Por que os cães comem grama? Veja o que pode significar

Por mais que a grama seja rica em fibras e não faça mal ao animal, o comportamento pode significar que algo está errado. Confira neste artigo o que pode ser

Comer grama é um hábito comum entre os cães, no entanto, se o seu pet está comendo a erva em excesso, pode significar que algo está errado

Alguns comportamentos vindos dos cães geram grande preocupação e curiosidade nos tutores, como comer grama. A vontade dos donos em entender esse comportamento é tão grande, que o assunto acabou ficando em sexto no lugar nas perguntas mais feitas por tutores no Google. A lista foi publicada pelo portal Cyber Pet.

Os médicos veterinários afirmam que os cães buscam comer a grama quando estão sofrendo algum problema gastrointestinal. Assim como os humanos buscam por remédios quando não estão se sentindo bem, os cãezinhos também recorrem a algumas soluções que estão ao alcance deles e não há nenhum problema nisso.

A grama age como um “irritante” no estomago, fazendo com que o pet fique enjoado e consiga vomitar, colocando para fora aquilo que está fazendo mal. A grama também é rica em fibra e pode acabar ajudando bastante na dieta do seu cãozinho.

Ela pode melhorar o trato intestinal e até mesmo reduzir o risco de câncer no intestino. Mas isso não significa que você deva liberar o cachorro de comer grama o tempo todo, pois na erva podem vir algumas verminosas.

No entanto, alguns cuidados são importantes caso o seu pet ande comendo grama em excesso. Por isso, neste artigo nós vamos te explicar todos os motivos que levam os cães a comerem grama e porque em alguns casos, o “lanchinho” pode vir a fazer mal. Acompanhe até o final.

dachshund miniatura na grama

Por que o meu cachorro está comendo grama?

Por mais que a grama seja rica em fibras e não faça mal ao animal, o comportamento pode significar que algo está errado. O principal motivo que leva os cães a comerem a grama é para forçar o vômito. Então provavelmente o pet está com náuseas e com algum desconforto no intestino, logo, ele busca o matinho para conseguir aliviar o problema.

Essas náuseas podem ter sido causadas por algo que ele comeu, como a ração ou alguma comida tóxica e perigosa. Além disso, o enjoo pode estar sendo causado por alguma verminose, por isso é muito importante que você mantenha os vermífugos do seu cãozinho em dia. Assim ele não terá que recorrer a grama parar conseguir lidar com o enjoo que ele está sentindo.

Se o motivo dele estar comendo grama for por conta de algum alimento que ele ingeriu e causou enjoo, não tem problema, ele logo vai parar com o comportamento. No entanto, se comer grama se tornar um hábito diário, é sinal de que algo mais sério pode estar acometendo a saúde do seu cachorro, como os problemas gastrointestinais.

Má nutrição, desidratação, verminoses, corpos estranhos e desconforto abdominal, como as cólicas, levam muitos cães a comerem grama. Fique atento!

Os problemas ligados ao intestino do cachorro podem fazer muito mal, causando dores e enjoos fortes. Logo, o seu pet vai comer a grama em para tentar “lidar” com o problema por conta própria. A gastrite crônica é um dos principais problemas gastrointestinais que levam os cães a comerem grama. Por isso, busque a ajuda de um médico veterinário para tratar o problema.

Além disso, alguns outros sinais podem te ajudar a identificar se o seu cãozinho está doente e com problemas no intestino. Vômitos, apatia, perda de apetite, diarreia e intestino desregulado são alguns deles. Se o cachorro apresentar esses sintomas junto com o hábito de comer a grama, leve-o com urgência ao médico veterinário.

O profissional vai saber realizar o diagnóstico correto e entender a origem do problema. Assim, ele vai passar para o seu cãozinho o melhor tratamento.

Comer grama pode fazer mal para o meu cachorro?

A grama é rica em fibras e não é venenosa, logo, ela não causa nenhum mal ao pet. No entanto, o problema pode estar no motivo do animal está buscando a grama para comer. Em alguns ambientes, a grama pode conter algum tipo de verme e o cachorro pode acabar ingerindo vários tipos de verminoses na hora de comer aquele matinho, ou até mesmo ingerir plantas venenosas para eles. Por isso, dê os vermífugos para o seu cachorro e mantenha o calendário das doses em dia. O medicamento é de extrema importância para a saúde do animal.

Como fazer o cachorro parar de comer grama?

Se você levou o seu pet ao médico veterinário e foi percebido que tudo está bem com a saúde dele, mas mesmo assim ele continua comendo grama, é sinal de que o ato acabou se tornando um hábito. Para os tutores que vivem em apartamentos, fazer com que o cachorro pare de comer grama pode ser mais fácil. Basta ficar de olho na hora do passeio e se você percebeu que ele está comendo o matinho, afaste-o cuidadosamente da grama.

Mas para aqueles que vivem em casas com jardim, pode ser um pouco mais difícil tirar o hábito do animal. Por isso, você pode apenas dar a ele o vermífugo e deixar que ele brinque e coma a grama. Afinal, como dito anteriormente, a grama não causa nenhum mal.

Mas se mesmo assim o comportamento ainda continua gerando incomodo, você pode tentar outras soluções eficazes. Veja:

– Forneça ao seu cachorro uma alimentação equilibrada, rica em fibras e nutrientes. Isso vai fazer com que o pet evite comer a grama para ingerir fibras extras. Opte por rações de qualidade, como as super premium. Além disso, o veterinário pode ajudar a montar uma dieta com o auxílio de frutas e legumes permitidos para os cães;

– O tédio e a ansiedade também podem levar o cachorro a comer grama. Por isso, é muito importante que você mantenha uma rotina de brincadeiras e exercícios com o seu cãozinho. Os animais têm muita energia e precisam gastá-la. Caso você trabalhe muito, enriqueça o ambiente com brinquedos e outros acessórios.

E se mesmo com todas essas dicas o seu cãozinho continuar com o hábito de comer a grama, não se preocupe. Isso significa que ele realmente gosta de comer aquele matinho. A grande maioria dos pet shops vendem gramas próprias, sem verminoses, para os cães. Você pode comprar e deixar disponível para o seu cãozinho, assim ele fica feliz e passa a comer a grama de maneira mais segura.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *