Por que é importante recolher as fezes dos cachorros?

A higiene e o cuidado com o ambiente onde o cachorro vive é essencial. Saiba a importância de recolher corretamente as fezes do animal
recolhendo as fezes do cachorro

Limpar o cocô e o xixi do cachorro é algo essencial e indispensável para a qualidade de vida do animal e também de toda a família. E as fezes não devem ser recolhidas apenas quando o animal faz as necessidades dentro de casa, é importante também recolher quando ele faz na rua, para ajudar o meio ambiente e também pela saúde de toda a sociedade. Além disso, existem vários outros fatores que provam a importância de recolher as fezes do animal. Quer saber mais? Continue acompanhando até o final!

Por que devemos recolher as fezes do cachorro?

Ao não recolher as fezes do seu cachorro, você também coloca a vida de outros animais em risco, pois ela é um meio transmissor de diversos tipos de doenças entre os cães, como a cinomose. Além disso, gerenciar a limpeza e o descarte desses resíduos é muito caro para as cidades e, embora os proprietários que não os coletam sejam minoria, isso gera uma percepção negativa dos cães domésticos por toda a sociedade. Logo, para evitar todo esse problema, é muito mais fácil que cada tutor recolha as fezes do seu cãozinho e descartar corretamente, como jogando no vaso sanitário.

As fezes dos cães são um risco para a saúde de pessoas e outros animais, porque contêm parasitas nocivos. O mais comum é o parasita Toxocara Canis, que pode causar uma infecção muito grave conhecida como Toxocarose. Outros perigos relacionados às fezes de cachorro são:

  • A transferência de parasitas e bactérias para animais selvagens e outros animais de estimação;
  • Poluição do meio ambiente, especialmente da água. Quando chove, as fezes podem acabar em lagoas, lagos, rios, etc;
  • Poluição da água potável;
  • Bactérias perigosas presentes nas fezes dos animais, como E. coli, giardias ou campylobacter.

De acordo com o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 48 milhões de cães nos lares brasileiros, e este número é apenas o que está oficialmente registado. Agora se formos calcular a quantidade de fezes de todos esses cães, estaríamos lidando com mais de 800 toneladas de cocô por dia. Já pensou em viver em um local onde não é recolhida? Além de fedor acumulado, toda a sociedade estaria sujeita a diversos tipos de doenças que podem der transmitidas pelas fezes.

Como recolher as fezes do cachorro corretamente?

Essa é uma tarefa bem simples, basta você ter em mãos uma sacola plástica ou até mesmo um pedaço de jornal. Recolha as fezes e descarte no lixo ou na privada. E se você quer ajudar a melhorar ainda mais o meio ambiente, confira algumas ideias para incorporar uma rotina mais ecológica:

Sacolas biodegradáveis

Você pode encontrá-los em clínicas veterinárias e pet shops. Esse tipo de ecobag costuma ser mais caras que as normais, mas se você quer cuidar do planeta, elas valem a pena.

Reutilize sacolas de supermercado

As sacolas plásticas do supermercado se acumulam em sua casa? Use-os para coletar as fezes do seu cachorro! Não é tão conveniente e não são biodegradáveis, mas pelo menos você estará reciclando em vez de comprar sacolas feitas especificamente para coletar as fezes do seu cão.

Usas as fezes como adubo

Se você tiver composto ou um local para começar a compostagem, pode adicionar as fezes do seu cachorro ou de outro animal de estimação. Embora a compostagem em casa não seja o ideal, é provavelmente a maneira mais ecológica de descartar esse lixo. Se você tiver a possibilidade de fazê-lo, lembre-se de que as fezes de animais carnívoros e onívoros demoram muito mais para se transformar em composto do que restos de comida ou planta.

Comentários