Cachorro pode comer feijão? Veja como oferecer sem riscos para o pet

O feijão pode ser uma boa opção para o cachorro comer, desde que oferecido de forma correta. Veja como inserir o grão na alimentação canina
grãos de feijão espalhados

O feijão é um dos alimentos mais populares de todo o país, independente da região. Esse grão é rico em ferro, potássio, fósforo, cálcio, vitaminas no complexo B, cobre, zinco e também magnésio. Logo, apenas uma porção diária do alimento pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde.

Mas será que os cães também podem comer o feijão? E será que o organismo deles consegue absorver todos os benefícios desse alimento? Se você oferece para o seu pet uma alimentação natural, ou está em busca de um petisco mais saudável para o seu amigo de quatro patas, este artigo foi feito para você. Acompanhe!

Afinal, cachorro pode comer feijão?

Os cães podem comer feijão, porém o alimento deve estar cozido e sem temperos. Ofereça apenas duas vezes na semana como um petisco ou misturado na comida do pet. Por mais que seja nutritivo, em excesso, o feijão pode causar gases, enjoo, diarreia e cólicas intestinais no cachorro.

Isso acontece, pois o grão contém uma substância chamada lectina e, quando está cru, sua concentração é ainda maior. Deixar o feijão de molho por algumas horas é uma ótima dica, não apenas para remover o máximo de lectina que conseguir, mas também para deixar o feijão ainda mais macio e saboroso.

Além disso, é importante que os tutores entendam que o organismo dos pets funciona de uma maneira diferente, logo, a quantidade e a forma de comer alguns alimentos não pode ser igual. Não transforme o grão a base da alimentação do cachorro, a dieta canina deve ter como base a proteína!

Benefícios do feijão para os cães

husky siberiano comendo no comedouro

Oferece mais energia

O feijão pode oferecer muita energia para o seu amigo peludo, evitando o cansaço, fadiga e até mesmo problemas neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo. Nós sabemos que falta de energia não é um problema muito comum nos cães jovens, mas para os mais idosos, o feijão pode ajudar com a falta de energia.

Ajuda na limpeza dos dentes

Sim, isso mesmo! O feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada que os cães também consomem.

Combate a anemia

Se o seu cãozinho está com um quadro de anemia, o feijão pode ajudar muito. O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Além disso, se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral. Mas lembre-se, antes de acrescentar o grão na dieta do seu pet, converse com um médico veterinário. A orientação de um profissional é essencial para uma dieta saudável e segura. Boa sorte!

Comentários