Visão do cachorro: entenda como os cães enxergam

Nem todos sabem, mas os cães captam algumas cores e apesar de não enxergarem longas distâncias, têm uma boa visão noturna. Saiba mais!
Raças de cachorros mais inteligentes

Uma boa parte das pessoas possui a crença de que os cães enxergam apenas preto e branco, mas isso não é verdade. Os nosso queridos peludos também conseguem enxergar as cores, mas de uma maneira um pouco diferente.

Eles têm uma percepção das cores um pouco distinta, não conseguindo reparar em todas as cores como nós fazemos. E você sabe como os nossos pets enxergam?

Esse é um assunto muito interessante e que a maioria dos tutores deve ter entendimento sobre ele. A partir do momento que o dono consegue entender como os cachorros enxergam, ele poderá desenvolver novas brincadeiras e até mesmo pensar nas cores dos objetos que vai adquirir para o bichinho. Por exemplo, se o pet tem uma vasilha de água na cor que ele consegue ver, tudo fica mais fácil para ele.

E se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto, continue lendo até o final. Neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a visão dos cães. Acompanhe até o final!

Como é a visão de um cachorro?

Como muitos pensam, os cães não enxergam apenas preto e branco. Eles também podem ver as cores. No entanto, eles não conseguem distinguir todas elas, ou seja, eles conseguem enxergar uma paleta de cores mais reduzida em comparação ao dos humanos.

Os humanos possuem três receptores de cores nos olhos, os cães possuem apenas dois. Com isso, nós conseguimos identificar todas as cores primárias: vermelho, verde, azul e as variantes delas. Já os cachorros, só conseguem enxergar o vermelho, o azul e as variantes dessas cores.

Sendo assim, os cães acabam enxergando de uma maneira mais apagada, pois o cérebro deles preenche com cinza tudo o que varia na cor verde, pois é uma forma do cérebro do animal responder a ausência dessa cor.

Como muitos tons são uma combinação derivadas da cor verde, para os cães tudo fica um pouco cinzento. Isso significa que ele não irá perceber todos os detalhes de uma paisagem, como acontece com os humanos.

Curiosidades sobre a visão dos cachorros

Eles são um pouco míopes

Calma! Isso não significa que o seu cachorro precisa de óculos, isso quer dizer apenas que ele enxerga com uma distância diferenciada da dos humanos.

Comparados com os humanos, os cães possuem uma visão um tanto limitada. Alguns estudos mostram que os cachorros enxergam com nitidez objetos que estejam, no máximo, a seis metros de distância. Enquanto para os humanos essa distância é de 22 metros.

Ou seja, para os nossos parâmetros, um cachorro pode, sim, ser considerado um pouco míope. Mas isso não afeta em nada a vida dos peludos, a visão limitada deles é compensada com um faro extremamente apurado que os ajudam em todas as tarefas e necessidades do dia a dia.

Visão do cachorro no escuro

Mesmo não distinguindo bem as cores, os olhos dos cães, graças ao número maior de bastonetes, conseguem captar mais luz do que os nossos olhos. Por isso, a visão noturna dos cães é bem melhor do que a dos humanos. Sendo assim, os cachorros podem conseguir enxergar muito bem no escuro. Legal, não é?

Cães podem ter doenças oculares?

Mesmo tendo uma visão diferente da nossa, os cães estão sujeitos a terem doenças oculares bem parecidas como as nossas. São elas a cegueira, glaucoma, conjuntivite, córnea esbranquiçada, dificuldade de desviar de objetos, catarata e mudança na coloração ocular.

Para evitar esses problemas, é muito importante que você leve o seu peludo com frequência ao médico veterinário oftalmologista. A maioria desses problemas começam a surgir quando o cãozinho já tem mais de cinco anos de idade, logo, é importante ficar de olho.

Os cuidados diários que o tutor deve ter são durante o banho e também evitar objetos pontudos em casa, pois eles não conseguem enxergar muito bem de longe. Boa sorte!

Comentários