8 curiosidades sobre o Golden Retriever que vão fazer você amar (ainda mais) os cães dessa raça

Amorosos, o Golden Retriever é uma das raças mais populares no Brasil. Veja essas curiosidades sobre eles!
Golden com a língua para fora

Conhecido por seu temperamento doce e tranquilo, o Golden Retriever é um dos cães favoritos quando o assunto são cães de companhia. Esse cãozinho provavelmente é o mais famoso e querido em todo o mundo. Além disso, os peludos dessa raça colecionam histórias de muito companheirismo, amor e inteligência. E eles estão entre os cães mais populares do Brasil.

Conhecido também em algumas regiões como Yellow Retriever, o cãozinho dessa raça consegue se dar bem com toda a família, sendo um dos pets mais escolhidos quando o assunto são crianças ou idosos. Os goldens são extremamente pacientes, educados e leais. Logo, não é difícil entender a fama deles em grande parte das famílias.

E para você conhecer um pouco mais sobre esse cãozinho tão incrível, neste artigo vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre o Golden Retriever. Vamos falar sobre curiosidades, saúde e até mesmo o preço dele. Por isso, acompanhe até o final para saber tudo!

8 curiosidades sobre os cães da raça Golden Retriever

1. Os Goldens Retrievers são escoceses

Os registros apontam que o Golden Retriever surgiu durante a era vitoriana, pois na época as pessoas desejavam cães de tamanho médio que pudessem nadar e caçar. Então, em 1850 um barão que vivia em Irvernesses, na Escócia, Dudley Coutts Marjoribanks, originou o cãozinho por meio do cruzamento do Retriever e o Tweed Walter Spaniel. 

O Golden logo caiu nas graças de várias pessoas na época pela capacidade que tinha em conseguir nadar. Além disso, eles eram grandes companheiros já naquela época. Mas o temperamento desse cãozinho mudou bastante com o tempo, pois em 1850 ele era utilizado como cão de guarda. Hoje em dia, ele é tão doce e amigável que não serve para tal função.

2.  A raça era vista apenas como uma variação de cor 

A organização responsável pelo reconhecimento e registro de raças de cães, a American Kennel Club (AKC), demorou um pouco para reconhecer a raça, mesmo após ele ter caído na graça de muitas pessoas. E isso tudo ocorreu, pois no início a raça era vista apenas como uma variação de cor e pelagem dos cães Labrador Retriever. Mas em 1932 a raça foi oficializada e devidamente registrada como Golden Retriever.  

Mas não pense que foi fácil! Muitos fãs da raça tiveram que arrumar várias provas físicas e até mesmo comportamentais para provarem que ambos os cães eram distintos. Mas após o seu reconhecimento, diversas outras diferenças foram encontradas, como o porte e até mesmo algumas características no focinho. 

3. Eles são obedientes

Os cães dessa raça são usados desde sua origem para caçarem em situações difíceis devido a sua inteligência, o tornando um forte trabalhador.  Além disso são bastante obedientes e fiéis aos seus donos, por isso são usados muitas vezes como cães-guia e Animais de Assistência Emocional (ESAN), auxiliando pessoas com doenças graves.

Além disso, estarão sempre dispostos a ajudar e trabalhar com quem amam. Um curiosidade bastante interessante é que os primeiros três cachorros a alcançarem o título de campeões de obediência do American Kennel Club (AKC) eram Golden Retrievers.

4. Os Goldens Retrievers são silenciosos

Os cães dessa raça não costumam latir muito, apenas quando é realmente necessário. Entretanto se forem deixados muito tempo sozinhos podem desenvolver o hábito de latir com frequência no intuito de chamarem mais atenção.

5. São apaixonados por água

Desde sua origem, os cães dessa raça amam nadar e brincar com água. Por isso, eles têm uma facilidade grande em se sujar, pois brincam facilmente com lama e poças d’água que encontram por aí. Por isso, o tutor deve estar ciente que os banhos devem ser frequentes. 

Além disso, o tutor deve estar preparado para entrar no banho junto com eles, pois eles veem o banho como uma brincadeira, tornando a hora da limpeza um momento de diversão para o tutor e para o animal.

6. Estrelas de cinema 

O Golden Retriever foi protagonista do filme “Bud, o cão amigo”, em 1997. O sucesso do primeiro filme foi tanto que gerou as sequências: “Bud 2, o atleta de ouro” (1998), “Bud 3, jogando futebol” (2000), “Bud 4, é uma jogada perfeita” (2002), “Bud 5, arrasando no vôlei” (2005) e por último “Bud, uma nova confusão” (2006), gerando uma verdadeira saga com os cães dessa raça.

7. São ótimos com crianças 

Com uma personalidade bastante amigável, o Golden Retriever tem uma tendência a se dar bem com todos, inclusive crianças, estranhos e outros animais. Também tendem a ser ótimos parceiros com crianças devido ao instinto de proteção e lealdade. Mas com crianças menores, é essencial que tenha a supervisão de um adulto.

8. O Golden Retriever tem muita energia

Os Retrievers são bastante agitados, pois tem energia de sobra. Por essa razão passeios e atividades físicas são essenciais para manter a saúde física e mental desse animal em bom estado. Essa raça precisa de cerca de 60 minutos diários de atividade, pelo menos caminhadas de 3km por dia. Quando não se exercitam eles ficam estressados e entediados, podendo desenvolver um comportamento agressivo. 

Além disso é preciso ensiná-los e adestra-los logo cedo, pois são animais bastante desastrados e precisam ter noção do próprio tamanho. Os cães desta raça estão sempre prontos para aprenderem novos comandos e agradar a família. E treiná-lo não é uma missão muito difícil, pois são animais muito inteligentes, ocupando o 4º lugar no ranking de inteligência canina.

Como é a saúde do Golden Retriever?

Em geral os cães da raça Golden Retriever são bastante saudáveis e podem viver até doze anos. Entretanto, o tutor deve estar atento a alguns problemas como displasia no quadril e cotovelo, problemas no coração e olhos, eles podem ter uma tendência a desenvolver problemas na visão.  Por isso, para evitar grandes questões com a saúde, procure levar o cãozinho semestralmente ao médico veterinário para consultas de rotina.

Quanto custa um filhote de Golden Retriever?

Um filhote de Golden Retriever pode custar de R$ 700 a R$ 7.000 reais. No entanto, é muito importante que o tutor escolha com cuidado o canil para comprar esse cãozinho. Opte por um canil legalizado e sempre inspecione o local antes da compra. Infelizmente existem hoje no Brasil diversos canis ilegais que maltratam os animais.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *