Cachorro pode comer batata-doce? Tire suas dúvidas

Sim, cachorro pode comer batata-doce. Porém, fique atento ao preparo e a quantidade que irá oferecer ao seu cão. Nesse artigo iremos te explicar tudo, veja!
Pug deitado

A batata-doce é rica em vitaminas A, E, C, K e as do complexo B, portanto, se oferecida da maneira correta, pode trazer benefícios para os cães.

A batata-doce é um tubérculo cheio de vitaminas e nutrientes. Além disso, é uma fonte de carboidratos considerada saudável, pois tem baixo índice glicêmico. Ou seja, a batata-doce não eleva o nível de açúcar no sangue como outras fontes de carboidrato. Logo, ela ajuda a manter a glicemia controlada, sendo uma excelente escolha para quem deseja emagrecer e para também quem tem diabetes.

Mas a batata-doce é uma boa escolha para os cães? Muitos tutores que optam pela alimentação natural para os peludos, se questionam quais são os alimentos que realmente podem ser oferecidos para os animais.

A lista é grande e existem ótimas escolhas para oferecer, incluindo a batata-doce. Mas o tutor deve se atentar ao preparo e a maneira em como irá oferecer o alimento para o cãozinho. 

Na maioria dos casos, tentar oferecer o alimento refogado com alho e cebola, por exemplo, pode ser extremamente perigoso. O alho e a cebola são alimentos tóxicos para os cães, pois eles têm uma substância chamada alisina, que pode destruir os glóbulos vermelhos dos pets e causar problemas sérios, como a anemia

Mas não se preocupe, neste artigo nós vamos te dar algumas dicas para preparar a batata-doce da melhor forma para oferecer para o seu amigo peludo.

Além disso, vamos te contar um pouco mais sobre os diversos benefícios que esse tubérculo pode oferecer para a saúde do seu pet. Acompanhe até o final!

Cachorros podem comer batata-doce?

Os cachorros podem comer batata-doce pois ela está inclusa na lista de legumes e verduras que os cães podem comer. A batata-doce é rica em vitaminas A, E, C, K e as do complexo B. Além disso, ela possui sais minerais como zinco, cálcio, ferro, manganês e o potássio.

No entanto, por mais que a batata-doce ofereça diversos benefícios para a saúde dos cachorros, o tutor deve estar atento às quantidades. Isto é, esse tubérculo não pode ser a base da dieta do seu cãozinho, pois é importante lembrar que estamos falando de uma fonte de carboidratos. A dieta dos cães precisa ter como base as proteínas para que tudo funcione bem.

Por mais que os cães tenham se tornado animais que se alimentam de fontes vegetais ou animais ao longo dos anos, se tornando capazes de digerir vários alimentos que vão além das proteínas, o tutor deve ter muito cuidado.

Uma dieta sem a quantidade de carne necessária, sendo apenas baseada em alimentos de origem vegetal, pode fazer com que o pet desenvolva diversos déficits nutricionais. 

A batata-doce deve servir apenas como um complemento nas refeições para ajudar a dar ao animal mais energia. O consumo excessivo de batata-doce pode causar alguns problemas digestivos no animal, como vômitos, gases e diarreias.

Além disso, a batata-doce é uma fonte de carboidrato, logo é rica em açúcares. Por isso, se consumida em grandes quantidades pode causar diabetes, doenças cardiovasculares e problemas articulares.

Para não ter dúvida e nenhuma preocupação relacionada ao assunto, o tutor deve procurar a ajuda de um médico veterinário para que uma dieta especial seja montada para ele.

Quando falamos de alimentação natural, a ajuda de um profissional é indispensável. Pois apenas ele vai poder te falar as quantidades ideais e necessárias para o seu cãozinho. Nenhum animal é igual, portanto, a dieta pode variar de acordo com a raça, idade, tamanho e nível de gasto calórico. Esteja atento!

Como fazer batata-doce para os cães?

A melhor forma de oferecer batata-doce aos cachorros é cozinhá-las na água ou vapor e esperar esfriar. Além disso, o tutor também pode oferecer a batata-doce em forma de purê.

A batata-doce não pode ser oferecida refogada com alho, cebola e sal ou oferecida crua para o cachorro, pois dessa maneira ela pode causar diversos transtornos digestivos e intoxicação nos casos mais graves. O organismo dos cães não consegue digerir a batata-doce crua.

E existem também algumas receitas deliciosas que podem ajudar. Uma delas é o escondidinho de batata-doce com carne moída ou frango. Cozinhe as batatas, amasse até que fique com uma consistência de purê. Espalhe em um recipiente e acrescente a proteína, depois cubra com mais uma camada de batata-doce. Mas lembre-se: toda a receita deve ser oferecida com moderação para evitar a obesidade em cães.

Outra maneira deliciosa de fornecer batata-doce para o seu pet é em forma de snacks. Além de saudáveis, são super crocantes e o seu cãozinho vai adorar. Para preparar é muito fácil: corte as batatas-doces sem casca em fatias bem finas. Depois coloque no forno ou Air Fryer por cerca de 30 minutos em 180º, deixe que fique bem crocante. Você pode colocar um fio de azeite para não grudar ou usar um recipiente anti aderente.

Benefícios da batata-doce para os cães

Além de ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais, a batata-doce pode trazer outros benefícios bem importantes para a saúde do cachorro. O tubérculo é rico em água e nutrientes, logo, ela pode favorecer na reposição de água caso o seu animal esteja desidratado. Além disso, ela pode ajudar em alguns problemas como a diarreia, pois o animal com esse quadro, acaba tendo uma perda em excesso de água. 

A batata-doce ainda é rica em fibras, por isso, caso o animal esteja com diarreia, as quantidades devem ser bem moderadas. Por outro lado, se seu animal está com problemas de intestino preso, a batata-doce pode ajudar devido às fibras. Por isso, é sempre importante ressaltar a importância da ajuda de um médico veterinário na hora de escolher os alimentos e verificar as porções.

Procure um especialista, monte uma dieta para o seu cãozinho e cuide sempre do bem-estar dele. Boa sorte!

Comentários