canina, neste caso, propõe as seguintes multiplicações:

  • Porte pequeno: multiplicar a idade humana por 12,5;
  • Porte médio: multiplicar a idade humana por 10,5;
  • Porte grande: multiplicar a idade humana por 9.

Como podemos ver, os cães de porte grande ou gigante demoram mais a crescer durante a primeira etapa de desenvolvimento. Por isso, a infância das raças de maior tamanho é mais longa que nos cães pequenos. Porém, como veremos, esse ritmo se inverte quando os cachorros se tornam adultos.

Como calcular a idade dos cães após seu 3º ano de vida

Quando nossos melhores amigos cumprem seu terceiro “ano humano”, para saber sua idade, teremos que levar em consideração também a sua raça.

Para facilitar o cálculo, a BBC propõe uma tabela com as raças mais populares a nível mundial.

Se seu cãozinho não está mencionado na tabela, basta escolher a raça mais similar e fazer o cálculo seguindo a proposta. Essa mesma lógica vale para os cães mestiços: basta escolher a raça mais semelhante para fazer o cálculo da sua idade canina. Veja só:

Raças pequenasMultiplicar cada ano humano por:
Lhasa Apso4,49
Shih Tzu4,78
Chihuahua4,87
Beagle5,20
Cocker Spaniel5,55
Pug5,95
Buldogue Francês7,65
tabela para o cálculo de idade de cachorro
Raças médiasMultiplicar cada ano humano por:
Staffordshire Bull Terrier5,33
Labrador e Golden Retriever5,74
tabela para o cálculo de idade de cachorro
Raças grandes/gigantesMultiplicar cada ano humano por:
Pastor Alemão7,84
Boxer8,90
tabela para o cálculo de idade de cachorro

Se você quiser consultar diretamente a calculadora da BBC, basta clicar aqui!

Quanto vive um cachorro?

A expectativa de vida dos cães também depende do seu porte e da genética de cada raça. Geralmente, os cães de pequeno porte costumam viver mais que os de grande porte, já que envelhecem mais lentamente durante a fase adulta.

Calcula-se que as raças pequenas ou médias podem viver de 13 a 17 anos, enquanto os cães grandes ou gigantes podem viver de 8 a 14 anos.

Porém, a quantidade de anos que um cão vive não depende apenas de características internas ao seu organismo. Os cuidados proporcionados por cada tutor, como uma adequada medicina preventiva, uma alimentação de alta qualidade e um ambiente positivo, são essenciais para a qualidade de vida de todo cão.

Por isso, se você pretende que seu melhor amigo te acompanhe por muitos anos, cuide muito bem dele.

E qual é a expectativa de vida de um cão mestiço?

De acordo com uma investigação realizada pelo Royal Veterinary College, de Londres, os cães mestiços vivem 1,22 anos a mais que os cachorros de raça definida.

Como demonstram uma maior variedade genética e foram submetidos a menos cruzamentos seletivos, os cães mestiços possuem uma baixa incidência de doenças degenerativas.

Por isso, costumam ser mais saudáveis que os cães de raça definida e podem desfrutar de uma privilegiada expectativa de vida.

Então, você tem mais um excelente motivo para adotar um melhor amigo e permitir estes cãezinhos conheçam o amor de uma família. Por que comprar se você pode adotar?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *