Filhotes de cachorro: 10 fatos curiosos sobre essa fase da vida dos cães

Que os filhotes de cachorro trazem muita diversão e fofura para a vida dos tutores, todo mundo sabe. Mas e estas 10 curiosidades, você sabia?
12 Filhotes de Golden Retriever

A infância é uma das melhores fases da vida, pois é o momento onde os pequenos estão descobrindo o mundo. E com os cães não é nada diferente, quando os peludos são filhotes é tudo muito emocionante, divertido e prazeroso.

Os tutores se divertem muito ao lado dos pets durante essa fase. E esse momento na vida dos cães é repleto de curiosidades que poucos tutores conhecem. Ficou curioso?

Neste artigo, vamos contar um pouco sobre as principais curiosidades sobre os filhotes de cães. Esses fatos não vão só te ajudar a criar o seu cãozinho da melhor maneira, como vai fazer com que você descubra um mundo totalmente novo sobre eles.

10 curiosidades incríveis sobre os cães filhotes

1. Cegos e surdos

Três filhotes de Beagle dormindo

Pouca gente sabe, mas os filhotes de cães nascem cegos, surdos e sem dentes. Mas logo após três semanas de vida, os pequenos peludos começam a desenvolver esses sentidos e abrir os olhos aos poucos.

2. Eles ganham dentes definitivos bem cedo

Os afiados dentinhos dos filhotes nascem por volta da terceira semana de vida. No entanto, o mais interessante disso tudo é que os 42 dentes definitivos dos cães surgem ainda entre os quatro e sete meses de vida do animal. Nesse período a gengiva coça bastante, logo, procure comprar vários mordedores para o filhote.

3. Demoram para controlar o xixi e as fezes

Os músculos do esfíncter anal dos filhotes, por onde saem as fezes e o esfíncter uretral, por onde sai a urina, só se fortalecem depois dos quatro meses de idade e em alguns cães pode demorar cerca de 8 meses. É por esse motivo que o filhote sai fazendo xixi e cocô por onde passa. Por isso, além de muita paciência, é ideal que o tutor disponibilize uma área grande com tapete higiênico ou jornal para que o cãozinho possa fazer suas necessidades.

4. Os machos fazem xixi sentados

Os filhotes, tanto machos quanto fêmeas, fazem o xixi agachados, mas para os cães machos isso muda bem rápido. Por volta dos 6, 7 meses de idade, ou mesmo mais tarde, os machos começam a levantar a patinha para fazer xixi. A partir daí, os cães machos já começam a atingir a puberdade. Nesse período ele pode começar a querer fazer xixi por todo canto, logo, a castração pode ser uma solução.

5. Cães também passam pela fase oral

Beagle filhote

Como os bebês, filhotes conhecem o mundo pela boca, logo, eles também passam pela fase oral, ou seja, colocam tudo o que veem pela frente na boca. Por isso, é muito importante que você mantenha o filhote em segurança nessa fase, colocando produtos de limpeza e outros objetos cortantes e perigosos longe deles. Compre vários brinquedos para que ele se sinta estimulado durante essa fase importante.

6. O adestramento

Os cães não nascem sabendo que não podem comer lixo, morder sapato ou fazer xixi no sofá. Logo, é muito imprimiste que o adestramento comece a partir dos 4 ou 6 meses de idade dos filhotes. Filhotes precisam de carinho e muito reforço positivo para assimilar o que é certo, nada de gritar ou brigar com o bichinho.

7. Filhotes não gostam de barulho de chuva

O barulho da chuva e também dos trovões, que tanto nos acalma quando estamos querendo dormir, incomoda muito os cãezinhos. Isso acontece porque eles possuem a audição muito mais apurada que a nossa, portanto, o barulho de uma tempestade pode ser inúmeras vezes mais impactante e assustadora para eles.

8. Filhotes têm mais chances de contrair doenças

O risco de um filhote contrair qualquer tipo de doença é bem maior do que um cachorro adulto, por isso essa é uma fase que exige muito cuidado. Antes de vacinar e vermifugar o pet, evite sair com ele na rua e mantenha-o protegido em casa.

9. Sociabilização

Três filhotes de Pug

Após ser vacinado, é muito importante que o filhote tenha contato com outros animais. Poucos tutores sabem, mas quando a sociabilização é feita desde cedo, o cachorro tem mais chances de ser mais sociável, dócil e amável com todos, inclusive com a própria família.

10. Filhotes precisam de um líder desde cedo

Como tutor, é muito importante que você mostre para ele que você é o líder da casa quando ele ainda é filhote. Os cães são animais que gostam de viver em matilhas, logo, precisam de um líder. Caso ele não veja no tutor a figura de alguém que manda no ambiente, ele pode desenvolver um comportamento nada agradável, podendo ficar até mesmo agressivo. Todo cuidado nessa fase reflete durante toda a vida do animal, logo, esteja atento!

Comentários