Rabo de cachorro: 6 curiosidades que você não imagina sobre a cauda dos cães

O rabo dos cachorros possuem diversas funções importantes. Veja 6 fatos curiosos e para que os cães precisam deles
shih tzu estudio

Você sabia que rabo dos cachorros não serve apenas para dizer quando ele está feliz? O rabo é uma parte muito expressiva do corpo do pet (junto com as orelhas) e que tem mais utilidades do que você pensa.

Além disso, a polêmica sobre cortá-lo ou não por razões estéticas não deve nem ao menos ser considerada por nenhum tutor, e ao longo desse texto você entenderá o porquê. Neste artigo, nós vamos mostrar para você as principais curiosidades sobre o rabo dos cães. Acompanhe!

6 fatos incríveis sobre o rabo dos cachorros

1. O rabo e as emoções

Junto com o latido dos peludos, o rabo é uma das principais formas que os cães têm para se comunicar com os tutores. Por meio do rabo, o tutor consegue entender se ele está feliz, triste ou até mesmo irritado. Por isso, os donos dos peludos jamais devem pensar em cortar o rabo deles, pois ao fazer isso, além de ser um ato extremamente maldoso, impede os cães se comunicarem de maneira plena.

2. Variedades de rabos

Se você parar para reparar no rabo dos cães, você vai perceber que existem os mais variados tipos. O de um pug, por exemplo, é enrolado e sempre está para cima, já o rabo de um labrador cai para baixo, além de ser mais longo e peludo. Em função dessa variedade de formatos, existem vários apelidos para os rabos dos cães, como: saca-rolhas, anel, gancho, aparafusado, espiral, foice, espada… Qual tipo de rabo tem o seu peludo?

3. Ele serve como um alerta

O rabo dos cachorros também é um indicador de alerta. Se ele estiver mais alto que o normal, significa que o cão está observando alguma coisa e está sentindo a presença de algo, que para ele, é perigoso. Esse também pode ser um sinal que o animal não está relaxado e está estressado por algum motivo.

4. Cães podem nascer sem rabo

É essencial que seu animal de estimação demonstre seus sentimentos. Cães que nascem sem cauda por algum motivo ou malformação genética, tendem a ser muito mais expressivos com outras partes do corpo -como o quadril- para compensar essa carência pela falta do rabo.

5. O rabo mantém o equilíbrio do pet

Esse é um outro motivo que faz com que os tutores jamais considerem a possibilidade de amputar o rabo de um cachorro. Por ser um membro extremamente importante para os peludos, uma das funções da cauda é de fornecer estabilidade e ajudar seu animal a correr e girar corretamente.

6. Ajuda os cães a se comunicarem entre eles

Se o seu cachorro não tiver cauda, ​​ele não será capaz de demonstrar domínio, logo, ele poderá até mesmo ter uma posição de submissão na presença de outros animais, o que pode levar a uma briga. Logo, é essencial entender que o rabo ajuda o peludo a desenvolver a “linguagem canina” e se comunicar com outros cães.

Comentários