Acupuntura para cães: veja os benefícios da acupuntura veterinária

A acupuntura para cães pode ser uma ótima alternativa para auxiliar diferentes aspectos da saúde dos pets. Entenda o que é e os benefícios
veterinário com as mãos no cachorro

Existem algumas técnicas humanas que podem ser aplicadas em cães, um exemplo é a massoterapia e acupuntura. Massagear o peludo por alguns minutos pode aliviar sintomas de estresse e ansiedade, além de ser uma forma de fortalecer laços entre o cão e o tutor. Já a acupuntura, além de ser uma alternativa para relaxar, também traz muitos benefícios para a saúde dos humanos… e dos cães!

Mas antes de aderir a técnica nos cães, é preciso entender do que se trata a acupuntura. É uma terapia milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, na intenção de curar problemas emocionais e físicos. Essa prática se baseia na teoria de que o corpo humano carrega energia, e a acupuntura visa mantê-la equilibrada.

O que é acupuntura para cães?

A acupuntura realizada em cães se baseia nos mesmos métodos da acupuntura em humanos. A prática é recomendada para os peludos e, apesar de ainda não existirem evidências científicas de sua eficácia, já é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 1995.

A aplicação das agulhas nos pets é considerada uma medicina complementar, isto é, contribui para tratamentos e recuperações, mas não substitui medicações. As sessões de acupuntura devem ser conciliadas à outras alternativas, visando o bem-estar físico e mental dos cães.

Quando é recomendada e quais os benefícios da acupuntura?

A acupuntura pode ser realizada em cães de todas as raças e idades, não provoca dor e traz muitos benefícios físicos e mentais para os peludos. Além disso, não existem contraindicações ou efeitos colaterais. Confira em quais casos a prática é recomendada:

  • Problemas neurológicos (ex: AVC, convulsões, epilepsia e alivia sequelas – como as deixadas pela cinomose).
  • Problemas musculares (ex: miosites e paralisia).
  • Problemas ósseos (ex: artrose, dores na coluna, displasias, tendinite, luxações e hérnia de disco).
  • Problemas de pele (ex: dermatite).
  • Problemas de metabolismo (ex: diabete e hipotireoidismo).
  • Problemas respiratórios: (ex: asma).
  • Problemas do sistema urinário (ex: cistites e incontinênia).
  • Problemas do sistema reprodutor (ex: problemas de fertilidade).
  • Problemas psicológicos (ex: gravidez psicológica, depressão, ansiedade e hiperatividade).
  • Outros: gastrointestinal, tratamento quimioterápico, pós-operatório e dores crônicas.

Dessa forma, a acupuntura contribui para: alívio da dor, melhora do fluxo sanguíneo, recuperação motora, melhoras de problemas de pele, auxilia no relaxamento e melhora o bem-estar dos cães.

Quem pode realizar a acupuntura canina?

É importante que o tutor não tente realizar a acupuntura em casa, ela deve ser feita por um profissional. O primeiro passo é consultar um veterinário que possua especialização na área, entender se a prática é recomendada para o pet em questão e só então iniciar as sessões. Afinal, nem todo veterinário é qualificado para tal prática e, no pior dos casos, pode até mesmo agravar a situação do cão.

Geralmente, os cães passam por sessões semanais de acupuntura que duram cerca de 10 a 40 minutos, contudo, a quantidade de sessões só será determinada diante da necessidade de cada um. O profissional também é capaz de identificar os pontos certos em que as agulhas devem ser aplicadas, de forma que não machuque ou cause desconforto ao pet.

O valor de cada sessão de acupuntura para os cães poderá custar o investimento de R$ 120,00 a R$ 180,00, variando conforme a necessidade e complexidade de cada tratamento. O preço também pode sofrer ajustes anuais.

Cuidados e outras alternativas

A acupuntura não é dolorosa para os cães, podendo causar apenas pequenos sangramentos naturais, que o tutor não deve se preocupar. Contudo, existem casos em que a prática não é recomendada. Se o cão se mostra muito agitado e assustado com o processo ou se o problema de saúde ainda não foi diagnosticado, o tutor deve evitar a acupuntura.

Existem também cães mais sensíveis, que podem sentir muito desconforto com as agulhas, sendo recomendada outras alternativas, como a laserpuntura. Essa técnica consiste na utilização de um laser sobre as regiões que se deseja curar, sendo indolor e eficaz.

Comentários