Cachorro pode comer mandioca? Veja a maneira adequada de preparo

A mandioca é um alimento que pode ser oferecido aos cães, desde que seja de forma moderada e nunca crua. Veja as orientações
cachorro pode comer mandioca

Muito popular e tradicional na culinária brasileira, a mandioca representa uma das principais fontes de carboidratos de nossa alimentação, junto ao arroz, ao milho e à batata. 

No entanto, muitos tutores ficam em dúvida se podem oferecer ou não a mandioca para os cães. A raiz contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C, mas nem tudo que é bom para nós, pode ser para os animais.

Se você ficou curioso para saber se o seu cachorro pode comer a mandioca, acompanhe o texto até o final. Vamos lá!

Afinal, os cachorros podem comer mandioca?

Sim, os cães podem comer mandioca, contando que seja cerca de uma ou duas vezes na semana. Além disso, a mandioca deve estar cozida e sem adição de temperos. Se for consumida de maneira moderada, o alimento gera saciedade e ajuda a melhorar a digestão do cachorro.

Fique atento! Os cães não podem comer muita mandioca, por ser um alimento rico em carboidratos e eles devem ter uma dieta a base de proteínas.

Para se ter uma ideia, 100 gramas de mandioca oferece 38 gramas de carboidratos e apenas 1,36 gramas de proteínas, o que é muito pouco. Além disso, o alimento é rico em calorias, tendo 168 calorias em 100 gramas. Sendo assim, não deve ser oferecido para cães que estão acima do peso.

Por outro lado, a raiz é rica em magnésio, potássio, zinco, cálcio, ferro, fósforo e vitamina A, B6, C, É e K, e os cães conseguem absorver boa parte desses benefícios.

Sabendo disso, se for consumida de maneira moderada, a mandioca pode ser uma boa fonte de energia para o metabolismo canino, além de poder ser um delicioso snack para o pet.

No entanto, quando oferecida em excesso, pode acabar causando acumulação de gases no trato gastrointestinal, cólicas abdominais, diarreias e vômitos. 

Para conseguir inserir a mandioca de forma correta na alimentação do peludo, é muito importante consultar um médico veterinário. Apenas o profissional conseguirá orientar o tutor a melhor maneira para colocar a raiz, de forma personalizada, na dieta do seu pet.

Cachorro pode comer mandioca crua?

A forma de preparo também é um ponto importante e que deve ser levada em consideração. Os cães não podem jamais comer a mandioca crua, pois além de ser difícil de digerir, a raiz contém uma substância química chamada glicosídeo cianogênio, que pode provocar sérios problemas digestivos.

Essa substância é potencialmente tóxica tanto para os seres humanos como para os cães. Portanto, cozinhe a mandioca apenas na água, sem adição de sal e ofereça para o seu pet.

Cachorro pode comer mandioca frita?

Cachorro não pode comer mandioca frita. Inclusive, os cães não devem comer fritura em hipótese alguma, pois o excesso de olho pode causar diarreia e outros problemas estomacais no pet.

Como oferecer mandioca para os cães?

cachorro com a lingua pra fora

Para variar no preparo, o tutor pode procurar fazer um purê de mandioca ou até mesmo chips de mandioca. O purê deve ser feito apenas com a mandioca amassada e um pouco de água, nada de colocar leite, queijo ou manteiga, como fazemos tradicionalmente.

O excesso de gordura pode fazer muito mal para o animal, além de gerar calorias extras. A obesidade canina é um problema real e sério, logo, todo cuidado é necessário.

Outra boa opção é fazer os chips, basta lavar bem a mandioca, cortar fatias bem finas e levar ao forno pré-aquecido em 180° C por cerca de 30 minutos. O tutor pode colocar um fio de azeite para que as chips fiquem ainda mais deliciosas.

E lembre-se, consulte sempre um médico veterinário antes de fazer qualquer alteração na dieta do seu peludo. Boa sorte!

Comentários