9 fatos curiosos sobre a raça Cocker Spaniel

O cocker spaniel, além de ser agitado e ótimo para práticas de esporte, possui diversas curiosidades. Surpreenda-se com esses 9 fatos!
Cocker Spaniel Inglês marrom

Com um as orelhas compridas, os cachorros da raça cocker spaniel conquistam muitos admiradores por todo o mundo, incluindo por aqui. No Brasil, o cãozinho se encontra na 16º posição no ranking das raças mais populares do país, feito pela Dog Hero.

Essa raça, além de ser muito fofa, esbanja muita elegância e charme. Não é à toa que durante anos foi a raça querida da realeza em alguns países europeus. Além disso, a raça já estrelou alguns filmes na TV, sendo a “Dama e o Vagabundo” o mais famoso e conhecido. 

Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre essa raça incrível, não se preocupe. Neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o cocker spaniel. Conheça as características, curiosidades, saúde desse cãozinho e também o preço. Para ficar por dentro de tudo, acompanhe até o final! 

Curiosidades e características sobre o cocker spaniel

1. Ele é espanhol 

O cocker spaniel surgiu na Espanha durante o século 17, mas ao decorrer do tempo o cãozinho se popularizou por toda a Europa, se tornando um “queridinho” de todos, mas principalmente da realeza. Na Inglaterra, esse cãozinho era utilizado para a caça e dividido entre dois tipos, os que caçavam na terra e na água, pois eles ainda têm um enorme talento quando o assunto é a natação

2. Springer x Cockers

Por seu grande desempenho na caça terrestre e aquática, o cocker spaniel era utilizado também nos jogos de caça durante a primavera e nessa época eram chamados de springers. Na época, o cãozinho era separado por tamanho. Com isso, nos jogos, os maiores eram chamados de springers e os menores de cockers.

3. Teimoso e inteligente 

Os cãezinhos da raça cocker spaniel podem ser teimosos às vezes por serem cães bastante inteligentes. A raça ocupa a 18º posição no ranking de inteligência canina formulado por Stanley Coren. Essa raça também costuma se destacar em competições de agilidade e obediência, pois tem facilidade em aprender comandos. Além disso, é um excelente companheiro para os esportes em família. 

4. Pode ser encontrado em várias cores 

Diferente de muitas raças que possuem poucas cores padrão, o cocker spaniel inglês pode apresentar até 18 cores. Todas as variações na aparência do cãozinho estão de acordo com o American Kennel Club (AKC), organização que determina os padrões das raças caninas. Logo, esse cachorrinho pode ser preto, dourado, chocolate, cinza, castanho e uma mistura dessas cores com algumas manchinhas por todo o corpo.

5. “Tanto quanto uma mulher em busca de um marido”

Por um longo tempo esses cãezinhos ganharam a fama de grosseiros, escandalosos e mal humorados. Entretanto, há quem discorde dessa teoria. O poeta inglês Chaucer, autor dos Contos de  Canterbury, escreveu em um de seus contos que o cocker spaniel é um animal muito afetuoso. Para comprovar sua teoria, Chaucer escreveu que esses cãezinhos são amorosos “tanto quanto uma mulher em busca de um marido”. 

6. Temperamento alegre

Se você está procurando um cachorro que traga muitas risadas para dentro da sua casa, talvez ele seja uma excelente escolha. Cheio de energia, alegria e entusiasmo, os cãezinhos dessa raça estão sempre prontos para brincar e divertir os tutores. O cocker é um animal que adora interação humana e está sempre disposto a brincar e receber muito carinho.

7. Ele pode praticar esportes 

Além das competições de obediência, o cocker spaniel é ideal para a prática de diversos esportes. Por sua resistência e agilidade, esse cãozinho se destaca em competições como tracking, corrida e canicross. E ele é um cachorro que possui muita energia e disposição, logo, é muito importante que você caminhe e se exercite com esse peludo. 

 8. Latem com frequência 

O cocker spaniel tem um tendência a latir bastante, especialmente quando notam a presença de alguém estranho. Mas isso não significa que ele seja um cão de guarda, o cocker apenas late para sinalizar “perigo”. Logo, criar essa raça em um apartamento pode não ser uma boa ideia, pois ele pode incomodar os vizinhos.

9. Estrela de “A Dama e o Vagabundo”

O cocker spaniel faz parte do famoso clássico da Disney, “A Dama e o Vagabundo”. No filme, a Dama é uma adorável cadelinha da raça cocker spaniel inglês que vive cercada de mimos até fugir de casa. Após fugir, a cachorrinha conhece o Vagabundo, um vira-lata que ajuda Dama a sobreviver nas ruas. 

Como é a saúde do cocker spaniel ?

No geral, o cocker spaniel é um animal muito forte e saudável, tendo uma expectativa de vida entre 12 a 14 anos, o que é bastante para um cãozinho desse porte. Mas assim como todas as raças, ele também está sujeito a ter alguns problemas de saúde. Essa raça pode apresentar displasia no quadril e a luxação no joelho, logo, é importante ter cuidado e levá-lo com frequência ao veterinário. 

E além disso, esse cãozinho também pode apresentar problemas nas orelhas, portanto, garanta a limpeza dessa região semanalmente. Outro problema muito comum são as doenças oculares, podendo desenvolver catarata e até mesmo cegueira à medida que vai envelhecendo. A melhor maneira de evitar o problema é com o acompanhamento de um profissional.

Por serem animais com bastante energia e disposição, o cocker spaniel precisa praticar exercícios físicos. Por isso, esse cãozinho precisa de pelo menos duas caminhas ao longo do dia para gastar sua energia. A prática de atividade física é essencial para que ele não desenvolva a ansiedade e também um comportamento destrutivo

Por ser um animal curioso, o cocker pode mudar seu comportamento rapidamente caso sinta algum cheiro diferente, logo, o uso de coleiras é essencial em todos os passeios.

Quanto custa um cocker spaniel Brasil?

Antes de comprar, lembre-se que existem vários cães disponíveis em abrigos à espera de um novo lar com muito amor e carinho, e o melhor, você não paga nada por essas fofuras.

Mas se você já decidiu ter um cão dessa raça, esteja preparado para desembolsar um bom dinheiro. Um filhote de cocker spaniel no Brasil pode custar entre R$ 1.000 a R$ 4.000. Lembre-se de procurar um canil confiável para não ter problemas futuros. Boa sorte! 

Comentários