Tudo sobre a raça Cocker Spaniel Inglês

Conheça mais sobre seu temperamento, características físicas, fotos, filhotes e mais.
  • Cocker Spaniel Inglês
  • Cocker Spaniel de lado na grama
  • Cocker Spaniel branco
  • Rosto do Cocker Spaniel
  • Cocker Spaniel cinza
  • Cocker Spaniel Inglês marrom
  • Cocker Spaniel em pé
  • Cocker Spaniel Inglês preto

O Cocker Spaniel Inglês, com sua lindíssima pelagem e suas encantadoras orelhas grandes e peludas, está entre as raças mais populares do mundo. Diferente de seu parente americano (Cocker Spaniel Americano), estes cãezinhos de origens europeias cruzaram fronteiras e conquistaram fãs em todos os continentes.

E não faltam razões para tanto sucesso! O Cocker Spaniel é um cão de notável beleza e grande elegância, que também se destaca por sua elevada inteligência, sensibilidade e alegria. Quando bem educados, podem aprender facilmente qualquer tipo de tarefa, truque ou esporte. Além disso, são companheiros ideais para pessoas ativas e famílias com crianças e adolescentes cheios de energia. Porém, também podem apresentar problemas de comportamento quando não recebem os cuidados adequados com sua educação, socialização e saúde.

Se você está pensando em adotar um cãozinho ou já é um orgulhoso tutor de um Cocker Spaniel Inglês, te convidamos a conhecer as principais características desta raça encantadora. Também resumimos os principais cuidados e algumas dicas para oferecer uma vida ativa, feliz e saudável ao seu melhora amigo.

Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:

  1. Ficha técnica
  2. Características da raça
  3. Características físicas
  4. Personalidade
  5. Como cuidar
  6. Saúde
  7. Filhotes
  8. Preço
  9. Dúvidas frequentes
  10. História

Ficha técnica da raça Cocker Spaniel Inglês:

Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Características da raça:

Grupo: Grupo dos Esportistas
Altura: 38 a 43 cm para machos e 36 a 41 cm para fêmeas
Peso: 13 a 16 kg para machos e 12 a 15 kg para fêmeas
Personalidade: Amigável, brincalhão, fiel, sociável, tranquilo, treinável
Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Características físicas do Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é um cão de porte médio, com corpo compacto, forte e elegante. O padrão da raça determina uma altura média entre 38 cm e 45 cm, com peso corporal de 11 kg a 15 kg, sendo que os machos tendem a ser levemente mais altos e robustos que as fêmeas.

Toda a linha superior do seu dorso (desde o final do pescoço até o início da cauda) é horizontal e firme, apresentando um leve declínio na parte traseira. Seu peito é profundo e demonstra uma musculatura bem desenvolvida, mas não deve ser excessivamente largo. Suas patas também são musculosas, com extremidades amplas e firmes, o que dá uma impressionante força a estes cãezinhos, apesar da sua estatura média.

A cabeça do Cocker Spaniel Inglês é claramente alongada, mostrando um suave (mas notável) afilamento desde o crânio até a trufa do cão. Porém, o focinho não deve terminar em ponta nem ser muito estreito. Sua base deve ser larga e forte, com mandíbulas potentes e stop bem pronunciado. Os olhos do Cocker são levemente amendoados e podem ter diferentes tonalidades de castanho (desde mel até café), mas sempre conservam um brilho especial e uma expressão alegre e atenta.

Sem dúvidas, a característica mais chamativa desta raça são as grandes orelhas peludas, que caem paralelamente ao seu rosto e costumam superar a linha das bochechas. Os pelos desta região podem variar de acordo com a linhagem de cada cãozinho. Muitos exemplares demonstram pelos lisos, no mesmo padrão da pelagem do corpo. Porém, em alguns Cockers, os pelos das orelhas podem crescer levemente mais ondulados. Além disso, a pelagem do focinho e das orelhas pode ser um pouco mais clara em comparação à cor predominante no corpo do cão.

O Cocker Spaniel Inglês também se caracteriza pelos seus pelos longos, lisos, suaves e brilhantes, que caem muito elegantemente, formando uma espécie de saia na parte inferior de seu corpo.

Segundo o padrão da raça, a abundante pelagem do Cocker pode ser uniforme, nas seguintes cores: preto, castanho, dourado e fígado. Também são contemplados os exemplares bicolores, que respeitem as seguintes combinações:

  • Bicolores: preto e branco, preto e fogo, laranja e branco, fígado e branco, limão e branco (com ou sem manchas)
  • Tricolores: preto, branco e fogo; fígado, branco e fogo.

Personalidade e temperamento do Cocker Spaniel Inglês

Sem dúvidas, quem já foi tutor de um Cocker Spaniel reconhece a alegria única que estes cãezinhos nos transmitem. Na verdade, parece que todo seu corpo está preparado para refletir esta personalidade extrovertida e divertida.

Personalidade do Cocker Spaniel
O Cocker Spaniel Inglês é um cachorro muito enérgico e brincalhão.

Os olhos brilhantes e bem despertos, a forma de caminhar cheia de ritmo e frescor, o frenético movimento de cauda ao receber seus familiares na porta de casa… O Cocker é uma verdadeira fábrica de energia positiva e boas vibrações. E é impossível ficar mal humorado ao lado destes cãezinhos!

Os Cockers podem ser excelentes cães de companhia, principalmente para as pessoas mais agitadas e fanáticas das atividades ao ar livre, ou para as crianças e os adolescentes que estão sempre preparados para uma nova aventura. Além disso, também desfrutam enormemente de receber os mimos de seus entes queridos e jamais recusarão dormir ao seu lado ou simplesmente descansar na companhia de seus tutores, enquanto eles assistem a um filme ou uma série.

Porém, tamanha energia e disposição também requerem uma boa dose de responsabilidade dos seus tutores. Os Cockers são donos de uma personalidade forte e obstinada, demonstrando um enorme senso de coragem e proteção. Por isso, precisam ser bem educados e socializados desde filhotes para não se tornarem excessivamente territoriais ou valentões e acabar comprando briga com outros cães desnecessariamente. Além disso, os exercícios físicos serão essenciais para que seu Cocker canalize positivamente sua energia e não acumule tensão.

Por outro lado, são cães que precisam contar com a companhia de seus familiares e receber o carinho que merecem para manter um comportamento estável. Com bastante frequência, vemos Cockers sofrendo com a ansiedade por separação e desenvolvendo condutas destrutivas no seu próprio lar. Por isso, se você está procurando um pet mais independente, é melhor adotar um cãozinho de outra raça.

Como cuidar de um Cocker Spaniel

A lindíssima pelagem do Cocker Spaniel Inglês requer alguns cuidados para garantir uma ótima manutenção. As escovações diárias serão essenciais para eliminar as impurezas, os pelos mortos e evitar a formação de nós na pelagem do seu cãozinho. Para beneficiar o crescimento de seus pelos e manter uma boa higiene, também se recomenda uma visita ao cabeleireiro canino a cada 3 meses. Já os banhos não devem ser dados com muita frequência para conservar a oleosidade natural que reveste e protege sua pele. O ideal é dar apenas 1 banho por mês ou a cada 6 semanas.

Outro cuidado essencial para oferecer uma excelente higiene ao seu Cocker é revisar periodicamente suas orelhas e mantê-las sempre limpas e secas. A acumulação de umidade e impurezas nesta região favorece a proliferação de microorganismos e pode ser a porta de entrada para infecções, alergias e inflamações. Também é importante limpar diariamente as remelas dos seus olhos, além de escovar seus dentes de 2 a 3 vezes por semana.

Como os Cockers são super ativos, a atividade física será fundamental para complementar uma rotina alegre e saudável. Os exercícios diários ajudarão seu Cocker a manter um peso saudável e um comportamento equilibrado. Geralmente, recomenda-se realizar 3 passeios diários (entre 25 e 40 minutos cada) para garantir um bom gasto de energia ao seu cão. Porém, você também poderá iniciá-lo em algum esporte canino, como o Agility ou o Searching. E não se esqueça de oferecer brinquedos e jogos interativos para que seu Cocker possa brincar e se exercitar enquanto você não está presente.

O adestramento e a socialização também serão cuidados fundamentais para um Cocker Spaniel. Para aprender a se relacionar positivamente com as pessoas e outros animais, seu cãozinho deve ser socializado desde filhote (logo após completar o primeiro ciclo de vacinas e tratamentos contra vermes, pulgas e carrapatos). Já o adestramento será o melhor exercício para estimular suas capacidades cognitivas, ensiná-lo a respeitar as normas da casa e mantê-lo fisicamente e mentalmente ativo.

Por último (e jamais menos importante), os Cockers precisam de uma nutrição completa e equilibrada para conservar sua alegria e sua saúde. Por isso, lembre-se de escolher sempre uma ração de excelente qualidade como base da dieta de seu cãozinho. Ou consultar seu veterinário sobre a possibilidade de oferecer uma alimentação natural, caseira e biologicamente apropriada (BARF) ao seu melhor amigo. E não se esqueça que os Cockers têm muita tendência à obesidade, então, não exagere nas guloseimas.

Cuidados com a saúde de um Cocker Spaniel

Quando levam uma rotina ativa e recebem os devidos cuidados, os Cockers são cães bastante saudáveis, e podem desfrutar de uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos (que também pode ser prolongada de acordo com o estilo de vida de cada cão). Porém, esta raça possui predisposição genética a algumas doenças, como por exemplo:

Além disso, suas grandes orelhas devem receber muita atenção para evitar as otites que são muito frequentes nestes cães. Além disso, manter um peso saudável será indispensável para prevenir os problemas articulares, hormonais e cardiovasculares.

Também é fundamental destacar que os Cockers devem receber uma adequada medicina preventiva para manter sua boa saúde e nos acompanhar por vários anos. Por isso, para cuidar bem do seu cãozinho, realize visitas ao veterinário a cada 6 meses, respeite o calendário de vacinação  e não se esqueça dos tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, dentre outros).

Filhotes de Cocker Spaniel Inglês

Sua cadela acabou de ser mamãe? Então, já é hora de levar os filhotinhos ao veterinário para iniciar sua imunização e controlar seu crescimento e ganho de peso. E não se esqueça que as fêmeas devem contar com acompanhamento veterinário durante a gestação e todo o período de amamentação.

Apesar de sua incontrolável alegria, os filhotes de Cocker Spaniel precisam dormir muitas horas por dia para se desenvolverem corretamente e fortalecerem seus sistemas imunológicos. Estes pequeninos terão um crescimento acelerado durante os primeiros 6 meses de vida. Porém, só poderão ser considerados adultos após completar seu 1º ano de vida.

Filhote de Cocker Spaniel
Filhote de Cocker Spaniel

Como são cheios de energia e demonstram uma personalidade forte e determinada, os Cockers devem ser bem educados e socializados desde sua infância. Assim que seu cãozinho chegar ao seu novo lar, será essencial apresentar as normas da casa e evitar reforçar condutas inapropriadas. Ao completar o primeiro ciclo de vacinas e antiparasitários (entre seu 5º e 6º mês de vida), será o momento ideal para iniciar seu processo de socialização.

Quanto custa um Cocker Spaniel?

O preço de um filhote de Cocker Spaniel costuma variar de acordo com a sua linhagem, seu sexo e o seu canil de origem. Em algumas ocasiões, também pode haver diferença de preço pela cor ou o padrão da pelagem. Por exemplo: se um filhotinho é herdeiro de exemplares premiados internacionalmente (avôs ou pais), seu valor será muito elevado, porque sua genética é apreciada pelas sociedades cinófilas.

Atualmente, no Brasil, um filhote de Cocker Spaniel Inglês pode custar entre R$1000,00 e R$4000,00.

Se você ainda optar por adquirir um Cocker Spaniel em um canil, lembre-se de escolher estabelecimentos confiáveis, que estejam devidamente registrados e cumpram com as normas de segurança e higiene. Não indicamos comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou na internet.

Dúvidas frequentes sobre a raça

  1. O Cocker late muito?

    Depende… Embora esta raça não esteja classificada como uma ladradora compulsiva, os Cockers podem se tornar barulhentos quando não recebem uma boa educação e não são socializados desde filhotes. Porém, com os devidos cuidados, os Cockers demonstram um comportamento bastante equilibrado e sereno.

  2. O Cocker Spaniel solta muito pelo?

    Sim! O Cocker Spaniel é um cão que solta muito pelo e a sua exuberante pelagem pode cair com muita facilidade, por isso, requer escovações diárias para manter sua beleza e saúde impecável.

  3. Os Cockers se adaptam a viver em apartamentos?

    Sim! Os Cockers podem se adaptar aos apartamentos, já que não são muito grandes e adoram conviver com seus familiares. Porém, é importante lembrar que estes cãezinhos são muito ativos e precisam se exercitar diariamente para manter um peso saudável e um comportamento equilibrado. Por isso, a vida em apartamento deve incluir, pelo menos, 3 passeios diários, além de brincadeiras e momentos de carinho.

  4. O Cocker Spaniel é um bom cão para crianças?

    Os Cockers são excelentes companheiros para crianças maiores de 8 anos e adolescentes, já que contam com energia e amor de sobra para acompanhá-los no seu crescimento. Porém, seu contato com crianças pequenas deve ser sempre supervisionado por adultos. Como são bastante reativos, fortes e agitados, podem acabar machucando sem querer e ocasionando um acidente.

    Como sempre lembramos, deixar um cão brincar com uma criança requer responsabilidade, bom senso e alguns cuidados preparatórios. Por um lado, as crianças devem compreender que os cães não são brinquedos e podem se machucar. Por isso, é importante respeitar certos limites para garantir a segurança das brincadeiras. Além disso, seu Cocker deve ser socializado e aprender as ordens de obediência básica antes de brincar com crianças ou com outros pets.

  5. Os Cockers podem conviver com outros pets?

    Novamente, a resposta dependerá da educação que você oferecer ao seu Cocker. Como são cães alegres e extrovertidos, podem desfrutar enormemente de ter uma companhia para brincar durante todo o dia. Porém, devem ser bem socializados desde filhotes para aprender a se relacionar positivamente com outros animais e evitar os comportamentos agressivos pelo seu instinto territorial.

História e origens do Cocker Spaniel

Como podemos presumir, a origem desta raça é atribuída às ilhas britânicas, onde os Cockers começaram a ser registrados em meados do século XVIII. Porém, estima-se que seus antepassados foram introduzidos na Inglaterra (e também na França) pelos navegadores espanhóis. De fato, o nome “Spaniel” deriva de um termo do Francês Antigo (spaigneul), que significava cão espanhol.

A família canina dos Spaniel é uma das mais numerosas e populares em todo o mundo, contando com vários exemplares que costumavam ser classificados como “Spaniels de Terra” e “Spaniels de Água”. Durante boa parte do século XIX, todos os Spaniels de Terra eram considerados como a mesma variedade. Porém, este grupo compreendia cães de diferentes tamanhos, pesos e aspectos, que deram origem a várias raças como o Cocker Spaniel, o Springer Spaniel e o Sussex Spaniel, por exemplo.

Somente em 1892, os exemplares de menor tamanho e peso médio (entre 11 kg e 12 kg) começaram a ser separados e deram origem aos Cockers Spaniels que conhecemos hoje. Inicialmente, os Cockers foram utilizados como cães de caça, graças à sua notável inteligência, velocidade e excelente olfato. Seu desempenho era tão notável que a raça se popularizou rapidamente e conquistou rapidamente admiradores em outros países.

No início do século XX, o Cocker Spaniel Inglês chegou aos Estados Unidos, onde foi submetido a alguns cruzamentos seletivos para obter novas características estéticas. Foi assim que surgiram os primeiros exemplares do Cocker Spaniel Americano, que foi extremamente popular nos Estados Unidos, mas teve pouco sucesso internacional. De fato, na maioria dos países, o Cocker Spaniel Inglês é conhecido apenas como “Cocker Spaniel” graças à sua enorme popularidade.

Por alguns anos, os Cockers americanos e ingleses foram considerados como a mesma raça. Só em 1946, o Cocker Spaniel Inglês começou a ser registrado como uma raça separada, ganhando um padrão mais detalhado e vários clubes oficiais.

Até os dias de hoje, o Cocker Spaniel está entre os pets caninos mais populares e queridos do mundo, tendo deixado de ser um caçador nato para se transformar no companheiro mais fiel para milhões de famílias.