Cachorro filhote pode comer ração de cachorro adulto? Saiba os riscos

Cada cão precisa de uma alimentação adequada para sua fase de vida. Entenda os riscos de cachorro filhote comer ração de cachorro adulto.
três cachorros sentados juntos

Quando o assunto é alimentação dos cães, os tutores têm muitas dúvidas sobre o que pode ser oferecido ou não para o cãozinho. Entre as questões mais pertinentes, está se os cães filhotes podem comer ração de cachorro adulto. Essa dúvida é importante, pois oferecer ração inadequada para o animal, pode fazer com que ele tenha problemas de saúde.

Assim como acontece com os humanos, os cães têm necessidades nutricionais diferentes ao longo dos anos. Por isso, a alimentação precisa ser adequada para atender todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o animal precisa naquela fase da vida. Nesse aspecto, cães filhotes e idosos são os que mais precisam de atenção. Por isso, o ideal é não oferecer uma ração inadequada para o cachorro. Neste artigo, nós vamos te mostrar quais são os principais riscos em oferecer ração de adulto para um cachorro filhote. Acompanhe!

Pode dar ração de cachorro grande para filhote?

Como mencionamos, os cães apresentam diferentes necessidades nutricionais em cada fase da vida. Logo, um filhote que cresce se alimentando de ração para cães adultos, acaba crescendo com uma deficiência de diversos nutrientes, vitaminas e minerais que são essenciais para que ele cresça e consiga se desenvolver de maneira saudável.  

A ração de adulto é feita para as necessidades nutricionais de um animal que já passou pelo período de crescimento e desenvolvimento. Logo, ela não possui, por exemplo, a quantidade de proteínas que um filhote precisa. A proteína é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos e ossos do cãozinho filhote, por exemplo. 

E os perigos de oferecer ração de adulto para um animal que ainda é filhote, não param por aí. A ração feita para cães adultos geralmente são com os grãos muito grandes e o filhote pode machucar os dentes que estão em desenvolvimento ao tentar mastigá-los. Além disso, o animal pode facilmente engasgar com a ração e o prejuízo será muito maior, pois você terá que levá-lo ao médico veterinário.

Como impedir que o filhote coma a ração do cão adulto?

O grande problema em filhotes que comem ração de cães adultos, é porque muitas vezes eles convivem juntos e fica difícil para o tutor conseguir impedir que um com a ração do outro. Mas existem algumas soluções que podem ser tomadas para impedir que esse problema aconteça, pois é importante lembrar que o filhote pode engasgar com a ração do cão adulto.

Quando há comedouros e espaços separados para comer, muitos cães acabam respeitando o espaço uns dos outros. Portanto, certifique-se que cada um tem o seu próprio comedouro e bebedouro adequado. Dessa maneira você estará evitando que eles compartilhem a comida e até mesmo alguma doença caso o filhote ainda não tenha sido vacinado e vermifugado. Esse é outro ponto importante que o tutor precisa estar sempre atento.

No entanto, se um dos peludos estiver com dificuldade para entender que deve comer apenas em seu comedouro, você terá que estabelecer um horário diferente para a alimentação de cada um, mantendo o outro pet em local separado. Além disso, quando perceber que todos já comeram, recolha a ração do comedouro, caso sobre um pouco. Boa sorte!

Comentários