Airedale terrier: tudo o que você precisa saber sobre esse gigante

Você sabia que o airedale é um dos maiores do grupo terrier? Conheça as características, personalidade, cuidados e preço da raça
airedale terrier feliz

Com os pelos encaracolados e para lá de charmosos, o airedale terrier é um dos maiores cães do grupo terrier, apresentando um porte gigante. Mas não são apenas os seus pelos e tamanho que conquistam as pessoas, esse cãozinho tende a ser muito leal, amigável, inteligente e também muito corajoso, pois foi criado para ser um cachorro caçador. Com isso, pode se destacar também como um cão de guarda.

E não para por aí! Ele também é bem sensível, logo, é muito importante tratá-lo com muito carinho e respeito, assim como qualquer pet. E para descobrir ainda mais sobre esse cãozinho incrível que é o airedale terrier, acompanhe este artigo até o final.

Origem do airedale terrier

O airedale terrier se originou na Inglaterra cerca de 100 anos atrás. Essa raça apareceu pela primeira vez no vale de Aire e foi originalmente usada para caçar pequenos animais. O airedale era originalmente chamado de terrier de água, pois era um excelente nadador. Com isso, alguns criadores procuraram uma forma de aperfeiçoar a raça para auxiliar também na pesca. Nessa busca, foram feitos cruzamentos entre terriers e outros cães com grandes habilidades dentro da água.

Com o passar do tempo, e quando o nome da raça já estava estabelecido como airedale terrier, esses cães passaram a ser utilizados em diferentes atividades: pequenas ou grandes caças, exerceram também o papel de cão guia e até em alguns países foram cães policiais ajudando em buscas e resgates. Hoje o airedale terrier cumpre poucas dessas funções, se destacando mais como um cão de companhia.

Características físicas do airedale terrier

airedale terrier

A altura do airedale terrier varia entre 58 e 61 centímetros para os machos e 56 a 59 centímetros para as fêmeas, com o peso médio entre 18 e 29 quilos. A cor aceita para esta raça é o preto e castanho com algumas tonalidades brancas ou acinzentadas.

O airedale terrier tem um corpo compacto e musculoso que tende a ter uma aparência um pouco quadrada, podendo ser mais longo do que alto. A cabeça deste pet é comprida, o que faz com o seu corpo fique ainda mais com uma aparência alongada.

Outro fato interessante é que as mandíbulas do airedale terrier são poderosas e fortes. Suas orelhas são pequenas e em V, mas não desproporcionais à cabeça. Esse terrier tem uma camada dupla de pelo: uma externa dura e espessa e uma camada inferior curta e macia. O pelo do airedale, além de encaracolado, é bastante denso, mas nunca chega a ser muito cacheado como o pelo do poodle, por exemplo.

Personalidade do airdale terrier

O airedale terrier é um cão alegre, confiante, corajoso e inteligente. Geralmente é amigável com as pessoas e também com outros cães, mas precisa de uma boa socialização desde o filhote. Este cão é impulsivo e tende a exibir comportamentos de caça intensos quando vê algum animal menor que ele. Portanto, é necessário treiná-lo desde a infância e ficar atento.

O airedale terrier é um excelente candidato para esportes caninos, podendo ter um desempenho muito bom em atividades. Se você pensa em ter ao seu lado um pet que goste de praticar exercícios, ele pode ser a companhia ideal. Outro ponto interessante para destacar em sua personalidade é a sua coragem, logo, ele pode ser um excelente cão de guarda. Ele protegerá quem ama a todo custo.

Embora esta raça seja muito versátil, necessita de muito exercício físico e mental. Por ser de grande porte, um airedale pode ser um tanto rude quando brinca com crianças pequenas e com cães mais sensíveis. Por isso, é importante levar em consideração esses pontos antes de trazer um para casa.

Cuidados com a raça

airedale terrier na grama

O airedale requer muito exercício físico para ter um nível de vida saudável, por isso não é recomendado para morar em um apartamento pequeno, sem contar que estamos falando de um cachorro de porte gigante. Logo, o futuro tutor precisa ter pelo menos um jardim ou quintal com espaço para que ele possa brincar e viver bem. Além disso, longas caminhadas diárias são necessárias para uma socialização adequada e para ajudá-lo a queimar energia.

Um ponto importante sobre a raça, é que o airedale pode precisar de mais exercícios durante os três primeiros anos de vida. Portanto, não custa nada levá-lo para o campo ou praticar um esporte canino dinâmico como o agility, por exemplo.

Outro cuidado para estar atento é que os pelos requerem dedicação e o tutor precisará escovar pelo menos duas ou três vezes na semana para evitar a formação de nós. Além disso, é importante que o airedale seja levado pelo menos uma vez no mês ao pet shop para que passe por uma tosa especial em seu pelo.

Saúde do airedale terrier

Embora seja um cão que necessite de grande quantidade de exercício físico, é aconselhável não forçá-lo quando ele não estiver afim, pois pode causar o aparecimento prematuro de displasia da quadril e também do cotovelo. Uma dieta de alta qualidade à base de peixe e ração com arroz ajudará a prevenir problemas de pele, além de oferecer suplementos como ômega 3 ômega 6 que darão um brilho enorme ao seu pelo.

Além disso, devemos estar atentos à limpeza do rosto removendo manchas, restos de comida e sujeira acumulada que podem ficar grudadas em seu pelo encaracolado. No petshop, também será ideal pedir ao profissional uma revisão dessas áreas. Bastará ir ao veterinário pelo menos duas vezes por ano, que ajudará a detectar rapidamente qualquer doença. O tutor também precisa fornecer ao airedale as vacinas e vermífugos adequados.

Qual o preço do airedale terrier?

Um exemplar de airedale terrier pode custar entre R$ 5.000 a R$ 8.000. A raça não é muito popular no Brasil, logo, se você deseja ter a raça em casa, terá que pesquisar bastante até encontrar um canil que trabalhe com ele. Ao encontrar, esteja preparado para desembolsar uma boa quantia ou considere também a adoção.

Comentários