8 fatos curiosos sobre o Terra-nova para você saber sobre a raça

Gigante e dócil, o terra nova é uma raça repleta de curiosidades. Confira mais informações sobre a raça e o preço no Brasil
Raça de cachorro Terra-nova

Os cães da raça terra-nova são conhecidos devido à grande quantidade de pelo, ao porte gigante e a capacidade que eles têm de nadar e encarar temperaturas muito frias, sendo considerado um cão da neve. Por mais que a raça não seja muito popular no Brasil, o terra-nova tem o seu espaço e muitos brasileiros conhecem, pelo menos de vista, esse lindo cachorro. 

Esses cães possuem um temperamento muito dócil e amigável, sendo considerados “grandes bobões”. Mas mesmo assim, são muito fortes e competentes quando o assunto é trabalho ou lealdade aos tutores. Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre essa raça, não se preocupe. Neste artigo vamos te contar as principais curiosidades e características sobre o terra nova. Acompanhe! 

Características e curiosidades sobre o terra-nova

1. Um cão trabalhador

O terra-nova surgiu na ilha de Newfoundland, no Canadá, e por lá a raça já começou a ganhar destaque por todo o trabalho que fazia. O cãozinho era responsável por carregar cargas pesadas e até mesmo auxiliar os tutores durante as caçadas. Devido ao seu grande porte e força, o terra-nova caçava animais maiores que ele e ainda era responsável por fazer a segurança de diversos locais.

2. Excelente nadador

Ultrapassando o golden retriever no quesito bom nadador, o terra-nova ganha um destaque histórico na sua carreira quando o assunto é a água. Isso acontece, pois as patas do terra nova possuem membranas interdigitais (ou seja, entre os “dedos” do animal) mais desenvolvidas que de outras raças. Assim como sua cauda, larga e bem forte na raiz, que serve como uma espécie de remo para o cão.

Eesse cachorrinho foi responsável por salvar diversas pessoas de afogamentos e naufrágios na ilha de Newfoundland. Além disso, ele ainda ganhou destaque por sua resistência às baixas temperaturas, pois mesmo com a água congelada, ele conseguia nadar tranquilamente. 

3. Amigo das crianças 

Não fique assustado com o tamanho do terra-nova, esses cães se destacam muito quando o assunto são crianças. Esse cãozinho tem um nível de tolerância e paciência muito grande com os pequenos. Essa raça ainda é tida como “babá canina”, por todo o carinho e alegria que traz para as crianças com seu instinto cuidadoso. E se você optar por uma fêmea dessa raça, o cuidado será redobrado com os pequenos, devido ao instinto cuidadoso e maternal. 

4. Não é amigável com estranhos 

Quando o assunto são pessoas que não fazem parte do seu convívio diário, o terra-nova pode não ser tão amigável. Isso acontece devido ao seu instinto de proteção e seu histórico como cão de guarda. Ele tende a identificar com facilidade uma pessoa má intencionada, por exemplo. Por isso, se você quer passear com o seu terra-nova por aí, invista nos treinos de socialização enquanto o cãozinho ainda é filhote.

5. Não gosta de ficar sozinho

Como é muito sensível e apegado à família, o terra-nova não suporta ficar preso, parado demais e sem ninguém por perto. Logo, investir em uma creche canina e um day care para esse cãozinho pode ser uma excelente ideia. Caso ele fique sozinho e preso por muitas horas, ele pode desenvolver um comportamento destruidor. Por isso, sempre procure brincar e passear com ele.

6. Eles babam muito!

A raça terra-nova são cães que babam muito e não há o que se possa fazer a respeito, por isso esteja preparado desde já. Essa característica pode ser inconveniente para nós, mas para eles é um dos fatores que lhes permite criar uma maior resistência física. Os lábios “caídos” desse animal permitem que o ar passe mesmo que eles estejam com algo na boca, garantindo grande habilidade.

7. O terra-nova tem três cores 

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o terra-nova pode possuir três cores: preto, marrom e branco e preto. A coloração oficial desse cãozinho é o preto um pouco azulado, no entanto, ele pode apresentar algumas variações.

8. Ele é inteligente

Quando o assunto é inteligência, o terra-nova também se destaca. De acordo com o Ranking de Inteligência Canina escrito por Stanley Coren, o terra-nova fica na posição de número 34, mostrando-se um animal inteligente, que compreende e grava os comandos rapidamente, precisando de um baixo número de repetições para aprender o que lhe for ensinado. 

Como é a saúde do terra-nova?

O terra-nova é um cãozinho bem forte e resistente, no entanto, isso não significa que ele não apresentará problemas de saúde em algum momento da vida. Esses cães tendem a apresentar problemas cardíacos e digestivos, como a torção gástrica, logo, procure levá-lo com frequência ao veterinário. Além disso, devido ao seu grande porte, ele pode apresentar problemas ósseos no cotovelo e nas pernas.

E assim como a maioria de cães de porte grande ou gigante, a expectativa de vida dele não costuma ser muito alta. Um terra-nova pode viver cerca de 8 a 10 anos. Por isso, é importante aproveitar todos os momentos ao lado desse grandão.

Quando custa um terra-nova no Brasil?

Esse cãozinho não é o mais indicado para viver em países tropicais em função da sua pelagem densa e a baixa resistência que tem ao calor, logo, encontrar um filhote dessa raça por aqui não será fácil. Mas quando encontrar, a média de preço será de R$ 3.500,00 a R$ 8.000,00.

Comentários