Cachorro tremendo enquanto dorme: o que fazer?

Cachorro tremendo enquanto dorme é um comportamento comum, porém saiba como lidar e quando deve se preocupar
Três filhotes de Beagle dormindo

Os tremores durante o sono na maioria das vezes se trata de uma reação comum do corpo do animal. No entanto, é importante ficar atento as convulsões

Independente se o seu cachorro é filhote ou adulto, você possivelmente já percebeu que enquanto o pet dorme ele treme e ainda solta alguns grunhidos durante o sono. Em alguns casos, o corpo do bichinho tem tantos tremores que causa grande preocupação em grande parte dos tutores. Mas na maioria das vezes a tremedeira durante o sono é algo comum e uma reação natural.

Assim como os humanos, os cachorros têm vários estágios do sono, desde o mais leve até o mais profundo. Durante o sono mais pesado os cãezinhos tendem a sonhar e com isso eles relaxam tanto que os músculos e nervos começam a trabalhar de maneira automática durante o sonho. Assim como nós falamos ou nos movemos durante os sonhos, os cães também têm uma reação semelhante. 

Neste artigo nós vamos te explicar um  pouco mais sobre como funcionam os sonhos e também pesadelos dos cãezinhos. Assim conseguiremos explicar de maneira mais clara o motivo deles tremerem tanto enquanto dormem.

Entretanto, em alguns casos, os tremores podem indicar algo mais sério, como as convulsões, indo além de apenas reações naturais durante do corpo do animal. Acompanhe até o final! 

Os tremores durante o sono podem significar que ele está sonhando 

Os cães também têm memória e consciência, logo, os sonhos e pesadelos são reações normais e naturais do animal. Além disso, cães filhotes e idosos podem ter uma tendência maior aos tremores durante o sono. Ainda não se sabe o motivo exato, mas os tremores são involuntários e frequentes. Alguns profissionais acreditam que isso ocorre, pois nessas fases o animal não tem um grande controle dos músculos. 

Um fato importante sobre os cães tremendo enquanto dormem é que os tremores também vão variar de acordo com a posição em que o cachorro costuma descansar.

Cães que dormem muito encolhidos, com os músculos rígidos e tensionados ficam menos relaxados durante o descanso, logo eles não tremem. Já os animais que se esticam e caem em sono profundo, tendem a tremer pois eles acabam perdendo o controle muscular durante o sono. 

Os cães podem atingir três estágios durante o sono, o NREM, o REM e o SWS. O tutor deve entender esses estágios para conseguir interpretar se a tremedeira do cãozinho é apenas uma reação ao sonho que ele está tendo ou se a reação é algo sério.

O estágio NREM é quando o animal dorme e acontece um movimento não-rápido dos olhos. O REM acontece quando os olhos se movimentam de maneira muito rápida. Esses dois estágios são os de sono mais profundo. Já o estágio SWS se trata das reações mais leves durante o sono, essa reação pode vir durante o cochilo e o animal tende a não tremer. Alguns especialistas apontam que a maioria dos cães tremem durante o estágio REM. Fique atento! 

Eu devo acordar o meu cachorro quando ele está tremendo?

Como dito anteriormente, na maioria das vezes os tremores durante o sono é algo bastante comum, logo, não é necessário acordar o animal. Mas caso você sinta que o cãozinho está tremendo além da conta, você pode acordá-lo com bastante cuidado. É importante lembrar que o animal pode estar tendo um pesadelo, logo, ele acredita que está fugindo de algum perigo ou algo que sente bastante medo.

Com isso, o animal tende acordar assustado, com medo e pode acabar tendo alguma reação que não faz parte do comportamento dele. Afinal, ele está assustado. Por isso, é importante que você acorde o cãozinho de maneira sútil. Chame-o calmamente e com a voz baixa, assim o animal vai conseguir despertar de maneira tranquila e aos poucos identificar a sua voz. 

Jamais acorde o pet fazendo de maneira brusca, gritando ou o deixando ainda mais assustado. Isso pode causar uma reação involuntária no animal e ele pode até mesmo querer morder devido ao susto.

Caso não se sinta confiante para acordar o cãozinho, deixe que ele desperte sozinho. Uma dica é tentar fazer alguns barulhos leves no saco de ração. Assim ele vai identificar o barulho e acordar por conta própria. 

Os tremores também podem indicar que o animal está com frio

As nossas semelhanças com os cães não param apenas no sono. Os cachorros também podem tremer de frio enquanto estão dormindo. Geralmente os tremores causados pelo frio são mais leves e não são acompanhados de grunhidos. Uma maneira de identificar se o animal está sentindo frio, é ver se as orelhas e as patas dele estão geladas. Esse é um dos principais sinais de que o animal não está aquecido o suficiente.

Para evitar os tremores de frio, coloque para o seu cãozinho uma caminha quentinha dentro de casa com alguns cobertores. Dessa maneira você evitará que o animal tenha espasmos e fique tremendo para conseguir se aquecer.

Como identificar se os tremores significam uma convulsão?

As convulsões podem acontecer devido a diferentes problemas de saúde, logo, se você desconfia do problema, leve o animal imediatamente ao médico veterinário para entender o que está acontecendo com o seu cãozinho. No entanto, existem algumas maneiras de identificar se os tremores são benignos ou se é uma convulsão durante o sono.

Durante os tremores comuns que acontecem durante o sono, o animal treme, mas não por muito tempo. Isso se deve à variação dos estágios do sono, como explicamos anteriormente. E caso você tente acordá-lo, ele irá reagir rápido. 

Já no caso de uma convulsão, o corpo do cãozinho fica rígido e a respiração bastante ofegante. Além disso, ele pode ter perda de consciência e os tremores são muito fortes. E caso você tente chamá-lo, ele não vai conseguir reagir.

Caso você perceba que é uma convulsão, posicione ele em volta de almofadas para que ele não se machuque e leve-o imediatamente ao médico veterinário. Em casos de convulsão, apenas um profissional poderá auxiliá-lo.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *