Caminha para cães: tudo o que você precisa saber

Fizemos um artigo para te mostrar os principais benefícios de oferecer uma caminha para seu cachorro e te ajudar a escolher a mais indicada para seu pet.
Filhote de Husky dormindo

A caminha para o cachorro pode parecer algo não importante para muitos tutores, pois os cães conseguem se aconchegar em qualquer lugar. No entanto, ter um lugar especial e próprio para que o animal possa dormir e cochilar é essencial para a saúde física e mental do pet. Logo, você deve começar a pensar nisso e escolher a caminha ideal para o seu peludo. 

Por mais que ele goste de ficar no sofá ou no tapete, ter um local apenas para ele pode ser muito benéfico. Além disso, se você deseja que o pet pare de dormir em determinado local da casa, a caminha pode ser uma solução para a questão. Mas você sabe escolher qual é o modelo ideal para o seu cãozinho?

Escolher a cama do cachorro pode parecer algo simples, mas na verdade exige alguns cuidados bem importantes. Para escolher a caminha, o tutor deve estar atento ao tamanho e necessidades básicas do pet. Mas não se preocupe, neste artigo nós vamos listar os principais benefícios da caminha e te ajudar a escolher a melhor para o seu amigo peludo. Acompanhe até o final!

Qual a importância de ter uma caminha para o pet? 

Segurança para o cãozinho 

Muitos tutores acreditam que a casa já é o suficiente para que o animal se sinta seguro, logo, ele pode dormir em qualquer lugar. No entanto, os cães precisam de um refúgio a mais para aqueles dias que querem um espaço só deles.

Assim como gostamos de ficar em nossas camas sem incômodos, com os pets não é muito diferente. Por isso, ao investir em uma caminha para o pet, você está dando a ele a oportunidade de se sentir seguro, em paz e sem nenhuma outra preocupação. 

Além disso, é muito importante que você mostre ao animal que ali é o pequeno refúgio dele. Você pode fazer isso de maneira simples, basta não incomodar o cãozinho quando ele estiver deitado na caminha. Dessa maneira, ele vai eleger aquele lugar como o seu preferido.

Você pode ainda colocar alguns brinquedos de pelúcia ou alguma coberta para tornar a caminha mais agradável para o animal, mas nada que vá tirar muito o espaço dele.

Conforto sem igual 

A maioria das caminhas feitas para os cães são muito confortáveis, elas são feitas com algodão e algumas acompanham umas almofadas próprias. É importante lembrar que essas camas foram desenvolvidas especialmente para os cães, logo, ele vai estar no local mais confortável possível para ele. Além disso, as caminhas dão uma sensação de “abraço” e aconchego, pois elas são feitas exatamente no tamanho especial para os pets.

Outro ponto importante a se pensar é que a caminha evita que o cachorro desenvolva alguns problemas como a artrite. Cães que dormem muito no chão ou no tapete, podem facilmente desenvolver esse quadro e outros problemas na coluna. Por isso, não pense duas vezes e compre uma caminha para o seu cãozinho. 

A caminha evita que o pet desenvolva escaras 

Ainda sobre a questão da saúde, a caminha também evita alguns outros problemas bastante desconfortáveis como as escaras. As escaras de decúbito são calos que aparecem no cotovelo dos cachorros com muita frequência.

Além de uma questão estética, esses calos causam coceira e incomodo no cãozinho. Cães idosos e de grande porte, como o Golden Retriever, têm uma tendência muito grande a desenvolver o problema.

Esse problema surge quando o animal tem o hábito de dormir com frequência em superfícies rígidas e ásperas, como o concreto e outros tipos de pisos e carpetes. A pressão feita pelo peso do cão sobre as extremidades dos ossos, fazem com que o pet desenvolve as escaras. Dessa forma, a caminha pode ser uma solução barata e bastante simples para o problema.

A caminha é mais segura 

Por questões de higiene e limpeza, a caminha pode evitar que o seu cãozinho entre em contato com diversas bactérias e ácaros. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona, o chão da cozinha possui duas vezes mais bactérias do que a lixeira.

Além disso, o estudo mostrou que cerca de 90% dos germes que vem em nossos sapatos são transferidos para o chão da casa. Logo, ao deixar o animal dormir no chão, você está facilitando que ele entre em contato com todos esses germes e bactérias.

Para manter a higiene da caminha do seu cão, o tutor dele lavá-la pelo menos uma vez na semana. A frequência da lavagem deve ser a mesma com a que você troca os lençóis da sua cama. Caso você não higienize a caminha, ela se torna um local tão arriscado quanto o próprio chão. Fique atento!

Como escolher a caminha para o pet?

Shar Pei dormindo

Existem diversos tipos de cama no mercado, as no estilo casinha, as que se parecem com almofadas gigantes e as que são suspensas. O primeiro passo é medir o tamanho do seu cachorro para escolher o tamanho ideal, a cama não pode ser muito grande e nem muito pequena. Após tirar as medidas, tudo fica mais fácil. 

As que parecem grandes almofadas podem servir para todos os cães, elas são as mais tradicionais e procuradas pelos tutores. Além disso, elas podem vir em suportes bem criativos e servindo também como um tipo de colchão. Logo, vai do gosto do tutor escolher qual tipo vai agradar mais o pet.

Já as camas suspensas, que possuem pezinhos e evitam que o cachorro entre em contato com o chão, mostram agradar mais os peludos. Esse modelo também diminui o impacto do corpo do cãozinho com o chão, podendo ser uma boa escolha para evitar problemas na coluna do animal. As que são modelo casinha, são indicadas para os cães que gostam de mais privacidade e adoram se esconder em algumas horas do dia. Conheça melhor o seu cãozinho e escolha a que cabe melhor para ele.

Dicas para adaptar o pet a casinha 

Como dito antes, para que o animal goste daquele local e associe a um momento e local só dele, é importante que o tutor não o incomode quando ele estiver por ali. Além disso, nos primeiros dias, você pode colocar alguma coberta ou camiseta que tenha o seu cheiro para que ele possa entender que ali é um local seguro para ele. Brinquedos e outros acessórios que ele goste também podem ajudar. Mantenha-os na caminha e boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *