Banho em filhotes de cachorro: tudo o que você precisa saber

O banho em filhotes de cachorro requer muitos cuidados. Separamos tudo o que você precisa saber para higienizar seu pet corretamente
cachorro tomando banho na banheira

Dar banho em um cãozinho exige muita atenção por parte do tutor e alguns cuidados durante a limpeza são essenciais

O filhote acaba de chegar em casa e o tutor acaba descobrindo diversas coisas novas com o novo amigo, incluindo os cuidados e o bem-estar do bichinho. Entre a lista de cuidados com o filhotinho, está o banho.

E quando o assunto é a limpeza do cãozinho, diversas dúvidas surgem. Entre elas: a partir de que idade posso dar banho no cachorro?

É importante lembrar que os cães não devem tomar banho com muita frequência, pois o excesso de limpeza pode tirar a oleosidade e as defesas naturais da pele do cachorro.

Além disso, quando o pet ainda é filhote, ele está começando a desenvolver todas essas proteções no corpo dele. Por isso, os banhos devem ser mensais e com os produtos adequados, como shampoo para cachorro. 

Fique atento, pois o banho em filhotes de cachorro precisa de muitos cuidados, principalmente com os olhos e orelhas. Por isso, neste artigo vamos te ensinar qual é o momento certo para dar o primeiro banho no cãozinho, junto com o passo a passo para você conseguir limpar o pet sem machucá-lo. Os filhotes são delicados e precisam de cuidados especiais.

Boa leitura!

Banho em filhotes de cachorro: quando dar o primeiro banho?

Os cães filhotes podem tomar banho a partir dos dois meses de idade. No entanto, o tutor deve verificar se realmente existe a necessidade de dar banho no pet naquele momento. Caso ele viva dentro de casa, o banho pode ser adiado por mais tempo, podendo ser dado com quatro meses de idade.

Os filhotes podem tomar banho, mas isso não deve se tornar um hábito frequente. Logo, procure dar os banhos no cãozinho mensalmente. A necessidade vai depender da rotina e ambiente em que o pet vive. 

É importante lembrar que os banhos quando o animal ainda é filhote devem ser dados em casa, com água morna e os produtos ideias. Nos pet shops, você encontra shampoos próprios para os filhotes. Eles são importantes pois limpam sem tirar as defesas naturais da pele do cãozinho.

Os primeiros banhos precisam ser em casa, pois o animal ainda não tomou todas as vacinas, logo,  levá-lo até uma clínica para a limpeza pode ser muito perigoso. O animal em seus primeiros meses de vida ainda não tem uma pele preparada para lidar com parasitas, mudanças climáticas e produtos com um ph muito alto, como os shampoos para cães adultos. Logo, tome cuidado! 

Passo a passo para o banho do cachorro filhote

  • Confira a temperatura da água: para começar o banho do cãozinho, opte sempre pela água morna. A água fria pode assustá-lo e causar choque térmico. Já a água quente, pode causar problemas sérios na pele, como a dermatite e as queimaduras. Para verificar se a água está na temperatura ideal, coloque seu pulso na água e deixe por alguns minutos. Se você não sentir nenhum incômodo durante esse tempo, ela está morna;
  • Antes de passar o shampoo, molhe toda a pele do animal para facilitar a limpeza e aplicação do produto; 
  •  Escolha dias quentes: o filhote ainda tem a imunidade baixa, logo, uma gripe para o cãozinho pode ser muito perigoso. Por isso, opte por um dia quente e ensolarado para dar banho no pet;
  • Cuidado com as orelhas: proteger as orelhas do cachorro é essencial em qualquer idade, pois água no ouvido pode causar inflamações. Por isso, antes do banho coloque no ouvido do cãozinho o algodão impermeável;
  • Evite molhar demais o rosto do pet: para limpar o rosto do cãozinho, utilize apenas uma toalha úmida com uma gota de shampoo. O rosto deve ser evitado, pois caso caia shampoo nos olhos do pet, pode causar irritações ou até outros problemas oculares
  • Evite banhos no inverno: o cachorro quando ainda é filhote, não tem defesas o suficiente no corpo e ainda não tomou todas as vacinas. Logo, dar banho no pet durante o inverno pode ser perigoso. Nesse caso, opte pelo shampoo à seco;
  • Associe o banho a algo positivo: durante o banho com o cãozinho, brinque com ele e torne a limpeza um momento divertido. Além disso, após o banho dê algum snack para ele. Associar o banho a algo positivo é importante para que você possa limpá-lo sem dificuldades quando ele estiver adulto.

Cuidados extras durante o banho do filhote

Além do banho é importante que você tenha um cuidado redobrado na hora de secar o pelo do animal. O uso de toalhas limpas e um secador de cabelo são ideias para uma boa secagem. No início ele pode ter medo do secador, por isso tenha paciência. E tenha cuidado com a temperatura do objeto para não queimar o pele do animal.

Os filhotes têm uma tendência muito grande a desenvolverem doenças de pele causadas pela umidade, pois como dito antes, a pele deles ainda não tem defesas suficientes. Um dos problemas mais comuns após o banho dos filhotes, são as dermatites. Por isso, após o banho seque bem o animal.

Quando o cachorro ainda é filhote, ainda não tomou todas as vacinas, logo, passeios na rua podem ser perigosos para ele. Por isso, se o animal não vai ainda à rua com frequência, a necessidade do banho acaba sendo bem menor em comparação aos cães que passeiam com frequência.

Por isso, como dito anteriormente, os banhos podem ser dados mensalmente ou até mesmo uma vez a cada dois meses. Após as vacinas e ao iniciar os passeios na rua, a frequência de banho pode aumentar.

E por fim, é muito importante buscar a orientação de um médico veterinário para que ele possa analisar as necessidades do seu cãozinho. Cada animal é único, e a necessidade do banho pode ser diferente para cada um. Algumas raças precisam de mais banhos, já outras precisam tomar banho com bem menos frequência.

Além disso, se após o primeiro banho em casa você notar que o animal não reagiu bem, procure ajuda de um profissional. E lembre-se: sempre leve o pet para consultar com o veterinário e faça exames de rotina. Cuide do seu melhor amigo!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *