Schnauzer: 10 fatos curiosos para se surpreender com a raça

Destemido e inteligente, o schnauzer é uma raça popular que traz diversos fatos curiosos. Surpreenda-se com as curiosidades desse pet!
Schnauzer miniatura

O schnauzer é um cachorro de aparência marcante e sua pelagem facial o torna inconfundível. Você sabia que ele veio da Alemanha e que é um dos cães mais inteligentes do mundo?

A raça também é considerada ativa, criativa e muito leal. Por ser muito obstinado e forte, precisa ser educado desde filhote para evitar que ignorem a autoridade do tutor.

E não para por aí! Há diversas curiosidades que o schnauzer carrega. Pensando nisso, separamos 10 fatos interessantes sobre ele. Surpreenda-se ao acompanhar o texto até o final.

10 fatos sobre o Schnauzer

Schnauzer em pé

1. Alemão

O nome “schnauzer” é de origem alemã e significa “focinho”, e não poderia existir um nome melhor pra ele. Com suas sobrancelhas erguidas e sua barba avantajada, o focinho do schnauzer se destaca totalmente.

2. Variações

O Schnauzer possui três variações: schnauzer miniatura, schnauzer standard e schnauzer gigante, que, além da diferença de tamanho, apresentam personalidades distintas. Enquanto o miniatura é mais dependente do tutor e menos sociável, o gigante já mostra um comportamento mais estável e tranquilo.

3. Os primeiros schnauzer

Os primeiros schnauzers (standard) não eram cães de companhia como os que conhecemos hoje. Nos anos 1800, eram utilizados para caçar roedores e acompanhar carruagens. Os cães dessa raça caminhavam junto aos cavalos e sinalizavam algum perigo ao longo do trajeto.

4. Pinscher de pelo duro

O schnauzer miniatura foi comparado ao pinscher por muitos anos, sendo chamado de “pinscher de pelo duro”. Até que em 1879, um cachorro chamado Schnauzer venceu uma competição alemã e batizaram, enfim, a raça com seu nome.

5. Inteligente

De acordo com o ranking de inteligência canina feito por Stanley Coren, o schnauzer miniatura está em 12º lugar , isso significa que precisa de apenas 5 a 15 repetições para aprender um novo comando. Enquanto o schnauzer standard ocupa a posição número 18 e o schnauzer gigante, 28.

6. Fácil adestramento

Sobre a personalidade do schnauzer, é uma raça forte e independente. Sendo assim, ele tem um nível médio de obediência, mas pode assimilar muitos comandos. Já que está sempre disposto a aprender coisas novas e é um cão inteligente, o seu adestramento se torna mais simples.

7. Bidu

Você sabia que o cachorro mais famoso da literatura infantil brasileira é um schnauzer? O Bidu, da Turma da Mônica. Ele foi o primeiro personagem de Maurício de Sousa, inspirado no schnauzer miniatura que o autor teve na infância.

8. Modificação da cauda e orelha

Em alguns países é feita a amputação da cauda e das orelhas do schnauzer. O pitbull também já sofreu muito com esse tipo de procedimento, mas, felizmente, essa prática é considerada crime no Brasil.

9. Limpinho

Apesar do pelo comprido, o schnauzer é um cão que não solta muito pelo e é até considerado hipoalérgico, ou seja, ideal para pessoas com alergias respiratórias. Para melhorar, ele costuma ser bastante higiênico, pois tem facilidade em aprender onde deve fazer suas necessidades.

10. Pets famosos

Você sabia que o schnauzer mais famoso do Instagram no Brasil tem 71,9 mil seguidores? Sophie, também conhecida como dona Rosa, diverte seus seguidores com vídeos de seu dia-a-dia junto com seus irmãos huskies.

Comentários