Spaniel japonês: conheça tudo sobre esse cãozinho companheiro

Surpreenda-se com a história do spaniel japonês, um cão indicado para crianças e idosos. Veja também os cuidados, características e preço

Spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado simplesmente de Chin, é uma raça de pequeno porte delicado, elegante e muito inteligente. Hoje é considerado um dos melhores cães de companhia do mundo, podendo ser um bom amigo principalmente para os idosos, pois ele tende a ter um temperamento mais calmo e sereno, mas isso não significa que ele não precise gastar energias.

É um cão que adora interagir e embora seja uma raça que não late muito, ele tem uma outra forma de expressão muito curiosa que tem sido descrita como uma espécie de “conversa”, baseada em gemidos e pequenos grunhidos. Alegre e afetuoso, o Chin tem a capacidade de encantar as pessoas. E se você ficou curioso para saber mais sobre esse peludo, acompanhe o artigo até o final!

História do spaniel japonês

Durante séculos, o spaniel japonês foi considerado um cão aristocrático, usado para acompanhar e entreter os membros das cortes imperiais do Extremo Oriente. A nobreza sempre gostou muito da aparência fofa e a enorme inteligência do Chin. Embora originária da China, foi em terras japonesas que esta raça evoluiu até atingir o seu aspecto atual e delinear as características pelas quais é conhecida em todo o mundo.

Por longos períodos, foi considerado uma espécie de animal sagrado na terra do sol nascente, pois ele também costumava viver junto aos monges. Roubar ou machucar esse cachorro era punível com a morte. No entanto, sua história também tem uma parte triste e curiosa. A alta sociedade já manteve esses cães em gaiolas suspensas no teto na sala de estar, junto com as aves.

Características físicas

Com altura de cerca de 20 e 27 centímetros e peso que pode variar entre 3 e 5 kg, o Spaniel Japonês está incluído na categoria de cães de pequeno porte e também toy. Seu corpo pequeno e compacto apresenta cabeça grande, com focinho arrebitado, orelhas em forma de “V” e olhos escuros grandes, proeminentes e bem separados.

Seu pelo é comprido, muito fino, liso sedoso ao toque. A cor do pelo do Spaniel Japonês pode ser completamente branco ou preto e branco, e também pode ter manchas vermelhas ou castanhas. A pelagem dele precisa ser escovada diariamente para evitar nós e até mesmo evitar o acumulo de sujeira. A pele também precisa de cuidados.

A personalidade do spaniel japonês

O spaniel japonês é, sem dúvida, muito engraçado, embora seja distante de estranhos e às vezes uma raça bastante teimosa, logo, treiná-lo não será nada fácil e talvez você vá precisa da ajuda de um profissional. Sem motivo aparente e apesar dos esforços, o Chin é completamente resistente às nossas ordens e instruções. Quando isso acontecer, é melhor parar e tentar treinar novamente em outro momento.

Seu comportamento muitas vezes lembra o dos gatos: ele adora ficar em lugares altos e passa longos períodos lambendo as patas e se limpando. Ele odeia sujeira, por isso, certifique-se de manter o ambiente dele sempre limpo. Além disso, ele é um cão muito sensível às mudanças que ocorrem no seu ambiente e às emoções das pessoas com quem partilha a sua vida. Na verdade, o spaniel japonês está moldando sua própria personalidade de acordo com o que acontece ao seu redor: se ele viver em uma casa tranquila, ele se tornará reservado. E se, em vez disso, ele viver em uma família ativa, ele será um pet extremamente brincalhão e ativo.

A lealdade do Spaniel japonês é inquestionável. O Chin adora a vida familiar, especialmente a companhia de crianças e também pessoas mais velhas. Mas é importante se atentar ao fato de que ele odeia ficar sozinho, deixá-lo sem companhia pode afetar seu caráter e comportamento de uma forma muito negativa, fazendo com que ele desenvolva uma personalidade destrutiva e até ansiedade por separação.

Saúde e cuidados com a raça

A vida média do spaniel japonês é de cerca de 8 a 10 anos, é em geral um cão saudável e que não requer muita atenção além daquela que deve ser dada a qualquer tipo de pet. Os ossos do Spaniel Japonês são finos e frágeis, mesmo quando se trata de cães adultos, portanto, evite atividades muito pesadas que envolvam muitos saltos. Seu tamanho o torna perfeito para viver dentro de uma casa, mesmo que seja um apartamento pequeno.

Como todos os cães, o Chin precisa de sua dose diária de ar puro e exercícios, sempre com moderação. Algumas caminhadas por dia serão suficientes para mantê-lo feliz e saudável. Além dos exercícios, é conveniente controlar a alimentação, pois esse bichinho tende a ter excesso de peso. Também não suporta bem o calor, por isso no verão é aconselhável mantê-lo sempre em locais frescos e garantir que nunca falte água, para evitar insolação.

O Chin é um cão geralmente muito limpo que não precisa ser banhado com muita frequência. Uma vez por mês é mais do que suficiente. No entanto, é aconselhável limpar e verificar regularmente as orelhas, dentes, gengivas e olhos, a fim de detectar a presença de fungos e prevenir infecções, as quais esta raça é muito propensa. Visitas regulares ao médico veterinário também são indispensáveis.

Quanto custa o spaniel japonês?

O spaniel japonês pode custar entre R$ 2 mil a R$ 5 mil, principalmente quando ainda são filhotes. Os cães desta raça são caros e difíceis de encontrar, pois é bem rara no Brasil. É importante que o tutor busque um canil sério e responsável na hora de fazer a compra. E lembre-se que adotar um cãozinho sempre será a melhor decisão.

Comentários