Pasta de dente para cachorro: saiba qual escolher ou aprenda a fazer em casa

Cuidar da saúde bucal do cachorro é fundamental. Veja quais pastas escolher e os motivos para escovar os dentes dos pets
pasta de dente para cachorro

A saúde bucal dos cães é de extrema importância. Cuidar dos dentes e gengiva do animal é algo essencial para que ele tenha uma vida longa e saudável. Infelizmente muitos cães são acometidos anualmente por doenças bucais graves. Logo, para evitar o pior, os tutores devem fazer a higiene bucal do cachorro pelo menos duas ou três vezes na semana, com direito a pasta de dente e escova.

Aliás, você sabia que existem pasta de dente para cães? E além disso, para quem deseja economizar, existe a opção de fazer pasta de dente caseira, que também é um meio mais saudável para cuidar dos dentinhos e gengiva do peludo. Se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto, acompanhe até o final. Vamos lá!

Como escolher a pasta de dente para o cachorro?

Não existe muito segredo, basta escolher uma pasta de dente específica para cães. Os peludos jamais deverão utilizar pasta de dente humana, pois essa é extremamente nociva para os órgão internos dos pets. Lembre-se que eles não irão cuspir a pasta como geralmente os tutores fazer.

Sendo assim, opte por uma pasta de dente veterinária ou faça uma em casa. Abaixo listamos algumas das melhores pastas de dentes para cachorros, confira:

Virbac

Esse creme dental é um dos mais indicados por veterinários quando há a necessidade de escovação dos dentes de cães. Isso porque ela ajuda a evitar algumas doenças bucais e situações desagradáveis como o mau hálito, além de evitar a proliferação de bactérias. E ainda, essa é uma pasta que vai prevenir o aparecimento de tártaro e placas nos dentes de seu animal.

Dental Guard

A pasta de dente da Dental Guard Pet Society é conhecida pelo seu excelente custo-benefício e por seu sabor de tutti frutti. Além de ser um dos mais baratos, talvez essa seja a melhor pasta dental para cachorro, do ponto de vista da saúde. Ela garante a limpeza completa e não tem adição de flúor, substância que para os cães é perigosa.

Good Care

O Good Care é uma pasta sem corantes e sem flúor. Ou seja, sem produtos químicos que podem prejudicar a saúde de seu bichinho. Ela faz uma limpeza completa, removendo placas bacterianas e todos os tipos de sujeira. Por ter um sabor suave, ela é extremamente recomendada para os cães filhotes.

Como fazer pasta de dente para cachorro?

Para fazer a pasta de dente para cachorro em casa, você vai precisar de quatro colheres de chá de óleo de coco e uma folha de hortelã picada. Misture todos os ingredientes em uma tigela que tenha tampa; adicione algumas gotas de água e mexa bem até a pasta de dente ficar homogênea. Super fácil e simples! Mas antes, garanta que o seu cachorro não seja alérgico ao óleo de coco e também à hortelã.

Pasta de dente para cachorro é realmente necessário?

Sentir dor de dente e ficar com mau hálito não é nada agradável, certo? Logo, imagine a situação de quem come e não escova os dentes, vai juntar matéria orgânica ali. Sem a escovação, o animal pode desenvolver gengivites e periodontites, que são inflamações causadoras de inchaço, dor, vermelhidão e até febre.

Cães e gatos, por exemplo, podem vir a ter doenças no coração, rins e fígado por conta de problemas bucais. Por isso, fazer a higienização da boca do cãozinho com pasta de dente e escova é de extrema importância. Dessa maneira o tutor evita o acúmulo de placas bacterianas, tártaros e cáries.

Porém, escovar os dentes dos cães nem sempre é fácil, pois muitas vezes o animal não vai aceitar a situação facilmente. Para eles, a limpeza bucal não é nada agradável. Logo, procure acostumar o cãozinho a fazer a higiene bucal quando ele ainda é filhote, pois além de acostumar com a situação, ele dificilmente apresentará problemas bucais. A escovação deve ser feita até três vezes na semana.

Comentários