Pode usar secador de cabelo em cachorro? Veja os cuidados necessários

Secar os cães após o banho é fundamental para evitar doenças e fungos. Veja como usar o secador de cabelo de forma segura para o pet
mulher secando lulu da pomerânia

O banho é um dos cuidados mais necessários e rotineiros quando o assunto são os cães. Independente de ser no pet shop ou em casa, é muito importante que os pelos do animal fiquem bem secos para evitar o desenvolvimento de doenças dermatológicas e até mesmo o aparecimento de fungo e mau odor.

Quando o banho é feito em um local especializado, existem máquinas que secam o pelo dos cachorros sem muita dificuldade e barulho. No entanto, em casa, pode ser mais difícil, pois muitas vezes o tutor tem apenas um secador. E será que realmente podemos usar secador de cabelo em cachorro?

A pergunta é bem válida, tendo em vista que o aparelho atinge temperaturas altas que podem ferir a derme do animal e também um barulho que pode assustar muito o bichinho. É importante lembrar que a audição dos animais é muito mais sensível que a nossa. E se você está querendo saber se o uso do secador no pelo do animal é realmente seguro, continue acompanhando o nosso artigo até o final. Vamos lá!

Pode usar secador de cabelo em cachorro?

Nós sabemos que a toalha, por melhor que seja, não é o suficiente para secar completamente o pelo dos cães, por isso a alternativa mais viável que os tutores encontram para utilizar em casa é o secador de cabelo. Bem, tomando os cuidados necessários, o dono do pet pode sim utilizar o aparelho par ajudar a secar os pelos do animal, com exceções de algumas raças. O yorkshire, poodle, maltês, lhasa apso e o shih tzu têm uma pelagem muito sensível, logo, é melhor que os banhos sejam feitos em pet shop.

Saber como usar e quais cuidados tomar ao secar o cão após o banho é muito importante para proteger o animal. Confira os cuidados necessários:

Seque ao máximo com a toalha

Antes de utilizar o secador nos pelos do pet, certifique-se que você irá tirar o máximo de água possível com uma toalha. Tentar secar o animal encharcado levará mais tempo e as chances de danificar a pelagem serão muito maiores.

Tome a devida distância!

Ao utilizar o secador de cabelo para secar os pelos do pet, o tutor deve manter o aparelho com pelo menos 10 centímetros de distância do animal. Manter o utensílio muito perto pode fazer com que a pele sofra queimaduras e além disso danifique o pelo. É importante também proteger com a mão os olhos do cão ou direcionar o jato para a parte de trás da cabeça. Já as orelhas, seque somente com algodão ou toalha, tomando cuidados com a parte interna do ouvido.

E tenha atenção também com o barulho do secador, se o cachorro ficar assustado e demonstrar que está desconfortável, pare imediatamente. Tente sempre utilizar o aparelho na menor velocidade, pois a audição dos cães são sensíveis e podem ser comprometidas quando submetidas a barulhos muito altos. Aí o prejuízo para o tutor será bem maior, fique atento!

Cuidado com a temperatura

A maioria dos secadores de cabelo oferece vários níveis de temperatura para realizar a secagem, logo, ao utilizá-lo no pet, é muito importante que você opte pela temperatura mais amena. Jamais utilize o secador muito quente para secar os pelos do seu cachorro, nós não queremos queimar e prejudicar a pele do peludo. Uma dica também é ir escovando o pelo do cãozinho para evitar os nós e ir mudando a temperatura do secador entre o morno e o gelado.

Existe secador específico para cachorro?

secador próprio para cachorro

Se o cachorro tem o costume de tomar banho com muita frequência em casa, talvez seja válido tentar pensar na possibilidade de adquirir um secador próprio para cães. Esse tipo de secador especial parece com um aspirador de pó e quase não emite ruído, o que faz com que o pet fique mais tranquilo na hora da secagem.

Além disso, esse equipamento específico alcança temperaturas seguras e as chances de queimar a pele do animal são quase nulas. O investimento é partir de R$ 879 até R$ 1.400 em lojas especializadas, mas talvez seja uma alternativa mais segura e que vale a pena para o seu amigo de quatro patas!

Comentários