Bedlington Terrier: conheça o cão que parece ovelha

O bedlington terrier é uma raça inglesa muito amável e leal. Conheça mais sobre esse cãozinho e veja quanto ele custa no Brasil
bedlington terrier na grama

O bedlington terrier surgiu no século XIX e era mais popular pelo nome de rothbury terrier, por conta da cidade Rothbury, na Inglaterra, seu país de origem. Porém, acredita-se que em Bedlington, cidade localizada na mesma região, a raça já existia desde o século passado.

Os primeiros exemplares da raça foram utilizados como caçadores de presas, como raposas e lebres ou pragas, como ratos. A raça se popularizou na Inglaterra e depois se espalhou pelo mundo como cão de corrida de exposição, tendo sua primeira participação no ano de 1870. Os cães eram menores do que o padrão de que se tem conhecimento hoje. Quer conhecer mais a raça? Acompanhe este artigo até o fim e fique por dentro do bedlington terrier.

Características do bedlington terrier

O bedlington terrier é considerado um cão de porte pequeno, medindo até 44 centímetros de altura e pesando até 10 quilos. Ele é um cão dolicocéfalo, ou seja, seu focinho é mais longo e estreito. O dorso arqueado e as patas longas dão elegância ao peludo. A cauda é fina e comprida, e as orelhas são naturalmente caídas, onde a pelagem forma espécies de “pompons” nas pontas. A raça, curiosamente, é muito confundida com ovelhas e não é à toa!

A textura do pelo é crespa, porém, maleável, sendo uma característica marcante da raça. Também são espessos e encaracolados, podendo aparecer nas cores branco, azul, castanho ou areia. Os filhotes de bedlington, geralmente, nascem com pelagem mais escura, sendo preta, cinza ou marrom. Conforme o crescimento, a tonalidade se torna mais clara.

Personalidade do bedlington terrier

bedlington terrier deitado

O cão da raça bedlington é leal e amigável, e adora viver cercado por sua família humana. É comum que cães da raça tenham um tutor preferido, mas isso não faz com demonstre menos afeto aos outros moradores da casa. Ele se dá bem com crianças e estranhos, sendo muito gentil e carinhoso.

É um cão corajoso e inteligente, que está sempre alerta. O bedlington é cheio de energia e adora brincar, além de ser muito curioso. Porém, não se sai nada bem dividindo o território com outros pets, ele tende a perseguir ou arrumar brigas, principalmente se a situação for entre dois machos.

Nível de atividade do bedlington terrier

O bedlington é o 40º no ranking de inteligência canina de Stanley Cohen, isso significa que o cão da raça precisa de apenas 15 a 20 repetições de um comando para aprender. Mas apesar de sua inteligência, esse peludo pode ser um pouco teimoso, o tutor precisa ser paciente e firme, mas nunca agressivo.

É um cão muito ativo, gosta de cavar, correr e perseguir, podendo ser um pouco barulhento também. A socialização é um ponto essencial na educação do bedlington, para que consiga conviver bem com pessoas e outros animais. Caminhadas e brincadeiras no quintal devem ser feitas diariamente para garantir o nível médio de atividade que a raça demanda. Dessa forma, o pet não ficará entediado ou estressado, sendo sempre obediente e tranquilo em casa, podendo inclusive viver bem em apartamentos.

Como é a saúde do bedlington terrier?

bedlington terrier em pé

A expectativa de vida do bedlington terrier é de 11 a 16 anos. Por ser um cão que gosta de brincar na terra, é importante que o tutor esteja sempre atento à higiene do peludo, mantendo o pelo escovado, olhos e orelhas limpos, para evitar infecções. Nas brincadeiras, é possível que o bedlington desgastes as unhas sozinho, mas se isso não acontecer, elas devem ser aparadas, a fim de evitar arranhões.

A tosa deve ser realizada com frequência, entretanto, esse cão solta pouco pelo e é considerado hipoalérgico. Apesar de ser uma raça extremamente saudável, o bedlington pode sofrer com problemas de saúde como luxação de patela, displasia de retina, hipoplasia cortical renal e catarata. Lembre-se de fazer visitas regulares ao veterinário para garantir a qualidade de vida do animal.

Bedlington terrier: preço

O preço do bedlington terrier vai de R$2.000,00 a R$4.000,00, dependendo da linhagem e canil de origem do filhote. Ao escolher ter um animal de estimação, procure um local legalizado e seguro para garantir uma raça saudável e legítima. Lembre-se também que a adoção de cães pode ser um ótima opção, tanto para o tutor, quanto para o cãozinho.

Comentários