Como cortar unha de cachorro: veja o passo a passo seguro

O procedimento para cortar a unha do seu cachorro é relativamente simples, mas requer cuidado e paciência para acostumá-lo com essa experiência. Veja!
Filhote de Bull Terrier

Você sabia que cortar a unha do seu cachorro não é só uma questão de estética e beleza? Nossos melhores amigos precisam estar com as unhas com um tamanho adequado para poder caminhar, mover-se corretamente e desfrutar do seu dia-a-dia e da nossa companhia. E como suas unhas crescem durante toda sua vida, é fundamental apará-las para preservar o bem-estar do seu cãozinho.

O procedimento para cortar a unha do seu cachorro é relativamente simples, só requer cuidado, paciência e muito afeto para acostumá-lo com essa nova experiência.

Neste novo artigo, nós te mostraremos o passo a passo para cortar a unha do seu cãozinho em casa. Veja só!

Como cortar unha de cachorro

Passo 1 – Preparando seu equipamento

O primeiro passo será contar com o equipamento adequado para cortar a unha do seu cachorro em casa. Não devemos utilizar qualquer tesoura (de cortar papel ou cabelo, por exemplo), pois isso poderia machucar nosso cãozinho.

Atualmente, existem dois excelentes modelos de tesoura para uso veterinário, que permitem fazer um corte prático e obter um ótimo acabamento. A tesoura comum é indicada para cães de pequeno porte, principalmente para raças toy ou miniatura. O outro modelo, de tesoura guilhotina, costuma ser mais apropriada para cães de grande porte.

Você pode encontrar os dois modelos em pet shops, lojas virtuais especializadas em acessórios pets, e até em algumas clínicas veterinárias. Também é importante contar com uma lixa para aparar a unha depois do corte.

Além disso, é bom sempre ter uma maletinha de primeiros socorros em casa, na qual não pode faltar a água oxigenada, as gazes limpas e um pó hemostático para estancar qualquer sangramento.


Passo 2 – Criando um ambiente positivo e sereno

O corte não deve ser uma experiência estressante para os cães. Por isso, antes de começar a cortar a unha do seu cachorro, será fundamental escolher um entorno sereno e positivo, onde o cão se sinta relaxado e cômodo.

Se o cachorro sentir um ambiente tenso ou perceber algum estímulo estranho, pode se sentir nervoso ou sentir medo, o que impossibilitará prosseguir com o corte.

Para isso, você pode colocar uma música bem suave, chamá-lo carinhosamente e, logo, começar a acariciá-lo até chegar às suas patinhas. Então, dê um prêmio ao seu cãozinho para reforçar este comportamento (uma guloseima canina, por exemplo). Fazendo isso diariamente, seu cãozinho perderá o medo e te deixará manipular suas patas com tranqüilidade.

Quando chegar o momento de cortar suas unhas, repita esse processo para transmitir segurança ao seu melhor amigo.

Passo 3 – Adaptando seu cãozinho ao primeiro corte de unhas

Para saber quanto cortar sem machucar seu cãozinho, será essencial observar a porção de unha que sobressai em relação à almofadinha da sua pata. Visualmente, o ideal é que a unha do cão tangencie o chão, mas sem chegar a tocá-lo. Se você cortar além desta altura, atingirá a veia do cãozinho, provocando dor e provavelmente um sangramento.

Depois de identificar a porção de unha a ser cortada, segure a tesoura com firmeza, aproxime-a da pata do seu cãozinho e simplesmente posicione-a na unha a ser cortada. Mas ainda não faça qualquer corte! Nosso objetivo é observar a reação do seu cãozinho à experiência do corte para evitar qualquer acidente.

Se seu cãozinho se mostra tranquilo durante essa simulação, ofereça uma guloseima para reforçar este comportamento. E ao observar que ele já está preparado para experimentar sue primeiro corte com total segurança, passe para o próximo passo.

Passo 4 – Fazendo o corte de unhas perfeito

Quando seu cãozinho já estiver habituado à simulação anterior, podemos efetuar seu primeiro corte “real”. Para cortar a unha do seu cachorro, basta posicionar a tesoura na altura ideal a ser cortada e utilizá-la com segurança e firmeza para obter um corte reto e com ótimo acabamento.

Ao terminar seu primeiro corte de unhas, será fundamental parabenizar e oferecer um lindo prêmio ao seu melhor amigo. Você pode preparar uma saborosa comida caseira, levá-lo para passear no seu lugar favorito e/ou demonstrar todo seu amor com muitos mimos.

Não force nada! Se você não se sentir seguro para cortar a unha do seu cachorro em casa, solicite a ajuda de um profissional. O ideal é levá-lo a pet shop ou a clinica veterinária a qual já está acostumado. Esse ambiente familiar com pessoas que já são conhecidas e de confiança ajudarão seu cãozinho a ficar tranquilo e seguro durante o processo.

Por que é importante cortar a unha do cachorro?

Provavelmente você já observou que as patas dos cães possuem uma espécie de “almofadinha” na parte inferior. Esta superfície oferece estabilidade e amortece os impactos durante os movimentos do animal. Além de protegê-los do calor, das impurezas e do atrito com o chão.Quando as unhas do cão deixam de estar alinhadas com essa “almofadinha”, sua mobilidade será prejudicada.

Um cachorro com as unhas muito grandes pode começar a mancar, machucar sua pata enquanto caminha ou forçar inadequadamente sua musculatura e sua coluna ao locomover-se.

Em consequência, podem aparecer diversos sintomas como dor, feridas ou lesões nas patas, letargia, desinteresse por brincar e até problemas de comportamento, como agressividade, depressão ou isolamento. Em casos mais graves, o cão pode desenvolver problemas sérios de coluna por se apoiar em posturas inapropriadas para evitar a dor ao caminhar.

Com que frequência cortar as unhas dos cães?

A frequência para cortar a unha do seu cachorro varia de acordo com alguns fatores de cada cãozinho e também às condições do seu ambiente. Geralmente, os cães pequenos, miniaturas ou toys apresentam um crescimento de unhas mais acelerado que as raças médias, grandes ou gigantes.

Porém, cada raça e cada cachorro podem ter um ritmo de crescimento próprio, então, é importante revisar periodicamente suas patinhas para ver se as unhas superam a linha das almofadinhas.

Em linhas gerais, se você é o orgulhoso tutor de um cachorro de pequeno porte, seja de raça definida ou mestiço, provavelmente, precisará cortar suas unhas a cada 2 ou 3 semanas.

Porém, se seu companheiro é um cão de maior tamanho, o corte poderá ser realizado 1 vez por mês ou a cada 6 semanas, dependendo do ritmo de crescimento das unhas de cada indivíduo.

Como dissemos, o ambiente em que seu cãozinho vive também é determinante para saber com que frequência cortar suas unhas. Os cachorros que vivem apenas em ambientes internos, com pisos sintéticos (apartamentos, principalmente), não podem desgastar naturalmente suas unhas. Isso significa que necessitarão cortar as unhas com maior frequência.

Já os cães que vivem em ambiente abertos, com jardim, terra, solo ou cimento, costumam “aparar” naturalmente suas unhas, então, os cortes poderão ser menos frequentes.

Qual é a idade ideal para começar a cortar as unhas de um cachorro?

O ideal é começar a adaptar seu cachorro a cortar as unhas o antes possível. Mesmo que a unhas do seu filhote ainda não precisem ser cortadas, é fundamental acostumá-lo a esta nova experiência desde sua chegada ao novo lar. Por exemplo, ensinando-o a não ter medo da tesoura e não associar o corte de unhas a uma situação de perigo ou incômodo.

Durante sua primeira infância, os filhotes mostram um comportamento mais flexível e conseguem aprender novas tarefas e adaptar-se a novas experiências e estímulos com maior facilidade. Por isso, o ideal é que todo cachorro comece a ser educado e socializado durante seus primeiros seis meses de vida.

Logicamente, isso não significa que os cachorros adultos não possam aprender diversas tarefas ou acostumar-se a novas experiências. Utilizando o reforço positivo, todo cachorro, mestiço ou de raça definida pode aprender em qualquer momento de sua vida.

Se você se sente inseguro para realizar sozinho o primeiro corte de unhas, também pode pedir ajuda ao seu veterinário de confiança. Na clínica, o profissional poderá te mostrar como manipular o filhote corretamente para executar o corte de forma totalmente segura.

Comentários