Como saber quem o cachorro escolheu como dono? Veja o que o cão considera

Entenda o que o cachorro considera para escolher o seu tutor e como ele sabe quem é o seu dono. Será que o seu pet te escolheu? Veja!
Golden Retriever em apartamento com mulher

Os cães amam ter uma família e sobre isso ninguém tem duvidas. No entanto, algumas vezes, o cãozinho parece priorizar e até mesmo obedecer mais uma determinada pessoa na casa. E geralmente, é essa pessoa que o peludo escolhe para ser seu dono.

Logo, as outras pessoas que vivem na casa, são tidas apenas como seus familiares, mas isso não significa que ele ame menos os outros membros da família. Você já notou isso com o seu pet?

A realidade é que alguns cães geralmente tendem a ver uma específica pessoa da casa como o líder, assim como acontece na matilha. Geralmente eles sentem mais confiança e segurança nessa pessoa, a escolhendo como o seu tutor oficial. Geralmente, esse dono tende ser o adulto responsável pela casa, mas a regra não é universal.

Mas afinal, o que será que o cão leva em consideração? Se você ficou curioso para saber o porquê o seu pet te escolheu, ou não, nós vamos te explicar tudo o que o cachorro leva em consideração para escolher o seu dono. Acompanhe até o final!

Como o cachorro escolhe o dono?

Algumas pessoas tendem a achar que o pet escolhe o dono pela quantidade de comida, atenção e carinho que ele recebe, mas não é bem assim. Apesar de alimentação ser algo que os cães adoram, assim como atenção e carinho, esses não são os principais determinantes que levam o cachorro a escolher o seu tutor.

O que realmente faz com que o cão escolha o seu “tutor oficial” é com quem ele passa o tempo e tem mais interação durante os seus primeiros seis meses de vida. Você sabia disso? Até os seis meses de vida, o cérebro dos filhotes de cachorro são muito receptivos, então as experiências sociais que eles têm podem influenciar a escolha deles pelo resto de suas vidas.

Por exemplo, se durante esse período o cãozinho for criado apenas por mulheres ou tiver uma interação bem maior com humanos do sexo feminino, eles ficarão bem mais confortáveis na presença de mulheres e poderão não se dar tão bem com homens. Isso pode explicar, inclusive, o comportamento de cães que são adotados quando já são adultos.

Por isso é tão importante que nesse período, o cão tenha uma grande diversidade de interações positivas com uma grande variedade de pessoas, lugares e coisas. No entanto, sempre vai ter alguém na casa que vai acabar dedicando mais tempo para o peludo e provavelmente esse será o escolhido do animal. Mas alguns outros pontos também podem ser levados em consideração.

Como o cachorro sabe quem é seu dono?

Instinto

Se na sua família existem crianças, jovens e adultos, provavelmente serão os mais velhos que irão prover s conforto da casa e os que darão ordem com mais frequência. E o cachorro vai começar a perceber essa hierarquia a medida em que vai crescendo, logo, assim como acontece na matilha, o cão verá esse adulto como o líder da casa. Com isso, pode passar a obedecer e atender essa pessoa com mais frequência, tudo por uma questão de instinto.

Passeios

Na casa podem haver várias pessoas, mas sempre vai existir aquele que sai com mais frequência para passear a brincar com o cachorro. Logo, se ele desfruta muitos momentos de prazer ao lado dessa pessoa, ele pode facilmente vê-la como o seu tutor, pois ele vai associar aquela pessoa a momentos de diversão e alegria.

Dedicação

Não existe nada mais forte do que criar laços com o seu cachorro, e você consegue criá-los por meio da dedicação que é oferecida ao animal. A dedicação vem desde dar banho no pet, até os simples petiscos que ele recebe no dia a dia. Além disso, se você opta por desfrutar bons momentos com o seu cachorro, como assistir um filme em um sábado a noite, ele vai começar a desenvolver um sentimento único por você. Logo, ele facilmente pode te escolher como tutor.

E o seu cão? Elegeu quem como dono? Compartilhe nos comentários!

Comentários