American Hairless ou Terrier Americano sem pelo: saiba tudo sobre a raça

Conheça a história do american hairless, as principais características da raça e o preço de um exemplar no Brasil

terrier americano sem pelo

Apesar de ser uma raça relativamente moderna, o american hairless terrier é um dos cães mais populares nos Estados Unidos e em muitos outros países. Sua aparência lembra muito a do rat terrier, exceto pela óbvia falta de pelos. Esse cachorro também compartilha todos os traços característicos dos terriers: é enérgico, inteligente, afetuoso e leal. Além disso, por não ter pelo, é o companheiro ideal para quem tem problemas de alergia. Logo, se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa raça interessante, acompanhe até o final!

História do american hairless terrier

As origens do American Hairless Terrier são bastante recentes, pois essa é uma raça relativamente nova, principalmente se comparada com as outras do grupo terrier. Tudo começou em 1972, quando alguns criadores norte-americanos encontraram um filhote sem pelo em uma ninhada de Rat Terriers. Era uma cadela, a quem deram o nome de Josephine.

Após nove ninhadas, essa cadelinha acabou dando à luz dois filhotes pelados, um macho e uma fêmea, os quais se desenvolveria o futuro American Hairless Terrier. Os criadores decidiram dar continuidade, pois gostaram do que viram. A nova raça distingue-se não só pela falta de pelos, mas também por um tamanho menor, novas cores de olhos e pele.

Personalidade do terrier americano sem pelo

Como é comum com a maioria dos terriers, este também é um cão muito inteligente, alerta e brincalhão. O American Hairless Terrier é ao mesmo tempo uma raça muito carinhosa que adora estar com as crianças da casa.Ele tem determinação e coragem para ser um excelente cão de guarda. Por outro lado, ele é extremamente inquieto e ativo. Ele passa o dia brincando, cavando na terra e testando sua agilidade e força.

Por isso, é muito importante que o tutor desse cãozinho seja uma pessoa ativa, pois será necessário muita dedicação para fazê-lo gastar toda a energia que possui. Logo, não pense que ele irá se contentar apenas com caminhadas, o terrier sem pelos vai querer brincar bastante e o tutor precisará desenvolver brincadeiras que estimulem sua inteligência.

E por falar em inteligência, esse cãozinho é extremamente esperto. Por isso, adestrá-lo não será uma tarefa difícil, ele aprenderá todos os comandos e truques de maneira rápida. Mesmo tendo o seu lado caçador, o American Hairless Terrier também adora um momento de carinho e aconchego ao lado do tutor, ele é verdadeiramente um companheiro para todas as horas.

Características físicas

american-hairless-terrier

O American Hairless Terrier é ligeiramente menor que seu ancestral, o Rat Terrier, com uma altura que varia de 30 a 40 centímetros e um peso entre 5 e 9 kg. Tem um corpo compacto, com um pescoço musculoso e pernas poderosas, afinal, esse cãozinho tende a correr bem rápido. A cabeça é em forma de cunha, com olhos redondos cuja cor geralmente corresponde à da pele.

Eles são geralmente de cor marrom escuro, âmbar ou avelã, mas também podem ser azuis ou cinza. Suas orelhas em forma de “V” podem estar permanentemente eretas em alguns exemplares, embora em outros sejam dobradas ou fechadas. A pele do American Hairless Terrier pode vir em uma grande variedade de cores e manchinhas para lá de charmosas. É liso, macio e muito vulnerável, delicado demais para um cão de caça.

A ausência total de pelos é uma excelente opção para quem tem alergias ou não quer vestígios por toda a casa. No entanto, os filhotes do American Hairless Terrier nascem com uma pelagem fina e irregular, que acaba caindo completamente quando atingem os 3 meses de idade. Esta pelagem apresenta-se curta, lisa e muito brilhante, de cor castanha, cinzenta ou preta.

Saúde e cuidados

american hairless filhote

O American Hairless Terrier é uma raça que não apresenta problemas de saúde significativos, pois ele tende a ser bem forte e saudável. Para se ter uma ideia, a média de vida desta raça é entre 14 e 16 anos, o que é bastante, se tratando da idade canina. O único aspecto em que devemos estar atentos é nos cuidados corretos com a pele já que, por falta de pelos, este cão está sujeito a queimaduras solares, arranhões e também dermatites.

Por isso, é aconselhável ter sempre à mão um bom protetor solar e ocasionalmente antisséptico para desinfetar feridas que podem aparecer ocasionalmente. Também é aconselhável aplicar uma loção hidratante de vez em quando. Além das vacinas e vermífugos, a alimentação também é um ponto importante para que esse pet se mantenha sempre saudável.

Por ser um cão extremamente forte e atlético, o terrier americano precisa de uma grande quantidade de exercícios diários para se sentir bem. Uma longa caminhada todos os dias é necessária para dar vazão ao seu excesso de energia. De acordo com as características desta raça, o American Hairless Terrier deve receber uma dieta baseada em rações de alta qualidade ou até mesmo uma alimentação natural.

Qual o preço do American Hairless Terrier no Brasil?

Um filhote de terrier sem pelo pode custar cerca de R$ 3.000 a R$ 5.000 no Brasil, mas é importante salientar que a raça é bem difícil de ser encontrada, logo, tente buscar um canil especializado em terriers para garantir um cão legítimo.

Comentários