Cachorro pode comer limão? Tire suas dúvidas para não cometer erros

Apesar de não ser potencialmente tóxico, o limão não é a fruta mais indicada para os cachorros comerem. Veja!
cachorro pode comer limão

Limão é uma fruta cítrica que tem um sabor intensamente ácido, mas é um dos principais ingredientes da culinária brasileira. Se você está se perguntando se os cães podem comer limão, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas para entender como oferecer e se essa fruta traz algum benefício para o organismo dos cachorros.

Afinal, cachorro pode comer limão?

Sim, tecnicamente os cães podem comer limões, porque em quantidades muito pequenas, não são tóxicos para eles. No entanto, devido à acidez, os cachorros podem ingerir a fruta ou o suco in natura, contando que seja uma quantidade mínima, cerca de 1/4 de limão apenas.

O suco de limão em excesso pode ter um efeito tóxico para os animais devido à alta acidez, óleos essenciais e psoralenos. Sendo assim, você precisa ter cuidado com a quantidade que dá ao seu cão. Além disso, os valores ácidos dessa fruta podem causar distúrbios gastrointestinais em cães, incluindo vômitos e diarreia.

O limão traz algum benefício para os cães?

Infelizmente, não há estudos que mostrem qualquer benefício em alimentar cães com limão. Portanto, embora em pequenas quantidades seja teoricamente seguro para o seu cão, não há razão válida para tentar dar limão ao pet. Na verdade, a organização de bem-estar animal do Reino Unido (RSPCA), adverte que a fruta não deve ser consumida por cães. Logo, em poucas quantidades o limão não faz mal, mas isso não significa seja necessário.

Alguns tutores acreditam que o limão pode trazer alguns benefícios para a saúde do animal por ser rico em vitamina C e ajudar a reduzir o colesterol. Mas na realidade, existem outras frutas mais seguras para cães que proporcionam os mesmos benefícios e sem ter uma acidez alta, como a maçã, morango e a banana. Lembre-se! Antes mesmo de oferecer qualquer fruta, verdura ou legume para o seu pet, consulte um médico veterinário. Boa sorte!

Comentários