Pug filhote: conheça alguns fatos, cuidados e curiosidades sobre essa raça linda

Separamos tudo que você precisa saber a respeito do pug filhote. Veja o que a raça precisa para que se desenvolva de maneira saudável e feliz

Os pugs filhotes são adoráveis ​​e cativantes, conquistando os corações de muitos com sua expressão facial peculiar e personalidade encantadora. Esta raça, conhecida por suas características distintivas, como o focinho achatado, os olhos grandes e a cauda em espiral, possui uma história fascinante e uma série de cuidados específicos que merecem atenção especial.

Desde suas origens como companheiros da realeza chinesa até sua popularidade global como animais de estimação afetuosos, os pugs têm uma história rica que moldou sua personalidade e aparência únicas. Além disso, cuidar de um pug filhote envolve considerações especiais, desde a socialização precoce até a manutenção de sua saúde respiratória delicada.

Hoje, exploraremos não apenas os fatos e curiosidades interessantes sobre os pugs filhotes, mas também os cuidados essenciais necessários para garantir que esses adoráveis ​​companheiros peludos tenham uma vida feliz e saudável ao seu lado.

De acordo com o American Kennel Club (AKC), os pugs são considerados um “cão doméstico ideal”. Eles são bons com crianças, idosos, outros animais de estimação e até com desconhecidos. E se você está planejando trazer um pet para casa, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o pug filhote. Acompanhe!

Pug filhote: fatos e cuidados

1. Temperamento

Pugs são amorosos, charmosos e bem-humorados. Eles adoram estar perto da família e se aninhar. Mas prepare-se para uma grande personalidade mesmo ainda quando é apenas um filhote, porque eles também podem ser teimosos e travessos. Certifique-se de mantê-los ativos com jogos e atividades para estimular sua mente e corpo desde cedo.

2. Treinamento

Filhotes de pug têm muita energia e são muito curiosos. Junte essas características com teimosia, e você vai querer certificar-se de começar a treinar seu pug cedo para evitar futuros problemas de comportamento.

Mas, treiná-lo não é fácil, pois ele é o tipo de pet que deseja ter suas próprias vontades. Os pugs também são espertos e altamente motivados por comida, o que pode ser uma boa alternativa de recompensa para educá-lo. Se você começar a treinar o pug quando ainda for filhote, ele pode aprender mais rapidamente.

3. Ambiente

Pugs são cães ideais para viver em espaços pequenos, como os apartamentos, porque podem ser entretidos dentro e fora de casa. Eles também prosperam em climas moderados, que não são muito quentes ou muito frios.

No entanto, lembre-se de que os pugs são sociáveis ​​e adoram estar perto de outras pessoas, portanto, não coloque um pug isolado por um longo período de tempo.

4. Higiene

Quanto à aparência, a pelagem da raça é curta, lisa e brilhante e, portanto, precisa de manutenção mínima. Pugs precisam de escovação no pelo uma vez por semana com uma escova apropriada, pois isso ajuda a controlar a queda de pelo.

Além disso, use uma toalha de papel para garantir que as rugas do rosto do pug sejam mantidas limpas e secas. Eles têm unhas fortes e de crescimento rápido que requerem aparas ou afiação regular para evitar crescimento excessivo e rachaduras.

5. Saúde

A expectativa de vida de um pug é de 13 a 15 anos. No entanto, como acontece com todos os cães de raça pura, pode haver alguns problemas de saúde comuns, como displasia do quadril, doença ocular, luxação patelar e encefalite canina.

Esses problemas podem ser minimizados escolhendo um criador responsável na hora de adquirir o filhote.

6. Alimentação

Uma boa nutrição, incluindo alimentação adequada, é de extrema importância logo nos primeiros dias da vida de um pug. Normalmente, um pug pesa entre 6 a 10 quilos. Além disso, eles adoram comer e apresentam tendência a obesidade, então você deve estar atento com a dieta.

O ganho excessivo de peso em pugs pode causar problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios. Muitas empresas de alimentos para cães têm fórmulas específicas para raças, dependendo do tamanho do seu cão.

O pug é um cão de pequeno porte, então considere trabalhar com seu veterinário para determinar a melhor dieta para garantir que seu animal de estimação permaneça saudável.

Curiosidades sobre o filhote de pug

Pug correndo na grama

1. Ativos apenas quando filhotes

Quando filhotes, os cães dessa raça são bem ativos e brincalhões, mas na fase adulta eles adoram tirar muitos cochilos e deixam um pouco as brincadeiras de lado, sendo um tanto preguiçosos e quietinhos. É importante que o tutor dê um empurrãozinho para que ele pratique pelo menos caminhadas a medida que vai crescendo.

2. Não suportam o calor

Pug é uma raça de cães braquicefálicos, o que significa que têm a face achatada e o nariz mais curto. Isso pode causar dificuldade respiratória principalmente durante exercícios, estresse ou calor.

3. São muito silenciosos

Definitivamente esses peludos não são cães de guarda, pois latem pouco. Muito amigáveis, sua desconfiança com estranhos se limita a alguns resmungos, que logo dão lugar a sua simpatia e ânsia por carinhos. Mas quando filhote, pode dar alguns latidinhos para chamar atenção da família.

4. Reprodução por meio de inseminação artificial

O pug infelizmente é um animal com diversos problemas respiratórios e tem algumas limitações relacionadas à sua anatomia. Logo, a reprodução dessa raça, na grande parte das vezes, só pode ser feita por meio de inseminação artificial.

Por isso, comprar um filhote de pug, não é nada barato. E se você achar um filhote muito abaixo do valor, desconfie. Ele pode acabar vindo com diversos problemas de saúde. Todo cuidado é necessário!

Comentários