Conheça como é feito o treinamento para cães farejadores

Além do olfato apurado e a inteligência, os cães farejadores recebem treinamentos logo nos primeiros meses de vida. Saiba mais!

Um cão farejador é usado por policiais e autoridades para localizar drogas ilegais, sangue, explosivos e outras substâncias. Esses cães podem ser empregados em cenas de crimes, locais públicos, em fronteiras nacionais ou pontos de controle de segurança, para ajudar as autoridades a localizar perigos e atividades criminosas.

Os cães farejadores localizam essas substâncias devido ao poder do olfato canino, que é centenas de vezes mais sensíveis que o nosso, além de ser capaz de detectar até mesmo pequenas quantidades de substâncias para as quais foram treinados.

No entanto, um cão com um olfato apurado, também pode ser facilmente distraído pelo mesmo sentido que o torna bom em seu trabalho. Por isso, treinar o cachorro para ser farejador, também envolve ensiná-lo a disciplina. E se você tem curiosidade para saber um pouco melhor em como funciona todo o treinamento dos cães farejadores, você está no artigo certo. Acompanhe até o final para ficar por dentro!

Como é feito o treinamento dos cães farejadores?

Um cão farejador ou detector é treinado para usar seus sentidos, principalmente o olfato, para detectar uma variedade de substâncias, incluindo drogas. Seu olfato é duas mil vezes mais fortes e cinquenta vezes mais sensível do que o de um humano, razão pela qual são animais usados para uma série de operações de segurança.

Os cães farejadores não têm nenhum interesse nas drogas em si. O que eles realmente procuram é o brinquedo favorito. Como assim? Durante o programa de treinamento, os treinadores associam um brinquedo que eles gostam muito ao cheiro de drogas e explosivos. Logo, na cabeça deles, estão procurando algo que gostam muito. O forte desejo dos cães farejadores de caçar os levam a buscar o que foram treinados para encontrar, para que não deem nenhum sinal falso a polícia.

Para não fazer barulho, os cães detectores de drogas são ensinados a aprender dois tipos de alerta: o passivo e o agressivo, quando cavam e batem as patas no local onde cheiram as drogas, sem causar danos às propriedades pessoais ou comerciais. Por outro lado, ao farejar explosivos por exemplo, eles usarão uma abordagem passiva, pois qualquer movimento brusco pode ser perigoso.

Durante os primeiros estágios do treinamento, o cão farejador receberá uma recompensa quando exibir qualquer forma de reconhecimento do cheiro alvo. À medida que as habilidades do cão progridem, a recompensa só será dada quando o cão responder com a reação correta (por exemplo, sentar, ficar de pé, olhar, para baixo, latir, etc).

Esses cachorros e seus tutores passam por um extenso treinamento durante meses para serem certificados e são bem-sucedidos devido à capacidade de trabalharem em equipe. Além disso, eles farão testes e reciclagem ao longo de toda a carreira para garantir que suas habilidades sejam confiáveis ​​e de acordo com o padrão. Os cães normalmente ficam atribuídos ao treinador com o qual foram treinados e a equipe é testada novamente.

O treinamento pode levar cerca de dois anos e os cães começam a ser treinados logo após os três meses de idade, pois é um trabalho extenso e geralmente uma grande equipe especializada é responsável por fazer todo o trabalho. Além disso, os cães passam por uma série de testes para que os treinadores vejam se eles realmente são aptos a serem cães farejadores. Esses animais recebem um tratamento excelente, além de uma dieta balanceada e boa qualidade de vida.

Os cães detectores podem ser usados ​​para uma variedade de operações e atribuições, incluindo, mas não se limitando a: aeroportos, aplicações marítimas, soluções de mídia, hospitais e instalações de saúde mental junto com escolas, faculdades e universidades, eventos, prisões, empresas e residências. Eles também podem ser usados ​​para detectar drogas em indivíduos, dentro de edifícios, áreas abertas e veículos. Quando se aposentam, geralmente são adotados pelos policias com os quais trabalham durante anos.

Raças indicadas para farejar

Todos os cães têm um olfato extremamente poderoso e muito útil. No entanto, nem todas as raças podem ser usadas para o trabalho de cão farejador, pois além do olfato, é importante ter um nível de inteligência alto e uma boa disposição física. Confira algumas raças de cães que parece que nasceram para a função:

Pastor Alemão

pastor alemao

Além de ter sido usado como o primeiro cão guia do mundo devido ao seu alto nível de inteligência, o pastor alemão tem um olfato excelente, além de ser um cachorro extremamente leal e perfeito para o trabalho. E além disso, esse cãozinho também é resistente e consegue realizar exercícios físicos intensos, aguentando todo o treinamento exigido para ser um cão farejador.

Labrador Retriever

Labrador deitado na grama

O labrador apresenta um temperamento calmo, perfeito para lidar com situações tensas e conflituosas. Logo, ele é perfeito para o trabalho de cão farejador. Além disso, a raça possui um alto nível de inteligência e uma grande disposição física, podendo correr e realizar tudo que o treinamento para cão farejador exige.

Beagle

beagle com graveto na boca

Mesmo não sendo utilizado pelas forças brasileiras como um cão farejador, o beagle é uma das raças mais cotadas quando o assunto é farejar em países europeus e nos Estados Unidos. Isso acontece, porque o beagle tem um dos olfatos mais poderosos entre os cães. E mesmo sendo um cachorro teimoso, seu poder olfativo faz com que ele seja um excelente farejador.

Bloodhound

bloodhound-deitado-na-grama

bloodhound é um excelente cão caçador justamente devido ao seu olfato poderoso e também inteligência. Ele costuma farejar pessoas desaparecidas ou animais feridos em diversos países europeus, trabalhando para diversas forças policiais. Uma curiosidade sobre o seu faro é que pode rastrear um cheiro deixado 300 horas atrás. Ou seja, o tempo correspondente a 12 dias.

Comentários