Como fazer o cachorro parar de morder? Entenda os motivos e como agir

Mordidas são hábitos caninos prejudiciais e que incomodam os tutores. Por isso, saiba as causas e dicas para fazer o cachorro parar de morder
filhote de jack-russell-terrier mordendo

É comum que cães tenham tendência a morder objetos ou até mesmo os tutores quando são filhotes. Contudo, esse hábito pode se tornar mais do que uma brincadeira inocente quando os peludos crescem, estimulando comportamentos agressivos ou destruidores.

Esse costume também pode incomodar quando a família tem crianças pequenas, que não se sentirão seguras na presença do cão. Pensando nisso, separamos os motivos que levam os cães a agirem dessa forma e, ainda, algumas dicas para evitar e corrigir esse comportamento. Para saber mais e entender melhor, é só acompanhar esse artigo até o fim.

Por que os cães têm o hábito de morder?

A mordida é uma reação natural dos cães, mesmo o mais dóceis, têm o instinto de morder quando se sentem ameaçados. Contudo, eles também podem desenvolver o hábito de morder por se sentirem ansiosos e estressados. Isso acontece, pois muitos cachorros não sabem lidar com a solidão e acabam se tornando barulhentos e destruidores quando ficam sozinhos e entediados. Esse quadro também é conhecido como ansiedade de separação.

Outra possível causa pode estar atrelada à fase de vida do animal. Assim como os humanos, os filhotes de cachorro passam pelas trocas de dentes, e para aliviar o desconforto, os peludos mordem tudo que encontram pela frente para ajudar com a coceira.

Também não é incomum que cães filhotes e até mesmo adultos possam sentir vontade de morder o tutor por pura diversão. As mãos humanas parecem muito mais divertidas do que brinquedos caninos, na visão deles. Alguns cães também podem usar as mordidinhas simplesmente como forma de chamar a atenção do tutor, por passarem muito tempo sozinhos ou não serem estimulados o suficiente com brincadeiras.

Entretanto, isso também pode ser simplesmente um hábito ruim, pois um mau comportamento que nunca é corrigido irá continuar enraizado nos costumes e atitudes do cão. Por isso, o adestramento adequado é imprescindível e contribui para a educação e obediência do animal.

Como fazer o cachorro parar de morder?

filhote de husky mordendo

Apesar de ser um comportamento a ser corrigido, o tutor deve ter paciência e nunca usar força física para repreender o cão. O filhote ainda está aprendendo o que é certo e errado e, no caso de cães adulto, é preciso ainda mais paciência, pois o pet precisa deixar para trás uma hábito da vida toda.

Abaixo, separamos algumas dicas para evitar mordidas dos caninos, confira:

  1. Quando o cachorro morder, apenas diga “não” em tom sério, e nunca seguido pelo nome dele, o comando deve ser claro.
  2. Diga “solta”: outro comando importante é ensinar o cão a soltar, assim, quando ele carregar um objeto que não lhe pertence, o tutor pode recuperar sem esforço.
  3. Invista em brinquedos e em enriquecimento ambiental: opte por brincar com objetos que o cão possa morder e elogie quando ele fizer isso com o brinquedo, e não um móvel ou um tênis por exemplo.
  4. Limite o acesso: se o cão está mordendo um móvel específico, não permita que ele se aproxime mais, corrija-o até entender que aquela área é proibida.
  5. Não incentive: mesmo que durante brincadeiras, não incentive o cão a rosnar, mostrar os dentes ou morder e nem o recompense diante disso.
  6. Aumente o nível de atividade: o maior número de passeios e brincadeiras reduzirá o estresse e agitação e, consequentemente, as mordidas.
  7. Ignore ele: quando o cão morde o dono para chamar atenção, o tutor deve ignorá-lo, para que o cão não relacione a mordida à ganhar o que quer. Quando o cão entender que não vai conquistar atenção assim, o tutor deve atraí-lo com uma bola, por exemplo.
  8. Pare de brincar: quando o cão morder, o dono deve mostrar que a atitude foi errada, interrompendo a diversão, ou deixá-lo sozinho em outro cômodo, como no quintal por um tempo.

Comentários